Kosugi no Osugi: A Árvore Totoro que é considerada sagrada no Japão


Árvore Totoro

Além da semelhança com o personagem Totoro, esta árvore chamada “Kosugi no Osugi” tem mil anos de idade e é considerada sagrada pela religião xintoísta.

Recentemente comentamos aqui sobre a silhueta secreta do Totoro em uma floresta em Aomori. Hoje vamos falar sobre uma árvore especial situada na aldeia Sakegawa, província de Yamagata que quando a olhamos, a imagem do personagem imediatamente vem à mente.

A árvore é chamada de Kosugi no Osugi (“O Grande Cedro de Kosugi”) e está localizada no bairro Kosugi, em Sakegawa. Mas também é conhecida por outro nome: Cedro Totoro! E é fácil saber a razão. A semelhança com o personagem de Hayao Miyazaki é incrível.

Além disso, há uma menção a este espécime de árvore em um antigo documento do Domínio Shinjo, que governou a região no período Edo (1603-1868). Dizem que os membros do clã sobreviveram a uma tempestade de neve sob a cobertura de desta árvore majestosa.

Há cerca de 30 anos, a Japan Railways destacou o local em um pôster, chamando-o de “A Árvore Totoro”, o que gerou o primeiro impulso para que os turistas viessem visitar a árvore. Mas recentemente, ela voltou a chamar a atenção da internet especialmente por causa de um vídeo em time lapse mostrando o majestoso cedro Totoro em uma noite estrelada.


Link do vídeo (YouTube)

O efeito fica ainda mais impressionante após o pôr do sol, quando as sombras suavizam os contornos das folhas e sua silhueta fica escura como breu. Com certeza você pensaria que o próprio personagem de anime estava vindo para lhe fazer uma visita, assim como ele fez na noite de luar quando ele plantou sementes no jardim com as irmãs Mei e Satsuki.

Muitos visitantes do Cedro Totoro trazem consigo um guarda-chuva, mesmo em dias de sol, para que possam recriar um pouco do clima da cena em que as irmãs e Totoro aguardam no ponto de ônibus. Curiosamente, Kosugi, bairro onde fica este cedro, significa “pequeno cedro”.

Mas, em contraste com o nome do bairro, esta árvore possui 20 metros de altura e também não surgiu instantaneamente por mágica. As estimativas colocam sua idade em cerca de 1.000 anos. E não é apenas sua idade e semelhança com anime que o tornam especial.

Para começar, o tronco é dividido em vários eixos. Os cedros que exibem essa característica são chamados de fufu sugi, que significa “cedros cônjuges”, uma vez que as duas seções do tronco são unidas e são vistas como uma como uma bênção romântica pelos casais.

O Cedro Totoro, porém, tem um tronco de três pontas, que alguns moradores dizem simbolizar dois pais e um filho, o que o torna ainda mais auspicioso. Porém, dizem que o crescimento da terceira ponta fez mudar sua aparência, deixando-a menos “totoro” do que antes.

Você deve estar se perguntando: E por que a cidade não apara a terceira seção do tronco? Há um bom motivo: a religião xintoísta ensina que há divindades na natureza, e o cedro Totoro, assim como muitas árvores de idade avançada no Japão, é considerado sagrada.

A cidade não quer apará-lo por razões puramente estéticas e pede que as pessoas interpretem o terceiro tronco como um sinal de que Totoro está apenas um pouco mais gordinho do que costumava ser. 🙂 O que você achou da Árvore Totoro? Achou semelhante ao personagem?

Informações sobre a árvore

Kosugi no Osgui (Cedro Totoro) / 小杉の大杉(トトロの木)
Endereço: Yamagata-ken, Mogami-gun, Sakegawa-mura, Magarigawa 113-2 [Mapa]
Homepage: http://www.vill.sakegawa.yamagata.jp/kanko/tourist-spot/172

Fonte: soranews24.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *