Os cinco empregos menos estressantes, de acordo com trabalhadores japoneses


Os cinco empregos menos estressantes, de acordo com trabalhadores japoneses

Embora dependa muito da personalidade e habilidades de cada pessoa, nesta pesquisa, os japoneses relatam os empregos que acham menos estressantes.

Todos os empregos têm algum nível de estresse e, dependendo da sua personalidade, alguns podem ser mais estressantes do que outros. Mas se você vai gastar seu precioso tempo no trabalho, provavelmente gostaria que fosse o mais livre de estresse possível, não é?

É por isso que a empresa japonesa de consultoria de negócios Biz Hits decidiu realizar uma pesquisa para descobrir quais empregos são considerados de baixo estresse.

O resultado da pesquisa, realizada entre os dias 17 e 29 de outubro, se baseou na entrevista de 532 homens e mulheres trabalhadores, de todas as idades, em todo o Japão, sobre os empregos em que trabalharam, perguntando sobre seus níveis e fontes de estresse.

Imagem: media.bizhits.co.jp

Primeiro, a pesquisa perguntou que tipos de empregos eram estressantes, e a maioria das pessoas respondeu que eram empregos que envolviam pessoas ou alta pressão.

Cumprir cotas e produzir resultados (136 entrevistados), manter prazos e gerenciar o tempo (69 entrevistados) e ter muitas responsabilidades no trabalho (23 entrevistados) foram alguns dos principais motivos pelos quais os empregos eram de alta pressão e, portanto, de alto estresse.

Sobre os motivos de considerarem de de alto estresse, especificamente, os entrevistados disseram coisas como: “Senti que nunca conseguiria relaxar porque todo mês começava do zero” e “Se eu não obtivesse resultados, meu chefe seria desagradável comigo”.

Imagem: Pakutaso

Outro disse que havia rivalidade entre os colegas de trabalho, de modo que a atmosfera da empresa era muito dura e fria. Isso provavelmente também afeta as relações interpessoais, porque enquanto 118 entrevistados disseram que o atendimento ao cliente e as relações com o cliente eram muito estressantes e outros 26 disseram que resolver as reclamações dos clientes era estressante, 84 disseram que os relacionamentos dentro da própria empresa eram ruins.

Por outro lado, nem todas as pessoas consideram esse fato como uma fonte de estresse já que 52 disseram que achavam bom trabalhar próximos de seus colegas de trabalho.

Outros fatores de trabalho indutores de estresse menos proeminentes que estavam na lista dos 10 primeiros, mas que estavam todos nos quatro últimos, tinham apenas tarefas simples para fazer (25 entrevistados), não tinha flexibilidade (24 entrevistados), tinha muita responsabilidade (23 entrevistados) e tinha necessidade de atividade física (11 entrevistados).

Como essas são as qualidades de um trabalho que os entrevistados disseram que causam estresse, podemos apenas presumir que os trabalhos menos estressantes não requerem muitas dessas coisas. Vamos examinar os cinco primeiros e descobrir suas características.

5. Servir mesas em restaurantes

Imagem: Pakutaso

Uma vez que é um trabalho que requer atividade física bastante extenuante e interação constante com os clientes, este é uma surpresa. No entanto, a falta de prazos e cotas provavelmente ajuda a diminuir o nível de estresse para esses empregos.

Algumas das razões pelas quais os entrevistados escolheram este como um trabalho de baixo estresse foram: “Eu amo comida e amo as pessoas”, “Quando as pessoas (clientes) diziam que a comida parecia boa ou me agradeciam, eu me sentia feliz e encorajado” e “As responsabilidades do trabalho eram padronizadas e portanto, fáceis de entender. ”

Se você gosta de lidar com o público em geral, os tipos de interação que teria com os clientes em um restaurante podem ser mais motivadores do que estressantes; portanto, dependendo da sua personalidade, servir à mesa pode ser um trabalho com muito pouco estresse.

Considerando que os japoneses costumam ser muito educados e menos exigentes do que muitos clientes de outras nacionalidades, servir mesas no Japão pode ser uma ocupação muito menos estressante do que nós, expatriados, estaríamos inclinados a pensar.

4. Entrada de dados (Data entry)

Imagem: Pakutaso

Em 4° lugar está a entrada de dados, geralmente sem prazos estressantes e totalmente desprovida de cotas. Uma das razões para escolher este trabalho foi: “Posso fazê-lo sem pensar muito e no meu próprio ritmo” e “Na verdade, não preciso me comunicar muito”.

Embora algumas pessoas possam achar que trabalhar com entrada de dados seja monótono e entediante, outras podem saborear a quietude e a falta de interação humana, então podemos ver por que este trabalho foi escolhido como uma opção de baixo estresse.

3. Vendas

Imagem: photo-ac.com

De forma totalmente inesperada, as vendas entraram na lista e está nada menos do que entre as três primeiras. Mas não fique muito surpreso; nesse caso, “vendas” se refere a empregos no varejo, tais como um vendedor de roupas ou produtos alimentícios.

Para muitos, a “falta de cotas de vendas rígidas” nesses empregos foi um traço definidor que os torna de baixo estresse, apesar de serem altamente orientados para o serviço ao cliente.

Porém, esse trabalho provou ser popular entre os extrovertidos, pois os entrevistados disseram coisas como: “Gosto de conversar com as pessoas”. Outros disseram que “ficam felizes em vender coisas de que gostam e, como resultado, sentem orgulho de seu trabalho“.

2. Trabalho administrativo

Imagem: Pakutaso

Em segundo lugar está o trabalho administrativo, cuja atmosfera de baixa pressão os entrevistados parecem apreciar. “Uma vez que é bastante padronizado, contanto que eu faça tudo corretamente, não há problemas”, disse um dos entrevistados.

Outro disse: “Eu posso fazer no meu próprio ritmo, então é fácil”. Outros ainda gostaram da falta de interação humana envolvida: “Eu posso fazer isso sozinho no computador”.

Estamos começando a ver um padrão aqui: os extrovertidos gostavam de empregos de baixa pressão, onde podiam conversar com as pessoas, enquanto os introvertidos gostavam de empregos de baixa pressão, onde podiam evitar as pessoas e trabalhar sozinhos em silêncio . Mas e quanto ao trabalho menos estressante escolhido pelos participantes desta pesquisa?

1. Trabalhos de armazém / fábrica

Imagem: Pakutaso

Das 532 pessoas que responderam, quase 20% disseram que os trabalhos em depósitos, armazéns ou fábricas foram os de menor estresse que já tiveram. Esses empregos também se mostraram populares entre as pessoas que preferem trabalhar sozinhas.

As razões incluíam: “Eu posso trabalhar sozinho em silêncio”, “Precisamos apenas de nos concentrar em nossa máquina e no nosso trabalho, por isso era tranquilo” e “Não era necessária nenhuma habilidade particular e nenhum esforço para fazer”.

Sem cotas ou prazos, sem competição entre colegas, sem habilidades de alto nível e resultados exigidos dos chefes, e com uma rotina regular, esses empregos são certamente de baixo estresse, embora alguns possam considerá-los um pouco monótonos.

Outros empregos que entraram na lista como trabalhos de baixa pressão, além dos cinco primeiros, incluíram recepcionistas e motoristas de caminhão / entregadores.

Imagem: Pakutaso

Existe uma teoria de gestão empresarial chamada “Modelo de Controle de Demanda de Trabalho”, que teoriza que o nível de estresse no trabalho de uma pessoa é afetado pelo nível de demanda do trabalho, bem como pelo grau de controle que a pessoa tem sobre ele.

De acordo com essa teoria, o tipo de trabalho mais estressante é aquele que tem um alto grau de demanda (que podem significar dificuldade, tempo, carga de trabalho, responsabilidade, trabalho físico ou o que for), mas com um baixo grau de controle (que podem significar que não tem autonomia dentro do cargo, não tem capacidade para decidir o nível de exigência ou não tem competências ou conhecimentos suficientes para concluir o trabalho).

Por outro lado, um trabalho de baixo estresse é aquele que tem baixa demanda, mas altos níveis de controle. Cada um dos trabalhos listados tem vários graus de controle, mas são todos trabalhos de baixa demanda. Portanto, no escopo deste modelo, faz todo o sentido que eles tenham sido escolhidos para estar na lista de empregos de baixo estresse.

Bem, como certamente muitas pessoas vão dizer, sim, é claro que os empregos que têm baixa demanda e alto controle podem ser diferentes de indivíduo para indivíduo, então o que torna um emprego menos estressante depende de sua própria personalidade e habilidades.

Além disso, é importante observar que um trabalho sem estresse não significa que é um trabalho satisfatório ou agradável. Na verdade, algumas pessoas podem achar um trabalho de baixa demanda, enfadonho e monótono e podem sentir necessidade de um trabalho com alta demanda, bem como de um alto grau de controle para se sentirem realmente motivadas.

E quanto ao seu trabalho? Você está perdendo tempo em um emprego de baixa demanda e desfrutando de uma vida profissional sem estresse? Ou você fica estressado com prazos e horas extras o tempo todo? Se você está estressado, tente descobrir se há algo que possa ajustar para se adequar melhor no seu ambiente de trabalho ou na sua vida profissional.

Fonte: soranews24.com
Imagem do topo: Pakutaso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *