Ritsurin Koen, um belo jardim cênico em Takamatsu


Ritsurin koen

Ritsurin Koen, um belo jardim cênico em Takamatsu

Uma das coisas que mais encantam no Japão é a sua cultura diversa e única, onde cada detalhe é valorizado. Podemos sentir especialmente por seus jardins tradicionais, onde a principal marca é o seu sentido de estética aliada a sua rica história. Um exemplo é o Ritsurin Koen, localizado na cidade de Takamatsu, província de Kagawa, Ilha Shikoku, local conhecido por sua beleza cênica.

Ritsurin Park (栗林公園) é considerado um dos mais belos parques do Japão e é também chamado de Jardim Castanha, devido aos castanheiros que foram dados como presentes para um senhor feudal que governava a região séculos atrás. O parque abrange cerca de 75 hectares e seu paisagismo começou em 1642 e levou nada mais nada menos do que 100 anos para ser concluído.

Ritsurin koen

O parque também recebeu uma classificação de três estrelas pelo “Le Guide Vert Michelin”, um conceituado guia de pontos turísticos.

O que faz o parque tão especial é com certeza seus jardins elaborados estilo daimyo, alguns dos quais foram construídos durante o Período Edo, e especialmente a bela paisagem que cerca os jardins, onde há 6 lagos, colinas artificiais e 13 casas de chá tradicionais.

A montanha Shiun-zan ao fundo, completa o cenário paisagista, deixando-a ainda mais pitoresca e digna de uma obra-prima japonesa. E o interessante é que essa técnica de usar cenários como montanhas à distância no projeto de um jardim tem nome e é conhecido como jardins de estilo Shakkei.

O jardim na parte sul do parque é tipicamente japonês e há uma pequena casa conhecida como Kikugetsu-tei, usado para a cerimônia do chá. Está localizado perto do lago, coberto por um caramanchão, onde as pessoas se sentam para apreciar a beleza da lua cheia no outono durante o festival Tsukimi.

Takamatsu garden

Ritsurin koen

Um pouco mais sobre Takamatsu

Takamatsu é uma cidade localizada no centro de Kagawa, na ilha de Shikoku, no Japão, e é a sede do governo da província. É nesta cidade que está localizado o principal porto no mar interno de Seto, que também é o porto com menor distância entre a ilha de Honshu e ilha de Shikoku. Por esta razão, a cidade foi escolhida para ser a sede do Daimyo (senhor feudal) no século 16.

Localizado junto ao mar, o castelo de Takamatsu foi construído em 1590, mas a torre de castelo, originalmente usado como o símbolo da cidade foi destruída durante o Período Meiji. Sobraram muitas ruínas em volta do castelo e o terreno ao redor do castelo foi transformado atualmente em um parque.

Castelo de Takamatsu

Com o passar do tempo, o paisagismo no parque de Ritsurin foi sendo realizada por sucessivas famílias que dominaram a região e foi concluída 1 século depois da sua construção original pela família Matsudaira, ficando em propriedade privada da família até a Restauração Meiji. Somente em 1875 que o parque foi aberto ao público para visitação.

Ritsurin koen

Ritsurin Park é magnífico em todas as estações: Durante a primavera, flores de ameixeiras e cerejeiras dão ao parque um ar delicado. Flores de Íris e lótus florescem durante o verão nos lagos. Durante o Outono, as folhas com tons de laranja ferrugem, vermelhos profundos e amarelos vibrantes tornam a paisagem inesquecível. Até no inverno, o parque continua belo, com suas belas camélias.

Ritsurin Koen em Takamatsu

Como chegar no Ritsuirin Koen

Chegar ao Ritsurin Park não é difícil, se considerarmos que o sistema de transporte público no Japão é eficiente. Dá para ir de avião até a cidade de Takamatsu de qualquer um dos principais aeroportos do Japão. Você também pode optar por fazer a travessia de balsa no Mar interior de Seto para a cidade de Takamatsu, ou até mesmo ir de trem através da Linha Marine.

Uma vez na cidade de Takamatsu, você pode pegar o trem JR Ritsurin-koen Kitaguchi, que fica a apenas três minutos de caminhada do Parque. Há ainda quem prefira alugar uma bicicleta ou caminhar a pé. O parque fica a cerca de 2 km da estação de Takamatsu e funciona das 07:00 às 17:00, dependendo da temporada.

Informações
Endereço: 1-20-16 Ritsurin-cho, Takamatsu-shi, Kagawa
Ingresso: ¥ 400 (pode haver taxas adicionais para outras atividades)
Aberto durante todo o ano
Site oficial do Ritsurin Koen

Quer Aprender Japonês?

8 Comentários

  1. Douglas

    O parque é muito bonito, as pontes curvadas são tão lindas, o lago/rio tem uma cor bem forte e bonita. Deve ser bem mais bonito na primavera ou coberto de neve (neva nessa área?) . ^_^
    o castelo de Takamatsu me faz lembrar os jogos de sumurai (samurai warrios e alguns outros), me impressionei com a idade desse castelo O_O
    Obrigado por se dedicar tanto, tem até como chegar O_O
    Abraços, gosto muito daqui!

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    O parque é realmente belíssimo né… Quanto à neve, nesta região é quase inexistente por ser uma região localizada mais ao sul do Japão, onde o clima é mais quente. Talvez caia somente nos cumes das montanhas ao redor do parque. Que bom que você gostou do artigo… sempre me esforço para tentar colocar algo completo, embora muitas vezes o tempo seja curto… Abraços!

  3. Pingback: Yasuhiro Suzuki e seu barco em forma de zíper | Curiosidades do Japão

  4. Auxiliadora

    Estou maravilhada com o que vejo e aprendo sobre o Japão.
    Parques maravilhosos, aliados à alta tecnologia japonesa e,
    principalmente, o respeito às tradições.
    Matérias lindíssimas. Só tenho a agradecer.

  5. Japão em Foco

    Oi Auxiliadora!
    Que bom que está gostando dos artigos postados aqui no blog! 🙂
    Se puder, ajude a compartilha-lo com outras pessoas para que todos possam conhecer um pouquinho da cultura japonesa! Seja bem vinda sempre por aqui! Abraços!

  6. Pingback: Koyo, as folhas coloridas do outono japonês | Curiosidades do Japão

  7. may

    Só hoje estou lendo este artigo, foi ótimo saber pois agora estou morando em Kagawa e já sei onde posso passear no próximo feriadão, em agosto…
    Obrigada!

  8. Maria Santos

    Mais um lugar lindo pra se conhecer no Japão. É do tipo de lugar que nos descarrega de qualquer energia negativa pelo contato com toda essa beleza e energia que a natureza nos passa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *