Ruas que tocam música no Japão


melody road

Estradas Musicais no Japão (メロディーロード)

No Japão, existem ruas que tocam melodias instrumentais quando um carro passa sobre o trecho a uma velocidade de 40 km/hr. A tecnologia usada permite que o asfalto “toque música” devido às vibrações da roda do carro em ranhuras ou sulcos que estão distribuídos no asfalto em intervalos muito específicos.

A primeira estrada com melodia foi criada na Dinamarca em 1994 por dois artistas e rapidamente chamou a atenção. No Japão, Shizuo Shinoda estava dirigindo um trator quando ele acidentalmente arranhou as marcações na estrada. Ao dirigir sobre as marcas, Shizuo Shinoda percebeu que o asfalto emitia sinais sonoros.

Em 2007, o Instituto Nacional de Pesquisa Industrial de Hokkaido utilizou o conceito de Shinoda e criou o Melody Road. As três primeiras “Melody Roads” no Japão foram em Hokkaido, Wakayama e Gunma, mas atualmente existem muitas em diversas regiões do Japão e várias melodias podem ser ouvidas nesses trechos.

Ruas que tocam melodia no Japão

Tudo dependerá da velocidade pelo qual o carro passa sobre o trecho. Segundo alguns motoristas, o ideal é que o carro esteja a mais ou menos 40 km por/hr, pois se a velocidade for muito além disso, a canção pode tocar rápido demais. Também é recomendável que as janelas do carro estejam fechadas para ouvi-la melhor.

Nesses locais, sempre tem uma placa indicando que por ali tem um “Melody Road”. Existem até o momento, 30 Melody Roads no Japão. Pra quem quer saber onde localizados esses trechos, dá uma olhada nesta página do wikipedia em japonês Melody Road. Abaixo coloquei alguns trechos populares:

Cidade Província Trecho (mt) Ano Melodia
Shibetsu Hokkaido 565.3m 2004 Shiretoko Ryojō
Chino Nagano 210m 2008 Scarborough Fair
Toyota Aichi 301.7m 2007 Dongurikorokoro
Otsu Shiga 610.2m 2009 Biwako shūkō no uta
Kimino-cho Wakayama 320m 2007 Miagetegoran’yorunohoshiwo
Sera-cho Hiroshima 513.2m 2009 Totoro no sanpo

“Melody Roads” no Japão


Link do vídeo (YouTube)


Link do vídeo (YouTube)

E aí? O que acharam das ruas japonesas que tocam música? Fiquei pensando… E se no Brasil construíssem ruas como essas? Que músicas vocês acham que tocariam nelas? Deixem comentários 😉

Referências: Wikipedia, Oddee

Quer Aprender Japonês?

6 Comentários

  1. Marcia

    Nossaaaa que legal..Amei saber mais esta informação do Japão. Quando for para lá espero dar umas voltas em algumas destas ruas. Que bom que você até já colocou os locais que tem estas ruas. Muito obrigada por compartilhar!

  2. Pingback: Melodias nas Estações de Trem no Japão | Curiosidades do Japão

  3. Marcos de Souza

    Se fosee aqui , nessa terrinha , tupiniquin, iriam tocar o “funk” dessa cretina da anita ou da debil mental da tal de vanessa sei la o que ou qualquer coisa do genero. Eu continuo a dizer: EU AMO O JAPÃO.

  4. Dagoberto Lorenzetti

    うるさすぎるかなぁ。。。

  5. Dagoberto Lorenzetti

    será que não fica um pouco barulhento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *