Kinrou Kansha no Hi – Dia do Trabalho no Japão

Kinrou Kansha no Hi - Dia de Ação de Graças ao Trabalho

23 de Novembro – Dia de Ação de Graças ao Trabalho

No Brasil e em vários países pelo mundo, o Dia do Trabalho é comemorado no dia 1 de maio, mas no Japão, essa data é comemorada no dia 23 de novembro. É chamado de Kinrou Kansha no Hi ( きんろうかんしゃのひ / 勤労感謝 の日), que traduzindo seria “Dia da Ação de Graças ao Trabalho“.

É um feriado nacional, ou seja órgãos públicos e muitos estabelecimentos não abrem neste dia. É dia de respeitar e de agradecer aos trabalhadores em geral, independente da profissão, pois cada um a seu modo, contribui para o desenvolvimento do país, que hoje forma a terceira maior potência do mundo.

Embora o dia oficial do Dia do Trabalho seja hoje, 23 de novembro, dia 1 de maio também é comemorado como o Dia do Trabalho por muitos sindicatos no Japão, que detêm grandes comícios e passeatas em Tóquio, Osaka e Nagoya.

dia do trabalho

Origem e história do kinrou Kansha no Hi

Originalmente, este feriado era comemorado o “Festival da Colheita”, chamado de ” Niinamesai “ou” Shinjyousai “. Durante o festival, o Imperador dedicava a colheita do ano para os deuses xintoístas e depois dedicava-o para si mesmo, para agradecer e comemorar pela colheita do ano. A data em que tudo começou, é meio incerta.

O Nihon Shoki (The Chronicle of Japan), livro que relata as histórias mais antigas do Japão, menciona que esse ritual da colheita começou durante o reinado do lendário Imperador Jimmu (660-585 aC), embora as celebrações tenham sido mais formalizadas durante o reinado do Imperador Seinei (480-484 dC).

Porém, alguns estudiosos acreditam que os rituais tenham se originado durante o reinado do Imperador Temmu (667-686 dC). O por que da data é muito simples: Novembro é o mês referente a colheita do arroz, que como sabemos, foi, é e provavelmente sempre será o principal produto agrícola cultivado no Japão.

No final da Segunda Guerra Mundial, o Japão anunciou uma nova constituição na qual instituiu novos feriados como o Dia da Cultura (Bunka no Hi) e o Kinro Kansha no Hi, em 1948, como forma de reconhecer oficialmente a importância sobre os direitos humanos, bem como os direitos dos trabalhadores.

Como é comemorado o kinrou Kansha no Hi

Como a grande maioria dos feriados no Japão, muitas pessoas aproveitam o dia para visitar santuários ou templos locais, onde agradecem o trabalho duro de todos os cidadãos japoneses. Eventos são realizados em todo o Japão, com ênfase sobre as questões que envolvem a paz, questões ambientais e direitos humanos.

Nas escolas, as crianças pequenas do ensino Fundamental, participam de diversas atividades como criar desenhos que envolvam o tema do feriado e depois entrega-los como presentes aos Kobans locais (Postos de Polícia). Ou então, as crianças escrevem cartões de agradecimento e depois os entrega a seus pais e professores.

Alguns templos ou santuários de algumas cidades tem os seus próprios festivais, relacionados ainda aos rituais da colheita, fazendo com que essa prática ainda sobreviva mesmo após tantos séculos, assim como o Festival Tsukimi.

Já em Tóquio, o Imperador realiza uma cerimônia no Palácio Imperial a cada ano para continuar o desejo de prosperidade e saúde ao povo japonês. O japonês tem fama de ser muito trabalhador e super concentrado em suas funções. O conceito de shigoto (しごと), que significa trabalho em japonês, tem uma grande força no país!

Lá o trabalho é valorizado, independente de qual seja, desde que seja bem feito. É aí que entra o termo Gambatte (Dar o melhor de si). Uma pessoa que se esforça em em fazer o seu melhor, com certeza será reconhecido e alcançará o respeito de todos à sua volta. Por isso: たくさんしごと ください! (Trabalhe muito por favor!).

Kinrou Kansha no Hi - Dia de Ação de Graças ao Trabalho doodle
* Artigo postado originalmente em 23 de novembro de 2011

Quer Aprender Japonês?

6 Comentários

  1. Douglas

    é pelo trabalho que tudo funciona bem lá, o bom de fazer o melhor sempre é que todos sempre serão bem atendidos, é uma data legal já que os japoneses são bem trabalhadores ^^
    Abraços!

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    É, eles merecem ganhar esse dia de descanso, pois se tem uma coisa que não se pode queixar no Japão é o atendimento. Eles costumam atender bem as pessoas, independente se elas sejam de outras culturas. Pelo menos da minha parte não tenho do que me queixar em relação a isso. Abraços!

  3. Pingback: Feriados Nacionais do Japão - Nippon no saijitsu | Curiosidades do Japão

  4. Rodrigo

    Muito legal haver um dia dedicado ao reconhecimento e ao agradecimento pelo trabalho, tão valorizado na sociedade japonesa.

  5. Bianca

    とてもしごと ください! (Trabalhe muito por favor!)
    Desculpe-me, mas acho que esta errado…

    たくさんしごとをください seria “Me de bastante servico”
    たくさんしごとをしてください seria “Trabalhe bastante por favor”

    とても nao eh apropriado para esse uso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *