Moneygami by Hasegawa Yosuke


Dizem que com dinheiro não se brinca! Mas não é dessa forma que pensa Hasegawa Yosuke, um artista japonês na arte do origami. Ele não pode ver uma célula de dinheiro, que logo a transforma em uma dobradura, sempre focando no rosto impresso das cédulas. Não importa se a imagem é de um presidente ou pessoa histórica, figura política ou religiosa, reis ou rainhas.

Qualquer nota de dinheiro, de qualquer país que cair na sua mão, ele tá traçando, ops, dobrando. Hasegawa Yosuke ganhou tanta popularidade com seus origamis com células de dinheiro, que sua arte até ganhou um nome: Moneygami e até já publicou dois livros, onde ele ensina o passo a passo das suas dobraduras.


De forma criativa e bem humorada, Hasegawa Yosuke dá aos personagens das notas, chapéus diferentes e inusitados, fazendo com que eles percam a seriedade e formalidade e ganhem vida. A arte começou há 5 anos atrás e ele conta com bom humor algumas reações de espanto que algumas pessoas tiveram ao ver sua arte pela primeira vez.

O mais inesquecível foi quando ele deu o Moneygami à sua sobrinha, no “Otoshidama,” costume japonês de dar dinheiro às crianças no Ano Novo. A menina disse espantada: “Você não pode brincar com dinheiro”. Hoje em dia, as pessoas já se acostumaram e adoram seus moneygamis!

Para quem quer se aventurar na arte, ele dá um conselho:

“Seja livre e flexível. Mas também seja exato e preciso ao dobrar cada linha. Se você mantiver estas técnicas em sua mente, você terá um bom trabalho. Moneygami é uma ótima maneira de me expressar, de fazer as pessoas rirem ou de simplesmente ficar feliz por usar o dinheiro de forma diferente.

É claro que as pessoas podem usar o dinheiro para pagar o riso ou a felicidade de outra maneira, mas a maneira que eu faço é uma nova forma de usar o dinheiro e de fazerem as pessoas felizes.”

Esse cara é um sábio, não é mesmo. Em um tempo, onde o dinheiro se tornou o grande câncer da humanidade, Hasegawa Yosuke nos mostra que é possível desfrutar do dinheiro de outra forma. Demais né!

Veja que legal as montagens que ele faz, depois que cria os moneygamis:


Para maiores informações sobre o artista consulte aqui. Se gostou não deixe de compartilhar aos seus amigos!

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Pingback: Akira Yoshizawa, o pai do origami moderno | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *