Kakijun, a maneira correta de escrever Kanji


Kanji de Ko (criança)
Kakijun, a maneira correta de escrever Kanji
Quando estamos aprendendo Kanji, uma das primeiras coisas que aprendemos é a importância da ordem dos traços. A contagem dos traços chama-se Kakusuu (画数) e a ordem em que cada ideograma japonês ou chinês deve ser escrito é chamado de Kakijun (書き順) ou Hitsujun (筆順).

Muitas pessoas não entendem porque é importante aprender a ordem dos traços. Para muitos, o mais importante é que o resultado final esteja legível. No entanto, aprender a ordem dos traços corretamente pode ajudar na memorização dos ideogramas, além de impedir que se desenvolva maus hábitos de escrita.

Alguns kanjis possuem muitos traços e por ocuparem um mesmo espaço, é preciso que cada traço esteja colocado no local certo para que o resultado final seja harmônico e para que o ideograma possa ser facilmente reconhecido mesmo quando escrito rapidamente ou com estilo mais cursivo.

chuva em japonêsKanji de Ame (chuva)

Quem conhece o Shodo (書道), uma arte praticada há séculos no Japão, sabe o quanto é importante aprender a maneira correta de escrever um kanji. Pode não parecer, mas ao escrevermos o Kanji sem levar em conta a ordem dos traços, a aparência do Kanji poderá ficar diferente do Kanji original.

Aprender a ordem dos traços também contribui para a memorização de cada kanji, especialmente quando estamos aprendendo os ideogramas mais complexos. Esta prática é conhecida como memória motora e traz muitos benefícios para as atividades básicas do nosso dia a dia.

barriga em japonêsKanji de Hara (barriga)

Além disso, quando aprendemos a escrever da forma correta nos sentimos mais seguros e a nossa grafia vai ter uma aparência melhor quando comparado a uma escrita em que a ordem dos traços não foi respeitada. Claro que para conseguirmos um kanji perfeito, leva-se tempo e treino, mas com determinação e muita disciplina é possível alcançar esse objetivo.

Outra boa razão para se aprender a ordem dos traços da forma correta seria para utilizar aplicativos que tem a função de reconhecimento de escrita, em computadores, celulares, tabletes ou dicionários eletrônicos. Geralmente essas ferramentas estão programadas para reconhecer os ideogramas conforme a ordem dos traços que escrevemos nelas.

criança em japonêsKanji de Ko (criança)

Jōyō kanji – Seleção de Kanji Oficial do Japão

O Jōyō kanji (常用漢字) é uma seleção de 2136 kanjis, criada pelo Ministério da Educação do Japão. Muitos deles são diferentes dos ideogramas chineses e para facilitar a memorização de cada um deles, o Ministério da Educação do Japão estabeleceu critérios oficiais em relação às ordens dos traços.

Pode parecer complicado no começo, mas depois que aprendemos a separar os componentes de cada ideograma, veremos que praticamente todos seguem o mesmo padrão. Normalmente, o padrão de escrita é assim: Traços horizontais são da esquerda para a direita e traços verticais, de cima para baixo.

De qualquer maneira, sempre que estiver com dúvidas em relação à um ideograma, verifique um dicionário de kanji ou um site confiável, afinal, toda regra tem suas exceções.

Ferramentas para aprender a ordem dos traços

ReadWrite Kanji

Software muito útil para quem quer se aprofundar na escrita japonesa. O programa é simples mas bem funcional. Um dos principais recursos é o Learning List, onde você pode conferir o significado de cada kanji em inglês, pronúncia, exemplos e exercícios. Já no Kanji Learning List Review você vai aprender a escrever cada ideograma com ajuda de uma animação ilustrativa.

Romaji Desu

Oferece as leituras Onyomi e Kunyomi, significado e a ordem dos traços de cada kanji.

Kakijun.jp

Neste site você vai encontrar a lista completa do Joyo Kanji, o significado, a pronúncia e a maneira correta de escrever cada um.

Kanji.sljfaq.org

Neste site, basta apenas colocar o kanji no local correspondente e clicar em obter diagrama. Aparecerá uma imagem mostrando a ordem correta de cada traço do Kanji inserido.

Espero que essas ferramentas possam te ajudar no seu aprendizado sobre kanji. 🙂

Referências: Lingualift.com
Imagens: Jiten.go-kanken.com

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Olá Silvia, considerando que Você está gentilmente nos mostrando como escrever os Kanjis corretamente, quero ajudá-la a corrigir um pequeno deslize em sua ortografia. No seu texto, uma parte está assim: “…a nossa CALIGRAFIA vai ter uma aparência mais bonita…” . CALIGRAFIA = LETRA BONITA. Para não parecer PLEONASMO, ficaria melhor assim: “… a nossa GRAFIA vai ter uma aparência mais bonita ou (melhor).
    Gosto muito de JAPÃO EM FOCO. PARABÉNS.
    Caso Eu esteja errado, CORRIJA-ME por favor.

  2. Oi Artezaotec
    Obrigada pela correção.
    Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *