Dia Internacional da Mulher no Japão


Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional das Mulheres! Kokusai Josei Day!🌹🌹🌹

Dia 8 de março foi a data escolhida pelas Nações Unidas como “Dia Internacional da Mulher” desde 1975. No Japão é chamado de Kokusai Josei Day. É o dia de homenagear todas as grandes mulheres que habitam esse mundão de meus Deus, não importa seu país de origem, sua cor, seu credo, sua cultura, sua religião, sua profissão, seu poder aquisitivo.

Dia Internacional da Mulher no Japão
国際女性デー Kokusai Josei Day

「 国際女性デー」

Desigualdade de gênero no Japão

Antes do século 19, as mulheres japonesas eram tradicionalmente ensinadas a serem submissas a uma figura masculina, como pai, irmão ou marido. No entanto, após a Restauração Meiji, muita coisa mudou em relação às mulheres. O tráfico de mulheres passou a ser restrito, as mulheres podiam solicitar o divórcio e as meninas passaram também a frequentar a escola.

Após a Segunda Guerra Mundial, com a nova constituição japonesa de 1946, outras alterações foram feitas no estatuto das mulheres, buscando especialmente a igualdade entre os sexos, como ter direito ao voto por exemplo. Em 1979, uma Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres foi realizada em Tóquio.

A convenção foi ratificada pelo governo do Japão, em 1985. No entanto, apesar dessas mudanças, o Japão é o que mais apresenta desigualdade de gênero entre os países mais industrializados. Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), as mulheres japonesas ganham 24,5% menos que os homens.

Também nota-se uma certa resistência por parte da sociedade japonesa em relação às mulheres ocuparem cargos de alto escalão segundo a empresa de consultoria Kantar Public. No resultado, o Japão ficou em último lugar com 23%, seguido da Alemanha com 26%.

Além disso, segundo um estudo encomendado pelo Ministério do Trabalho e Saúde do Japão em 2016, cerca de 30% das mulheres que trabalham no país sofreram algum tipo de abuso no trabalho. Alguns deles são o “matahara” (assédio relacionado à maternidade) e o “sekuhara” (assédio sexual). Dois terços das vítimas tem medo de denunciar esses tipos de abuso.

A dupla jornada das mulheres no Japão

Com o objetivo de aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho e na economia do país, o primeiro-ministro Shinzo Abe criou o projeto “womenomics”. Apesar do Japão estar avançando algumas casas nesse sentido, a dupla jornada para conciliar o trabalho com as atividades domésticas tem sido um problema na rotina dessas mulheres.

Graças a uma cultura já enraizada na sociedade japonesa, os homens costumam dispensar pouco tempo às tarefas de casa, ficando na incumbência da mulher praticamente todo o gerenciamento do lar e o cuidado com os filhos, incluindo auxílio às tarefas escolares.

Provavelmente, as questões sociais relacionada às mulheres seja o grande “calcanhar de aquiles” do Japão. As exigências para que elas desempenhem um papel mais determinante na economia do país na atualidade e paralelamente que ajudem a resolver as baixas taxas de natalidade que comprometem o futuro do país, podem ser um fardo difícil de carregar.

Sem contar, a luta por uma sociedade mais igualitária, ondem homens e mulheres possam gozar de salários correspondentes à sua capacidade e não ao gênero que pertencem. Enfim, há um longo caminho ainda a ser percorrido pelas mulheres no Japão.

Happy Woman Festa 2019

Happy-Womens-Festa 2019

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres muitos eventos estão sendo realizados no Japão. Confira a lista de eventos aqui. Um desses eventos é o Happy Woman Festa 2019.

Este evento estabelecido pela ONU começou em 2017 e será realizado em 29 locais em 12 províncias do Japão entre os dias 13 de fevereiro a 31 de março de 2019. A cor escolhida é o amarelo, então recomenda-se que as mulheres usem alguma peça de roupa com essa cor.

Em Tóquio, o Happy Woman Festa 2019 será realizado em 3 locais:

– O evento de Ginza acontecerá no dia 8 de março em Ginza Mitsukoshi (9º andar) das 13:00 h às 20:00 h.
– O evento de Ebisu acontecerá de 8 a 10 de março no Yebisu Garden Place e Ebisu Mitsukoshi das 13:00 h às 16:00 h.
– O evento de Futako Tamagawa acontecerá no edifício Tamagawa Takashimaya (1º andar) das 15:00 h às 18:00 h

Confira o site e página do facebook do evento para ver as informações sobre outros locais: https://happywoman.online/event/hwf/hwf2019/
https://www.facebook.com/happywoman0308/

Dia 8 de Março – Dia da Abelha

Dia da Abelha dia 8 de marçoUma curiosidade interessante: No Japão, além do dia 8 de março ser o “Dia Internacional da Mulher”, chamado de Kokusai Josei no Hi (国際女性の日), é também o Dia da Abelha, chamado de Mitsubachi no hi (ミツバチの日). A data foi escolhida pela Associação Japonesa de Apicultura.

A data escolhida 3/8 foi em razão de um trocadilho: “Mitsu” ミツ que faz referência ao número 3 e mel e “Hachi” バチ que faz referência ao número 8 e abelha.

Gostou do artigo? Compartilhe! 🙂

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *