Yasuhiro Suzuki e seu barco em forma de zíper

Zip-Boat-by-Yasuhiro-Suzuki-1-570x361

Yasuhiro Suzuki e seu barco em forma de zíper
Como sabemos, os japoneses são mestres em “criatividade” e estão sempre se superando nesse quesito, seja para o bem ou para o mal. Um exemplo disso é o barco com o formato inusitado de um puxador de zíper criado para participar do Festival Internacional Setouchi de Arte, do artista japonês Yasuhiro Suzuki.

Se formos levar em conta os dados técnicos e mecânicos, esse barco não tem nada de especial. O seu grande atributo é mesmo seu designer, que quando está em movimento ou seja, deslizando pelas águas, dá a impressão de um zíper abrindo os mares. Mas para termos essa real impressão, a visão deve ser aérea.

A ideia se torna ainda mais interessante, se entendermos que o grande oceano é um imenso “blue jeans”. O pessoal gostou tanto que a lancha, após testes para garantir sua segurança, hoje tem sido usada para transportar passageiros entre a cidade de Takamatsu e ilha de Megijima.

Assista ao vídeo

Conheça também outro veículo inusitado no Japão:
Sky Duck, o veículo anfíbio japonês

Setouchi Festival Internacional de Arte

Nesse evento que ocorreu em 2010, com o tema “Aventura no mar”, 75 artistas se apresentaram em 16 eventos em 18 países diferentes como Japão, França, Indonésia, China, Espanha, Portugal, Bélgica, Coreia, Dinamarca, Alemanha… A ideia é preservar as culturas das ilhas que fazem parte do Seto Inland Sea.

O Seto Inland Sea é o trecho do mar que separa Honshu , Shikoku e Kyushu, três das principais ilhas do Japão. Ele serve como uma internacional hidrovia, ligando o Oceano Pacífico ao Mar do Japão.

As ilhas ao redor do “Seto Inland Sea“, vem perdendo com o passar do tempo, suas características originais, devido à crescente homogeneização e globalização dos dias atuais e também por causa do envelhecimento e diminuição da população e o declínio da vitalidade da área local.

Os organizadores estão mantendo o Festival Internacional Setouchi de Arte na esperança de trazer essa vitalidade de volta, onde a bela natureza é sincronizada com as pessoas que habitam essas áreas.

O objetivo do Festival é não deixar morrer toda a beleza das paisagens e da cultura que acercam o “Seto Inland Sea” ou “Mar da Esperança” como também é chamado.

O Festival Internacional Setouchi de Arte combina costumes populares, entretenimento, festas e as características regionais que transcenderam as idades com a arte, arquitetura e drama que evocam o sentimento de nossos tempos contemporâneos. É um projeto que transmite os encantos do mar interno de Seto diretamente para o mundo inteiro.

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Pingback: Sky Duck, o ônibus anfíbio japonês | Curiosidades do Japão

  2. Pingback: Ponte do Arco-íris em Tóquio (Rainbow Bridge) | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *