Laputa da Ilha de Sado: Conheça a história da maior Mina de Ouro e Prata do Japão


Mina de Ouro de Sado

Conheça a história da maior Mina de Ouro e Prata do Japão e as instalações que hoje estão em ruínas. O local recebeu o apelido de “Laputa da Ilha do Sado”.

A Ilha de Sado está localizada no Mar do Japão, na parte ocidental da Província de Niigata. Lá está localizada o Sado Kinzan (佐渡金山), uma antiga mina de ouro e prata que atingiu seu apogeu durante os séculos XVII e XIX, e que foi fundada pelo xogunato Tokugawa.

Após o fim do xogunato e início do Período Meiji, em 1869, tornou-se propriedade do governo, e engenheiros ocidentais foram convidados a mecanizar e modernizar a mina. Vinte anos depois, tornou-se propriedade imperial, sendo administrada pela Agência da Casa Imperial.


Link do vídeo (YouTube)

Em 1896 foi vendida para a Mitsubishi Company, onde se expandiu e se desenvolveu como a maior mina de ouro e prata do Japão. Em março de 1989, as operações foram suspensas devido ao esgotamento dos recursos, e a longa história de quase 400 anos chegou ao fim.

Turismo na Mina de Ouro de Sado

Embora a Mina de Ouro de Sado não esteja mais em atividade, há duas passagens que os visitantes podem atravessar que dá acesso aos túneis de mineração. A primeira passagem é pelo túnel Sodayu, onde se pode ver robôs mecanizados em tamanho real, simulando os mineiros que trabalhavam na mina antigamente, assim como o autêntico maquinário da época.

A segunda passagem é feita pelo Túnel Doyu e concentra instalações mais modernas, com escavações mais largas e altas, exploradas no século XIX. Ambos os passeios terminam no Museu da Mina de Ouro de Sado, onde artefatos revelam a antiga vida nas minas.


Link do vídeo (YouTube)

Na área próxima ao museu da mina de ouro de Sado, os visitantes também tem acesso a uma loja de souvenirs, assim como restaurante e um belo jardim. Este realmente é um passeio fascinante que você pode fazer na Ilha de Sado caso goste de história e lugares exóticos.

Esta foi a maior mina de ouro e prata do Japão. O túnel escavado estende-se como um formigueiro, com uma extensão total de cerca de 400km (entre Sado e Tóquio). Cerca de 78 toneladas de ouro e 2.330 toneladas de prata foram produzidas em 388 anos de Edo a Heisei.

Ruínas do Kitazawa Flotation Plant (北沢浮遊選鉱場跡)

Imagem: photoAC

Próxima à mina de ouro está a Usina de Flotação de Kitazawa, na área de Aikawa. As majestosas ruínas compunham um enorme complexo industrial onde o minério contendo ouro e prata era separado da água. A usina foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2010 e os seus vestígios cobertos de vegetação fazem muito sucesso entre visitantes e fotógrafos.

As ruínas ganharam o apelido de “Laputa da Ilha de Sado” em referência ao Castelo Laputa do filme do Studio Ghibli, O Castelo no Céu, do renomado diretor Hayao Miyazaki.

Imagem: photoAC

Localizado a cerca de 7 minutos de carro da Mina de Ouro do Sado, este é o antigo local da maior instalação de extração de ouro e prata do Oriente. As estruturas de concreto em ruínas cercada por hera verde traz realmente uma sensação de nostalgia e fantasia.

Uma dessas estruturas chamada de “Thickner”, tem um diâmetro de 50m e lembra as antigas ruínas de Roma, o Coliseu. Durante a temporada turística, que vai da primavera ao outono, os edifícios ganham uma iluminação especial noturna entre as 19:00 às 21:00.

Imagem: photoAC

Apesar da iluminação, o local é bem escuro à noite, sendo possível ver as estrelas brilhantes no céu e ouvir os sons suaves dos insetos circundando ao redor. Caso queira fazer um passeio noturno no local, é importante levar uma lanterna para sua segurança.

As instalações foram construídas de 1937 a 1940 como parte da política nacional de aumento da produção após o início da Guerra Sino – Japonesa em 1937. Funcionava como uma usina de processamento de grande escala que processava 50.000 toneladas de minério bruto por mês.


Link do vídeo (YouTube)

Em 1940 a usina atingiu a maior produção na história da mina do Sado, no entanto, em 1952, a instalação foi desativada devido à redução em grande escala da mina. Anos depois, uma piscina e um campo de golfe foram construídos em uma parte da área do local.

Este é um local interessante para os exploradores Haikyo, cujo termo se refere a locais ‘abandonados’ ou em ruínas. Além desse pitoresco lugar, a Ilha de Sado oferece uma série de atrações para quem quer apreciar a natureza ou desfrutar da cultura japonesa.

Informações sobre Kitazawa Flotation Plant

Endereço: 3-2 Aikawa Kitazawacho, Cidade de Sado, Niigata
Horário de funcionamento: Livre para explorar
Acesso: Cerca de 50 minutos de carro do Porto de Ryotsu
Website: https://www.visitsado.com/spot/detail0091/

Fontes: Wikipedia, japan.travel, jp.zekkeijapan.com
Imagem do topo: photo-ac.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *