Shitennoji, o templo budista mais antigo do Japão


Shitennoji, o templo budista mais antigo do Japão

Shitennoji (四天王寺) é considerado o templo budista mais antigo oficialmente administrado no Japão, fundado em 593 pelo príncipe Shotoku, que apoiou a introdução do budismo no Japão. Embora os edifícios do templo tenham sido incendiados várias vezes ao longo dos séculos, eles foram sempre cuidadosamente reconstruídos para refletir o projeto original do século VI.

O templo Shitennoji foi dedicado aos quatro Guardião Reis, ou Shitenno. Está localizado na cidade de Osaka, na área denominada Tennoji, perto de Shisenkai. Para chegar lá, basta dez minutos de caminhada ao norte da estação JR Tennoji (JR Loop Line) ou a uma curta caminhada da Estação Shitennoji-mae-Yuhigaoka, na Linha de Metrô Tanimachi.

Próximo ao templo, encontramos o Gokuraku-jodo Garden concebido com base nas descrições do Paraíso Ocidental do Buda Amida. Tem ainda a Casa do Tesouro que exibe pinturas, escrituras e outros pertences valiosos do templo em exposições temáticas sazonais.

Shitennoji Temple, Gokuraku-jodo Garden, Osaka

Dentro do complexo do templo, encontramos um pagoda de cinco andares e o Salão Principal (Kondo), no qual o príncipe Shotoku é consagrado com uma estátua Kannon. O local é muito popular, e recebe milhares de visitates durante todo o ano, especialmente durante eventos religiosos ou históricos como a comemoração da morte do príncipe Shotoku.

No templo foram estimados vários objetos de grande relevância artística ou histórica ao longo de sua história de 1.400 anos, como a lendária espada empunhada pelo príncipe Shotoku (Heishishorinken e Shichiseiken) e inúmeros exemplos de arte budista em vários períodos da história japonesa. Alguns deles podem ser vistos nas áreas expostas ao pagar a visita.

Esses objetos foram classificados como importantes propriedades culturais e intangíveis pelo governo japonês, assim como estruturas do complexo como o torii de pedra (ishinotorii), original do período Kamakura, o Rokujido (em frente ao lago de tartarugas) e Ganzan daishido, do período Edo, que segundo as crenças locais ajudaram a evitar as calamidades até agora.

Shitennoji, o templo budista mais antigo do Japão

Assim como aconteceu com outros templos no Japão, ao longo de sua história vários edifícios e estruturas foram destruídas por incêndios, guerras e outros desastres, mas a estrutura atual se mantem desde 1963, quando foi reconstruída pela a última vez.

Os jardins exteriores do templo são livres para entrar, mas é preciso pagar uma taxa para entrar no recinto interior. Confira abaixo, alguns dos edifícios que formam o complexo do templo:

Ishinotorii, um torii de pedra construído pelo monge ordenado Ninsho e situado na entrada ocidental do templo. Desde os tempos antigos, acreditava-se que este era o portão de entrada a leste do paraíso. Por que por mais de mil anos ocupou o nissokan, uma cerimônia solene em que as pessoas rezam ao pôr do sol nos dias entre os equinócios de primavera e outono.

Garan é o nome do invólucro interior. Este edifício é um exemplo claro dos antigos templos budistas do Japão, composto pelo pagoda de cinco andares, o salão principal (Kondo) e sala de reuniões (Kodo), cercado por um muro que os rodeia completamente.

Kondo é o principal templo do complexo e dentro da estátua do príncipe Shotoku em sua encarnação como Guze Kannon (Buda da Expiação Infinita), cercado pelos quatro Guardião Reis.

Rokujido, em frente a um lago com tartarugas, contém uma estátua do Buda e foi criado pelo fundador da seita do budismo Tendai. O prédio tem um design idêntico ao templo de Enryaku-ji, no Monte Hiei, que faz parte da mesma seita.

Honbo Teien é um jardim com base no conceito do Jardim do Paraíso e contém plantas que florescem em diferentes épocas do ano, como flores de cerejeira e flores de lótus.

Informações importantes:

Endereço: 1-11-18 Shitennoji, Tennoji Ward, Osaka, Osaka ken 543-0051, Japão [Mapa]
Taxas de entrada: 300 ienes (recinto interno), 300 ienes (Gokuraku-jodo Garden), 500 ienes (Casa do Tesouro)
Homepage: http://www.shitennoji.or.jp/

Fontes: japan-guide.com, viajesporjapon.wordpress.com

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *