Melodias nas Estações de Trem no Japão


Melodias nas estações de trem no Japão

Melodias nas Estações de Trem no Japão
Em um post comentei sobre algumas ruas japonesas que tocam melodias, mas lembrei de um outro fato interessante. A maioria das estações de trem e de metrô no Japão tem sua própria melodia, que acabaram se tornando sua marca registrada. É uma melodia curta, geralmente tocada pra anunciar a partida de um trem.

Essas melodias são chamadas de “Eki Melody” e os japoneses já estão tão familiarizados com elas que vira e mexe surgem discussões em fóruns na internet, onde usuários elegem sua música preferida. Muitas das melodias são adaptadas de animes famosos, como a melodia da estação de Takadanobaba que foi adaptada do anime Astro Boy, o famoso super-herói criado por Osamu Tezuka.

No desenho animado, Takadanobaba era o local onde o pai do personagem trabalhava, por isso a escolha dessa melodia para esta estação. Em Kochi, onde nasceu o personagem Anpanman, a melodia da estação também foi adaptada do anime, que é um dos mais populares entre as crianças japonesas.

Na estação de Ome, toca uma melodia do anime Himitsu no Akko-chan. Esta melodia foi escolhida porque próximo a esta estação tem um museu sobre o criador de Akko, Fujio Akatsuka. Já a estação Komagome tem o sakura como tema de sua melodia porque a região é famosa no Japão por causa de suas cerejeiras.

A estação de Musashi-Koganei, próximo ao Museu ao Ar Livre Edo-Tokyo tem melodias variantes do tradicional “Sakura Sakura” para cada uma de suas plataformas, assim como a estação de Harajuku, que tem duas melodias. Algumas melodias escolhidas, vão desde músicas infantis a hits J-POP.

Confira o vídeo com algumas melodias


Link do vídeo (YouTube)

Pra que servem essas melodias?

Originalmente, as melodias funcionavam como uma espécie de alarme para anunciar a chegada ou partida de um trem. Mas a partir da década de 90, as melodias foram ganhando novas funções. Algumas delas são: Fazer com que os usuários se sintam mais relaxados e também para reduzir a sonolência matutina dos passageiros.

Tem ainda CDs com as melodias de trem que são vendidos em sites como o Amazon. No Japão, há muitos fanáticos por trem, chamados de Otaku Densha. Pra quem não sabe, otaku se refere a uma pessoa que tem algum tipo de interesse obsessivo relacionado a qualquer coisa (não necessariamente mangás e animes).

Existem alguns deles, chamados de Onkyou-tetsu, que são fanáticos por estas melodias a ponto de ouvir uma melodia e imediatamente identificar a qual estação pertence. Outros chamados de Tori-tetsu, preferem fotografar diferentes modelos de trem em seu ambiente natural, enquanto que os Oshi-tetsu, preferem colecionar carimbos de borracha fornecidos em algumas estações de trem.

Tem ainda os Ekiben-tetsu, que são viciados em marmitas especiais vendidas nas estações, chamadas de Ekiben. Os Haisen-tetsu, seguem a linha Haikyo, ou seja são fanáticos por linhas ferroviárias abandonadas; os Suji-tetsu conseguem a façanha de memorizar complexos mapas e horários dos trens, e muitos outros.

Melodias nas Estações de Trem Japão

Referências: Made in Japan, Tofugu, Rocket News 24

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Tanuki

    Existe despertadores que tocam as músicas de suas respectivas linhas.Eu tenho da linha azul JR -keihin tohoku.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *