Por que os doramas japoneses são tão diferentes dos estrangeiros?


Por que os doramas japoneses são tão diferentes dos estrangeiros

Os doramas da TV japonesa, os famosos J-dramas, são muito diferentes dos americanos e estrangeiros em geral. Conheça as principais diferenças.

Se você assistiu a muitos dramas de TV japoneses, provavelmente percebeu que eles dificilmente ultrapassam 12 episódios. Além disso, também deve ter notado que certas situações e tipos de personagens aparecem repetidamente em diversos doramas.

Alguns dos enredos mais consagrados são o “funcionário novo desajeitado”, mas ao mesmo tempo sério, com um chefe severo, mas atencioso, adolescentes loucamente apaixonados cujo romance é abruptamente interrompido por uma doença misteriosa, entre outros.

Mas e se mudarmos a perspectiva? O que os telespectadores japoneses acham das séries de TV estrangeiras, especialmente americanas? Para descobrir, o jornalista japonês Takashi Harada, comenta as principais diferenças entre dramas de TV japoneses e estrangeiros.


Cenas de Hana Yori Dango, um dorama que fez muito sucesso no Japão

Os dramas de TV estrangeiros se empenham em sua produção e as sequências de abertura são muito legais e impactantes. Já os dramas da TV japonesa quase sempre incluem uma música pop de um artista popular como tema de abertura, que na maioria das vezes contem algumas cenas prolongadas do elenco enquanto a música tema é reproduzida.

Nos seriados americanos e ocidentais em geral, os personagens enfrentam uma série interminável de tramas. Já os dramas japoneses são mais objetivos afinal por terem no máximo 10 ou 11 capítulos, é complicado desenvolver vários conflitos ao longo da história.

Mas caso algum deles alcance um grande sucesso, é bem provável que terá uma sequência mais tarde, seja através de um filme ou de outra temporada. No entanto, cada temporada costuma ter uma história independente, e assim o intenso acúmulo de desafios e riscos sempre crescentes em dramas da TV americana geralmente não acontece nos doramas japoneses.

Takashi comenta que nos seriados americanos, é comum personagens guardarem seus remédios em um armário do banheiro. Já nos dramas japoneses, os remédios costumam ser guardados em uma caixa. Bem, os banheiros japoneses nem sempre têm muito espaço, bem diferente das casas americanas que geralmente dispõem de grandes armários.

Segundo Takashi, nos seriados americanos as roupas das personagens femininas costumam ser muito decotadas ao contrário dos doramas japoneses. Pode parecer um pouco contraditório Takashi se assustar com isso, considerando o fato de que o Japão tem uma série de programas de TV noturnos onde é comum vermos a participação de meninas de biquini.

Por que os doramas japoneses são tão diferentes dos estrangeiro

J-drama Atelier, disponível na Netflix

No entanto, os dpramas japoneses geralmente refletem as tendências da moda do dia a dia e, embora usar uma saia ou shorts curtos não seja considerado escandaloso no Japão, tops com decote moderado são considerados ousados, especialmente em um ambiente de trabalho.

Outra observação de Takashi é que quando há crianças nas tramas de seriados americanos e eventualmente são punidas pelos pais, o castigo é não sair de casa. Crianças sendo castigadas pelos pais é outra coisa que você não verá com muita frequência nos dramas da TV japonesa. Os filhos geralmente são retratados como sérios e puros, e aqueles com tendências rebeldes quase sempre vêm de lares desestruturados onde há pouco envolvimento dos pais.

Por que os doramas japoneses são tão diferentes dos estrangeiros

Cena do dorama Mother que contou com a bela atuação da atriz mirim Ashida Mana

E, por último, todos aqueles beijos que ocorrem nos seriados americanos realmente é um contraste bastante gritante. Com apenas 12 episódios, os dramas da TV japonesa tendem a colocar seu foco principal na construção de dois personagens que percebem que se amam.

Quando os dois confessam seu amor, significa que a temporada está quase acabando, e um beijo moderado é muitas vezes tudo o que o público conseguirá ver. Não espere demonstrações mais íntimas de afeto físico do casal pois esse tipo de coisa geralmente não é exibido.

Por que os doramas japoneses são tão diferentes dos estrangeiros

Cena do dorama Itazura no Kiss, com um típico beijo nipônico

Mas como Takashi menciona com o ponto final de sua lista, depois de assistir ao primeiro episódio de uma série americana, você fica viciado e quer ver a série inteira. Enfim, apesar de serem tão diferentes, ambos possuem razões convincentes para continuarmos assistindo.

E você o que acha dos doramas japoneses? 🙂 Concorda com essas diferenças citadas por Takashi entre doramas japoneses e estrangeiros? Deixe sua opinião abaixo!

Fonte: soranews24.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *