As piores queixas dos japoneses em relação ao casamento!


Casamento japonês

Nos últimos anos, os jovens japoneses tem postergado cada vez mais o casamento. Muitos atribuem esse fato aos problemas financeiros, tais como salário baixo ou falta de estabilidade no emprego. Com isso, sentem medo de não conseguir sustentar uma esposa e uma família.

No entanto, muitos admitem que essa decisão pode condena-los à solteirice para sempre pois quanto mais o tempo passa, a intenção de contrair um matrimônio pode ficar cada vez mais distante. Assim como é maior a dificuldade para encontrar a outra “metade da laranja”.

Além da questão de muitos acharem que o salário é insuficiente para sustentar uma família, há outros empecilhos tais como a falta de tempo e a dificuldade de interagir com o sexo oposto. O desinteresse pelo casamento tem causado um grande problema demográfico no Japão, onde há poucos nascimentos em uma das nações com maior expectativa de vida.

Segundo um estudo realizado por uma afiliada da empresa de seguros de saúde Meiji Yasuda Life Insurance, baseada em Tóquio, a proporção de homens japoneses na faixa dos 20 anos que querem se casar despencou dos 67,1% de apenas três anos atrás para 38,7%. Para as mulheres na faixa etária dos 20 anos, a taxa caiu de 82,2% em 2013 para 59%.

O tipo de marido que as japonesas procuram

casal japonês

As mulheres japonesas tradicionalmente procuram no parceiro perfeito os “três altos” – um homem alto, com alto desempenho acadêmico e renda elevada, mas a pesquisa sugere que atualmente a renda tornou-se a principal preocupação delas.

Mais de metade das mulheres solteiras quer que seus cônjuges ganhem pelo menos quatro milhões de ienes por ano, segundo o levantamento. Ao mesmo tempo, apenas 15,2% dos homens solteiros na faixa dos 20 ganham quatro milhões de ienes ou mais. Essa diferença parece ser uma das razões para que mais pessoas não se casem ou se casem tarde.

Por outro lado, muitas mulheres tem investido em suas carreiras profissionais e com isso tem colocado o desejo de constituir uma família em segundo plano. Além disso, as novas gerações tem usufruído de uma certa liberdade social que não tinham antes e em consequência disso, sentem-se mais à vontade para escolher se querem casar-se jovens ou tardiamente.

As queixas dos homens em relação ao casamento

Reclamações dos homens em relação ao casamento no Japão

Como vimos, o fator financeiro no Japão tem um peso muito grande, para ambos os sexos, na hora de decidir contrair um matrimônio.


Mas os homens com certeza, se sentem mais oprimidos em relação a isso, uma vez que culturalmente fica ao seu encargo o sustento da família.

Aliás, as despesas podem começar muito antes do casamento, o que para muitos homens japoneses pode ser desestimulante até para iniciar um simples relacionamento com o sexo oposto.

Confira abaixo, as principais queixas dos homens antes e depois do casamento.

Homens antes do casamento

∎ Espera-se que o homem seja o primeiro a se declarar e propor namoro.
∎ Espera-se que o homem pague as contas de um almoço ou jantar à dois.
∎ Espera-se que o homem dê presentes caros ou em uma frequência maior.
∎ Espera-se que o homem tenha a iniciativa de ligar ou enviar mensagens para a namorada.
∎ Espera-se que o homem sempre decida o local para um encontro ou jantar, etc.
∎ As mulheres podem julga-los com base em sua renda e aparência, mas o contrário não.
∎ Espera-se que o homem conheça os pais da sua namorada primeiro.
∎ O homem deve estar preparado para as críticas que receber dos futuros sogros.
∎ Espera-se que a família do noivo ofereça uma quantia maior de dinheiro como presente de noivado ou casamento.
∎ Espera-se que o homem pague a cerimônia de casamento e a recepção.
∎ Espera-se que o homem pague os anéis de noivado e outras jóias.

Homens após casamento

∎ Espera-se que o marido pague a lua de mel.
∎ Espera-se que o marido compre uma casa com seu próprio dinheiro e continue pagando as prestações por longas e longas décadas.
∎ Mesmo que a esposa seja uma dona de casa, o marido precisa ajudar no trabalho doméstico e na educação dos filhos.
∎ Em caso de divórcio, o homem perde a custódia dos filhos e deve pagar pensão alimentícia.
∎ Praticamente todo o seu salário é consumido por despesas da casa e da família, sem contar as compras extravagantes realizadas por sua esposa.
∎ Todo o seu salário deve ser entregue para esposa, contentando-se em receber apenas uma pequena mesada, estipulada por ela.
∎ A esposa tem o direito de fazer uma poupança secreta a partir do seu suado salário.
∎ Os maridos vivem toda a vida sob o mantra “O que é dele é dela, e o que é dela é dela”.

casais japoneses

Como sabemos, no Japão a desigualdade de gênero é grande. Talvez esse seja um dos motivos para as mulheres criarem tantas expectativas em relação aos homens, esperando que parta deles a iniciativa para iniciar o relacionamento e também para pagar as contas do casal.

No entanto, muitos deles considera essa expectativa das mulheres uma disparidade e muito injusta. Há quem diga que isso não pode ser considerado um casamento e sim, um regime de escravidão (risos). O que achou dessas queixas por parte dos homens japoneses? Acha que tem fundamento? Ou considera um exagero? Deixe seu comentário sobre o assunto

Fontes: terra.com.br, japantoday.com

39 Comentários

  1. T. Ysukimoto

    Querem salário maior do que R$ 9.000,00 mensal; total auxilio para tudo; benefícios de polítocos brasileiros e ainda por cima o que não vi a cima, sua esposa jamais será muito intima com você, ou seja, toda vez que for pegar na mão por exemplo, tu tem que pedir permissão. Rapaz, casar com estrangeiras está ficando mais rentável.

  2. Bruna

    adorei

  3. Ivan

    Eu sou um solteiro convicto hahahaha…
    Os japoneses parecem mais que estão fazendo um negocio, com o objetivo de lucrar com o casamento!
    Uma vez ouvi alguém dizer que casamento é a maneira mais cara de se conseguir sexo, portanto, se sexo é 90% o que vc procura em um relacionamento, é melhor ficar solteiro mesmo!
    Se vc procura uma companheira “para todas as horas” descarte as bonitinhas interesseiras que pularão fora na primeira dificuldade, escolha as que demonstrem inteligência, que saibam se expressar e dizer o que querem sem rodeios!
    É claro vale para as mulheres tb…

  4. Denise

    As japonesas querem viver bem e exige do seu companheiro quê deem isso a elas. Já ouvi dizer que elas não se importam se os maridos as traem, contando que dê o salário todo mês! Verdade ou não os casais vivem num casamento de aparência e não por amor.

  5. Daniel Romero

    Resumindo: Para o Homem Japones Casar-se com uma Japonesa é o Pior de todos os Negocios Financeiros que ele pode fazer em toda a vida dele! ( Digo isso se essa lista for veridica ) Ele pode ter 10x mais patrimonios durante a vida se continuar solteiro e trabalhando. Esse tipo de comportamentos e exigencias de ambos os lados acabam afastando um ao outro e criando um indice de Baixa Natalidade.
    Porem, se os Japoneses nao mudarem seu conceito ( principalmente as mulheres com suas exigencias ) os Homens vao acabar no final com um monte de Patrimonio que nao terao para quem deixar, e as mulheres por sua vez vao envelhecer todas solteiras e ficar chupando dedo pelo resto da vida.

  6. luiz

    penso eu que as mulheres no estão sendo inteligente mas sim malandras.
    do outro lado o homem deve por sua vez busca conhecer mulheres estrangeiras
    e antes de se casar ver quais as intenções delas. sendo assim as mulheres japonesas
    que alias no são todas irão sucumbir nas suas vaidades vivendo para sempre sozinhas
    sem ter uma familia para desfrutar os bons e maus momentos coisa que faz parte da pro
    pria vida.
    eu me casei casai uma uma japonesa, ela é maravilhosa e no age desta forma, ela é muito
    simples , inteligente, educada e sabe como fazer render todo o meu dinheiro.
    ela nunca me pediu presentes que alias eu sempre digo a ela o que gostaria de ganhar
    mas ela nunca diz e reclama quando eu compro alguma coisa cara para ela.
    creio que eu tive sorte em ter encontrado esta mulher pois ela me deu uma linda filha que
    hoje tem 5 anos.
    é isto amigos e amigas do mundo inteiro saiba escolher sua esposa ou esposo certo e
    construa sua felicidade juntos com sabedoria.
    abraços a todos.
    luiz

  7. MARCUS VINICIUS COSTA CACIQUINHO

    XIIIIIIIIIIII ENTAO MINHA QUEDA POR JAPONESA VAI EMBORA.

    PELO MENOS JAPONESA NO BRASIL É BEM DIFERENTE…. COMIGO FOI.
    CUIDOU DE MIM DE VERDADE E EU MORAVA EM ALPHAVILLE E ELA EM SÃO CAETANO. UNS 50KM DELA. ELA IA TRABALHAR EM SÃO PAULO E IA PARA MINHA CASA SEM CARRO. TINHA MUITA COISA BOA MESMO INCLUSIVE DA FAMILIA EM OSASCO AOS DOMINGOS.

    INDEPENDENTE DE ONDE EU MORA, ERA VERDADEIRO POIS MUITO DEPOIS DE TER TERMINADO..E EU ESTAVA ATE SEM TRABALHO….ELA FOI ME BUSCAR E FEZ UM DIA DE ANIVERSARIO COM TUDO POR CONTA DELA…DESDE BOM ALMOÇO…..PASSEIO E ATE TEATRO NO SESC VILA MARIANA….
    ESTA JAPA ERA DE VERDADE…DEIXOU TODAS AS BRASILEIRAS QUE CONHECI NO CHINELO.
    POR MARCUS CACIQUINHO

  8. MARCUS VINICIUS COSTA CACIQUINHO

    OK MUITO BOM CONHECER E TAMBEM FALAR A VERDADE SEM GENERALIZAR

  9. Irlane

    Gostaria de ter acesso a reportagem sobre divórcio entre japoneses, índice taxas anuais e, atualizadas 2017. Comportamento social diante de tal situação.

  10. KANKAKU

    os japas tão virando mgtow XD

  11. Plácida Ribeiro

    Ñ sou japonesa mas amante incondicional da Cultura Japonesa(acho q nasci no pais errado). Desde adolescente sonhava casar com um oriental, ñ consegui mas como sou separada, tenho esperança de realizar agora. Infelizmente o ser humano hj está focado em bens materiais, esquecendo dos sentimentos verdadeiros e de aproveitar o q Deus e a vida nos oferece.

  12. Vitorio Cleiton

    Com essa matéria tem como perceber, por que esta caindo tanto a taxa de natalidade,o Homem japonês precisa praticamente assinar um contrato de casamento que permite as mulheres pegar todo o seu dinheiro,claro que deve haver exceções ,mas se eu fosse Japonês iria preferir ficar solteiro,eu sei que isso e algo cultural, mas se as mulheres Japonesas atuais não querem acabar morrendo solteiras, precisam ficar menos exigentes e começar a tomar iniciativa nos relacionamentos também. x.x

  13. Ricardo

    Não é nada diferente das brasileiras, pelo menos ela assumem. Aqui no Brasil elas se fazem de santas durante o início do relacionamento, mas assim q casam e divorciam, rapelam o pobre coitado sem nenhuma dó ou pena. Deus fez a Eva para foder a vida de Adão q tava muito de boa

  14. Jean

    Pelo jeito as mulheres estão se esquecendo de um importante detalhe. Com todos estes pré-requisitos, o homem terá o poder de barganha de conseguir uma mulher muito melhor do que 99% das que exigem tudo isto.

  15. caramba os homens de lá estão virando escravos wwwwwwwwwwwwwww a unica diferença é que eles não perde tudo quando se separa aqui no Brasil é capaz de virar um mendigo após o divorcio wewwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  16. Celso

    Se quiser um casamento bom e estável com uma japonesa, melhor seguir essa lista de exigências. Na maior parte, faz sentido, são exigências reais, que vivenciamos na vida real, elas tem inteira razão em ser assim. Ou seja: Se quiser um bom casamento, tem que mostrar para a futura mulher, que é bom mesmo. Caso contrário, a exemplo de um caso relatado neste site, achei engraçado por sinal: O cara vivia em Alphaville (supostamente, bem de vida); Se separou, ficou desempregado, vivia longe da ex mulher, mas mesmo assim se gaba em falar das qualidades dela, como se fosse a melhor mulher do mundo. Vai entender!

  17. Vagner

    Essa questão do casamento é um costume e, como tal, deve ser respeitado. Não tenho dúvidas de que, como em toda regra, haja exceção (e muitas, eu suponho). Adoro a cultura japonesa: aprendi muito estando em contato com ela. Diferente do que dizem, os japoneses são muito sensíveis sim, só não gostam de demonstrar isso (ou não demonstram como povos latinos, por exemplo). Mas vejam a produção cultural deles (filmes, livros, games, animes, etc.) pra ter uma amostra disso. Só que ainda são pautados por uma série de cobranças e regras de conduta social (muitas delas sufocantes), que acabam pesando pra muitos e, lamentavelmente, isso contribui pro alto índice de suicídios que se vê por lá… boa sorte pros japoneses.

  18. gente nem tds mulheres japonesas sao assim a maioria e , mas e culpa do homem q nn sabe escolher kkkk mas agr intendo pq homens la do japao tao preferindo bonecas inflaveis .mds essas japonesas sao mt isageradas mas concordo q homem tem q ajudar na taferas da casa tbm e na educaçao dos filhos ser um pai presente mas nn casar por dinheiro principalmente de joias caras e ridiculo esses dejesos delas coitado do homem

  19. Douglas

    Acho engraçado os comentários aqui, quem tenta perceber a cultura japonesa a sua volta, vê que é exatamente assim. As bonitinhas de faculdade saem querendo alguém que arque com o preço delas. No fim as comuns tem mais chances de casar e essas “princesinhas” de virarem Idol pop ou qualquer outra coisa que quiserem. Com o tempo as coisas vão mudar, por que o pessoal de áreas centrais como Tokyo e Saitama ainda não notaram que as áreas rurais estão acabando por falta de pessoas. A crise da falta de natalidade ainda não bateu forte nessas pessoas, mas uma hora vai acontecer.

  20. Joao marcos

    Mano meu pai diz que algumas pessoas exigem proezas incriveis como pular em um vulcao e voltar vivo(e so brincadeira)ou roubar a comida de um leao faminto como se fossem a ultima gota de agua do planeta… a ultima bolacha do pacote… sendo que a ultima bolacha geralmente e quebrada e cheia de farinha…

    traduzindo

    >Algumas pessoas nao valem o esforço que elas pedem.

  21. Catia Alessandra Feistler

    O detalhe que muito ignoram, é que pelo que diz o texto, as mulheres recebem menos que os homens lá, por isso esperam que os homens as sustentem. É claro que isso não quer dizer que não existam mulheres interesseiras. Mas se aqui já é difícil para uma mulher se sustentar sozinha, sendo que somos mais “desenvolvidos” nesse assunto, imagina lá.

  22. Marcelo Machado

    É simples, ué: Se a maioria das mulheres japonesas estão fazendo esse tipo de exigência para um casamento (e pelo o que conheço da cultura japonesa, já vi muitos relatos mostrando que elas fazem isso mesmo), basta os homens não se deixarem levar por sua beleza e enquanto estão se relacionando com elas serem mais racionais (sempre pensando que uma escolha errada pode significar essa prisão descrita no artigo) e OBSERVAR cada movimento dela, até terem certeza se a mulher é interesseira e malandra ou não. Pois de uma coisa eu tenho certeza: Há muitas mulheres japonesas que são simples, doces e gentis. Basta o homem ficar atento para não cair numa cilada dessas. Mas infelizmente muitos homens japoneses ficam procurando só sexo em casamento e se casam com a primeira mulher “bonita” que encontram pela frente e não fazem nada do que eu disse anteriormente. O resultado é perceber só depois que casou e teve filhos que fez uma escolha ERRADA. Falta sabedoria aos homens nessas horas…

  23. Clara Neves pinheiros

    Japones a cultura deles que tem de educação, tem de materialista em ecesso!
    Só existe amor em um casamento enquanto houver dinheiro assim é a maioria deles!
    E guardam coisas novas, como se fosse morrerem e levarem os objetos, dinheiro com eles AFFF…
    O melhor Patrão que tive na minha vida era japonês.
    Mas descobri que a maioria tem o sangue ruim, é só pensa no próprio umbigo deles infelizmente.

  24. Luciana

    Pior que lá a diferença salarial entre homens e mulheres é muito grande. A mulher pode fazer o mesmo trabalho pesado que um homem e só pelo fato de ser mulher o seu salário será menor. É óbvio que numa situação assim, num casamento, por exemplo, as despesas financeiras devem ser proporcionais. É um país extremamente machista, homens são superiores e a mulher deve ser submissa, pois se não for é mal vista.

  25. Quando um casal quer ficar juntos, acho que tudo deve ser dividido e compartilhado, o que é dele será dela e vice versa….

  26. Silvia

    Não sou japonesa mas sempre admirei a cultura deles, é muito linda e encantadora, cheia de detalhes, que aqui no Brasil, não se valorizam mais, os brasileiros simplesmente estão copiando tudo que vem de mais fácil do exterior, não temos uma tradição própria neste sentido, perdendo a dignidade e respeito ao próximo, não critico a vida deles, e sim tenho o maior respeito, não estou fazendo critica, só comentando, observem um detalhe, se o japonês casar, é porque ama realmente a esposa, e quem não quer ser amada. Minha filha é casada com descendente de japonês, e é muito feliz. só tenho admiração mesmo.

  27. Juarez

    No Japão assim como em qualquer lugar mulher gosta de dinheiro. Quem gosta de homem é viado.

  28. Celso

    Independente de ser japoneses ou não, muitos homens buscam uma mulher bonitinha, buscando somente sexo, e acabam caindo do cavalo. Pois casamento não é só sexo, tem que ser macho para saber levar a vida de casado adiante. Detalhes como casa, mulher, filhos, trabalho, uma série de coisas. Principalmente quando vem os filhos aí tem que provar ser um bom pai. Quem não aguentar, vai ter que se separar. Simples assim.

  29. Peruibense

    Não é à toa que a natalidade do país está despencando. Que negócio é este, do homem dar todo o salário na mão da mulher, entre outras exigências absurdas? Simplesmente não compensa. Cadê a “igualdade” de gêneros? Engraçado que nos mangás e animes não é assim (ironia)!

  30. arthrorius caesar

    É simples não casa e gasta o dinheiro com prostitutas, saquê e sacanagem, pelo menos não tem reclamação e sempre dá umazinha sem stress, acho que casas de sexo pago nessa ocasião é aceitável ( Claro se prevenindo Use camisinha) E se quer deixar seus bens adota uma criança ou deixa tudo para ONGs que ajudam pessoas ( médico sem fronteiras por exemplo) cara tudo é simples o ser humano senso japonês ou não que complica!

  31. Guilherme

    Pelo menos lá é assumido! rsrsrs Mas o futuro das relações está no bissexualismo. Devemos parar de idolatrar o gênero feminino porém dando e exigindo todo respeito. Deveres e direitos iguais de militares a civis, tirar da legislação a cota reduzida de peso que elas podem carregar no trabalho igualando perante a cota masculina e tudo mais que puder ser exatamente igual nesses aspectos de direitos e deveres será o único caminho para que a superestimação ao ponto de causar incontáveis guerras e demais situações que afetam o mundo todo seja cessada.

  32. joaquim pires

    90% dos homens japoneses são horriveis , pobres mulheres tem de levar com estes trombolhos mas que remédio não têm outros

  33. leonardo

    hipergamia Estratosférica no japão, mas o Brasil não é tão diferente assim, em menos de quinze anos , o número de mães solteiras no país vai quadriplicar, e o casamento Já é instituição falida, Não haverá mais. Isso sendo otimista, voltem aqui futuramente e vejam se nao estarei certo.

  34. Samuel

    Eu faço tudo isso, se a minha japonesa for aquelas fofa, linda e maravilhosa!!! 😍😍

  35. Pingback: Japonês faz com que namorada que perdeu a memória se apaixone por ele todos os dias | Curiosidades do Japão

  36. Kelly Costa

    Acredito que na igualmente no casamento, ambos precisam se apoiarem. Esse negócio da mulher ficar esperando tudo do homem para mim e um verdadeiro absurdo

  37. Gil

    A mulher quer segurança financeira, ela tá certa. Amor não enche barriga de ninguém não!
    Se não tem condições de casar e manter uma família, não case!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *