Parques de Diversões Abandonados no Japão

Reino-de-Gulliver

Parques de Diversões abandonados no Japão
Existem lugares no Japão, que por alguma razão foram completamente abandonados e jogados às moscas. Esses locais são chamados de Haikyo (廃墟), que em tradução livre significa “ruínas”.

Existem escolas, hospitais, sanatórios, parques de diversão e até cidades inteirinhas abandonadas, jogadas às traças… e muitas delas carregam a fama de serem cidades fantasmas.

Boa parte desses locais possui uma atmosfera nebulosa e apavorante (dignos de filmes de terror), causado pelo completo abandono: ferrugem, neblina e mato que cresce em volta. Muitos deles ainda conservam mobília, objetos e outros itens, que estão em processo de deterioração ao longo dos anos.

E a maioria desses parques foram fechados especialmente por falta de retorno financeiro $$$. Enfim, se você é dessas pessoas que adoram lugares sinistros, com certeza vai gostar dessa lista com 10 parques de diversões considerados “Haikyo”. Esses parques fazem a alegria de muitos exploradores que acredite ou não, encaram esses locais como verdadeiros pontos turísticos.

Tenkaen: The China Park of Heaven

Tenkaen The China Park of Heaven

O Tenkaen era um dos quatro principais parques temáticos de Noboribetsu, uma área famosa por ser um resort de águas termais em Hokkaido. O parque, que foi inaugurado em 1992, reproduzia um cenário chinês com um Palácio da época da dinastia Qing, jardins chineses, pagoda de cinco andares, Pavilhão de Flores, etc

Porém, o parque foi fechado depois de 5 anos, em 1997 por causa da falta de visitantes e obviamente “money”. Desde então, suas estruturas vem sofrendo rápidas deteriorações, além do matagal que aos poucos invade suas dependências. Confira mais fotos e o vídeo do Tenkaen.

Nara Dreamland

Nara Dreamland

O Nara Dreamland, localizado em Nara, foi construído em 1961 e era uma espécie de réplica da Disneyland americana. Fez muito sucesso, porém com a inauguração da Tokyo Disneyland, o parque começou a ter um declínio lento e sucessivo de visitantes. Com a inauguração do Universal Studios, não deu outra, Game Over para o Nara Dreamland, em 2006.
Veja fotos e vídeo do Nara Dreamland.

Niigata Russian Village

The Russian Village Theme Park

O Niigata Russian Village inaugurou em 2002, em Niigata e funcionou apenas 6 meses por falta de visitantes. Já se passaram mais de uma década e o Parque temático continua praticamente intacto. A igreja Sudzal, o Salão de Mamutes (com réplicas de ossos de um mamute pré-histórico) estão em bom estado de conservação.

Há ainda um hotel abandonado no local e acredite ou não, muitos exploradores de haikyo relatam passar a noite neste hotel. Em seus tempos de glória, havia até casais que aproveitavam a igreja do parque para fazer os votos de casamento. Confira fotos e vídeo do The Russian Village Theme Park.

Jungle Park

Jungle Park em Izu

O Jungle Park está localizado em Izu, Shizuoka e trata-se de um enorme jardim botânico, com cerca de 10.000 metros quadrados, onde abrigava inclusive plantas tropicais. Foi construído em 1969 e fez muito sucesso na década de 70. O Parque foi fechado em 2003 e desde então está completamente abandonado.

O Jungle Park chegou a receber 750 mil visitantes por ano. Até ser fechado, mais de 10 milhões de pessoas passaram pelo parque, que hoje está completamente às moscas. Confira as fotos e o vídeo do Jungle Park.

Gulliver’s Kingdom (Reino de Gulliver)

Gulliver’s Kingdom Reino de Gulliver

O Parque temático Gulliver’s Kingdom está localizado na cidade de Kamikuishiki (Yamanashi). O parque foi inspirado no conto clássico de Jonathan Swift, o Gulliver. Sua inauguração foi no ano de 1997 e operou somente até o ano de 2001. Em 2007, o parque foi demolido, mas antes disso o local recebia muitas visitas de exploradores de Haikyo, especialmente por causa da réplica gigante de Gulliver.

Segundo dizem, o parque foi fechado em virtude da localização. Apesar de estar localizada no sopé do Monte Fuji, o parque tinha grande proximidade com a Floresta de Aokigahara, local muito procurado para a prática de suicídios. Além disso, na mesma região, estava a sede da seita Aum Shinriyko, aquele grupo terrorista que promoveu ataques com gás Sarin na estação de Tóquio no ano de 1995. Confira fotos e vídeo do Gulliver’s Kingdom.

Parque Temático Old West

Japan Old West - Parque temático

O Parque Temático Old West (Velho Oeste) está localizado em um pequeno vilarejo em Tochigi. Foi construído em 1975 e em 2007 o parque fechou por causa do baixo fluxo de visitantes, devido a localização remota e também devido à popularidade de parques concorrentes como a Tokyo Disneyland e Universal Studios.

O Old West era um parque temático que reproduzia um cenários do velho oeste americano e mexicano. Tinha várias atrações como shows de vaqueiro, animatronic do John Wayne, bonecos de xerifes e cowboys em tamanho real, casa fantasma, fliperama e uma réplica do Monte Rushmore, dos Estados Unidos Confira mais fotos/vídeo do Parque Temático Old West.

Takakanonuma Greenland

Takakanonuma Greenland

O Takakanonuma Greenland (Takakanonuma Groelândia) é um parque de diversões em Fukushima. Foi inaugurado em 1973 e fechou dois anos depois. Em 1986, o parque foi reaberto, porém cerca de uma década depois fechou suas portas novamente. A partir de então, o parque ficou completamente abandonado.

Suas enormes montanhas russas ficaram cobertas de ferrugem e plantas que foram nascendo no local. O que é mais aterrorizante na minha opinião é que o parque é envolvido por um nevoeiro denso e sinistro, o que lhe dá a fama de mal assombrado. Confira fotos e vídeo do Takakanonuma Greenland.

Koga Family Land Park

Koga Family Land

O Koga Family Land Park está localizado na província de Shiga e era um local super agradável para se divertir com a família. Fechou em 1988 e logo foi tomado pela vegetação, tornando-se um paraíso para os caça-fantasmas. Em 2008, finalmente foi demolido. Veja fotos e vídeo com do Koga Family Land Park.

Sports World Izunagaoka

Sports World Izunagaoka

O Sports World Izunagaoka é um parque aquático perdido nas montanhas, na Península de Izu. Foi inaugurado em 1988 e tinha muitas atrações como campo de mini-golfe grande, ginásio de esportes, piscina comum com vários tipos de tobogãs aquáticos, piscina olímpica e com ondas artificiais, além de um hotel.

O parque fechou em 1993 por não conseguir competir com os grandes concorrentes como Disney Sea. Em 2011 o parque foi demolido, mas antes disso era comum exploradores de Haikyo pernoitarem no local, seja no hotel ou em barracas de Camping. Dizem que o local é assombrado… será mesmo? Confira as fotos e o vídeo do Sports World Izunagaoka.

Shidaka Utopia

O Shidaka Utopia fica localizado em Beppu, na ilha de Kyushu e foi inaugurado no início dos anos 80. Fechou uma década depois em 1991, provavelmente por causa da diminuição do fluxo de visitantes devido a crise financeira que o país enfrentava durante essa época. Hoje, o parque é tomado por uma atmosfera sombria.

Um dos edifícios mais assustadores que ainda resta em Shidaka Utopia é a Casa dos Horrores, onde tem monstros mecânicos que estão se deteriorando com o tempo. Creio que neste cenário abandonado e em escombros, daria pra fazer um bom filme de terror. Confira fotos e vídeo do Shidaka Utopia.

Gostaram de conhecer alguns parques abandonados no Japão? Deixe sua opinião. Pra quem gosta de lugares abandonados (Haikyo) vou deixar abaixo alguns links de sites especializados nesses assuntos.

Haikyo
Abandoned Kansai
Michael Johngrist
Gakuran

Quer Aprender Japonês?

9 Comentários

  1. Pingback: Cidades Fantasmas no Japão | Curiosidades do Japão

  2. jorge t.hino

    O Japão é um país pequeno não deve se dar ao luxo de abandonar áreas tão grandes como estes parques.

  3. Ériko

    Nossa!
    Que demais!!!
    Adoro essas reportagens de parques abandonados!
    Nota 1000!!!

  4. Obrigado pelos créditos^^

    Fique à vontade sempre que precisar^^

    Abrax^^

  5. Rafael Coutinho

    🙂

    DEMAIS

  6. The photo under the headline “Shidaka Utopia” was taken at the now demolished Navelland, not at Shidaka Utopia… Vice is wrong in this case.

  7. Ju

    Nossa!!!! Parabéns. Riqueza de informações. Porque não basta só mostrar a foto tem que falar da história destes lugares. Pena que alguns foram demolidos ;(

  8. joe

    Impressionante, realmente lugares muito impressionante, cheios de riqueza.
    Adoraria conhecer algum desses lugares, ou Todos se possível.

  9. Pedro Cintrão

    Nossa! Adorei as informações, muito muito boas! Você poderia fazer de casas abandonadas, algo tipo isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *