Os Mais Belos Jardins de Flor de Lótus do Japão


Jardins de Lótus no Japão

Os Mais Belos Jardins de Flor de Lótus no Japão
A flor de Lótus, chamada no Japão como “Hasu no Hana” (ハスの花), tem uma beleza excepcional, além de um grande significado na cultura oriental. A principal razão é porque suas raízes nascem em meio ao lodo e seu caule se desenvolve até o botão da flor surgir na superfície e desabrochar ao sol.

À noite as pétalas da flor se fecham e a flor mergulha debaixo d’água. E quando o dia amanhece, a flor de lótus recomeça seu ciclo, levantando-se das profundezas até ressurgir à superfície. O simbolismo está na sua capacidade de enfrentar a escuridão e florescer tão limpa, imaculada e formosa.

No Japão, existem muitos locais onde podemos apreciar jardins repletos de flor-de-lótus. O cultivo dessas flores é comum pois suas raízes (Renkon) são usadas como ingrediente em diversos pratos japoneses. A floração da flor-de-lótus ocorre entre meados de julho e meados de agosto.

Se você gosta das flores de lótus, confira 10 locais onde poderá ver de pertinho essa belezura toda. Muitos estão situados dentro de parques ou em lagoas próximas à templos e santuários. Mas lembre-se de chegar bem cedo caso queira ter a experiência de ver suas pétalas abrirem.

1. Sankei-en Garden, em Yokohama (Kanagawa)

Sankei-en Garden (http://p.booklog.jp)

Sankei-en Garden é um jardim belíssimo localizado em Yokohama, província de Kanagawa. Este jardim possui um lago repleto de encantadoras flores de lótus. O jardim fica do lado direito do parque, logo após o portão de entrada. A melhor hora para ver as flores é entre 7 e 9 da manhã.

Além disso, existem muitas outras coisas pra se ver no Sankei-en Garden, como templos, casas de chá, estátuas de divindades budistas, etc. Muito bom para um passeio relaxante à pé.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 58-1 Honmoku-Sannotani, Naka-ku, Yokohama 231-0824, Kanagawa
Telefone: +81 45-621-0634
Site: http://www.sankeien.or.jp/

2. Santuário Tsurugaoka Hachimangu, em Kamakura (Kanagawa)

Santuário Tsurugaoka Hachimangu (http://ameblo.jp)

Santuário Tsurugaoka Hachimangu também está localizado na província de Kanagawa e é o santuário xintoísta mais importante da cidade de Kamakura, construído em 1063. As flores-de lótus nascem na lagoa Genpei e estão em plena floração durantes os meses de julho e agosto.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 2 Chome-1-31 Yukinoshita, Kamakura, Kanagawa Prefecture 248-8588
Telefone: +81 467-22-0315
https://www.hachimangu.or.jp/

3. Lagoa Shinobazu, Ueno Koen (Tóquio)

Ueno Koen (http://blogs.yahoo.co.jp)

Ueno Koen é um dos parques mais famosos de Tóquio. Neste parque podemos ver a natureza em ação durante as 4 estações. Durante o verão, o destaque vai para as belíssimas flores de lótus que florescem em abundância durante os meses de julho e agosto na lagoa Shinobazu, localizado ao sul-oeste do parque. Se você mora perto de Tóquio, vale a pena dar uma passadinha no parque.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: Ueno-Koen Ikenohata 3-chome, Taito Ward
Telefone: +81 3-3828-5644
Site: http://www.kensetsu.metro.tokyo.jp/toubuk/ueno/index_top.html

4. Kodaihasu no sato, em Gyoda (Saitama)

Kodaihasu no sato, em Gyoda (http://seesaa.net)

Kodaihasu no Sato (Antiga Lagoa de Lótus) é praticamente um santuário das flores de lótus, localizado em Gyoda, província de Saitama.

São cerca 120.000 flores de lótus de 42 tipos diferentes. A melhor época para ver as flores é entre o início de junho e início de agosto.

Dizem que as sementes foram encontradas durante um trabalho de escavação em Chiba e foram germinadas e plantadas no jardim de Gyoda. Foi quando perceberam que as sementes tinham entre 1.400 a 3.000 anos e que se tratava de uma espécie de flor de lótus já extinta.

A melhor época para visitar o parque é na parte da manhã, quando as pétalas das flores desabrocham.

No local tem uma torre de observação, e no primeiro andar da torre tem um museu sobre a flor de lótus. As lagoas são belíssimas e no local também encontramos Tanbo Art (Arte em arrozal).


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 2375 Kobari, Gyoda-shi
Telefone: 048 559 0770
Site: http://www.ikiiki-zaidan.or.jp/kodaihasu/

5. Hanahasu Koen, Minami Echizen (Fukui)

Minami Echizen (http://minamiechizen.com)

Hanahasu Koen, localizado em Minami Echizen, província de Fukui, é famoso por ter a maior área de cultivo de flores de lótus do Japão. O Lotus Park (Hanahasu Koen) apresenta 120 variedades de lótus do mundo todo que florescem todos os anos entre meados de julho e meados de agosto.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: Fukui-ken Nanjo-gun Minamiechizen-cho Nakagoya Hana-Hasu Koen
Telefone: 0778-47-3368
Site: http://www.minamiechizen.com/tabid/140/Default.aspx

6. Lotus Garden em Yamaga (Kumamoto)

Kao Satoyama hasu matsuri (http://seesaa.net)

Em Yamaga, província de Kumamoto, há uma área com cerca de 13 tipos de flores de lótus, incluindo a Lótus Oga que dizem ter mais de 2.000 anos de idade. As sementes são do período de Jomon e foram achadas pelo Dr. Ichiro Oga em 1951, durante uma escavação em um sítio pré-histórico em Chiba.

Durante o mês de julho tem um festival chamado Kao Satoyama Hasu Matsuri, com barraquinhas de comida, loja de souvenirs e atividades de lazer para crianças e adultos, incluindo concurso de desenho e concurso de fotos e haicais. Pra quem deseja fotografar as flores, recomenda-se ir bem cedo.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: Yamaga City Kao General Branch
Telefone:0968-36-3111
Site: http://www.yamaga-kankoh.hinokuni-net.jp/

7. Heian Jingu Garden (Kyoto)

Heian Jingu (http://blogs.yahoo.co.jp)

Heian Jingu é um santuário impressionante em Kyoto, conhecido por suas cerejeiras que florescem durante a primavera. Mas no verão, quem brilha são as flores de lótus que enfeitam as lagoas do Jardim Shin’en, localizado ao redor do santuário. Vale a pena conferir de pertinho.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 〒606-8341 Sakyo-ku, Kyoto Okazakinishiten’no cho
Telefone: 075-761-0221
Site: http://www.heianjingu.or.jp/

8. Lagos Izunuma e Uchinuma (Miyagi)

Lagos Izunuma e Uchinuma, Miyagi (http://nippon-kichi.jp)

Izunuma e Uchinuma são dois lagos pantanosos localizados no norte da província de Miyagi. São considerados valiosos tesouros de recursos naturais, além de serem repletos de flor de lótus. Durante o verão, os turistas podem fazer um tour de barco para apreciar as lindas flores aquáticas.

Entre o final de julho e final de agosto, época em que as flores de lótus estão em plena floração, ocorre o Izunuma-Uchinuma Hasu Matsuri. As flores de cor rosa pálida com suas folhas verdes fazem um belo contraste com céu azul claro. Se tiver oportunidade, vale a pena conhecer o festival.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 〒989-5612 Kurihara, Miyagi
Telefone: 0228-22-1151
Site: http://www.kuriharacity.jp/index.cfm/12,538,78,194,html

9. Shiro-numa Hasu Matsuri (Gunma)

Jonuma Summer Lotus Flower Festival (http://visitgunma.jp)

Jonuma e Kojonuma são duas lagoas situadas no Tsutsujigaoka Koen em Tatebayashi. Este parque fica próximo à Câmara Municipal da cidade e é famosa por suas azaleias. As lagoas do parque ficam repletas de flores de lótus de 200 variedades. Entre 10 de julho e 15 de agosto, ocorre o Shiro-numa Hasu Matsuri, um festival onde é possível fazer um cruzeiro de barco por entre as flores.

Ainda em Gunma, na cidade de Isesaki, acontece o Akabori Lotus Garden Festival no dia 19 de julho, no antigo fosso das ruínas do castelo Tenbaku, construído durante o período Muromachi (1338-1573). A melhor época para ver as belas flores é na parte da manhã, entre 7 e 10 horas.


Link do vídeo (Youtube)

Endereço: Akabori Lotus Garden: 301 Iso-cho, Isesaki-shi, Gunma
Jonuma Summer Lotus Flower Festival: 3128-5 Hanayama-cho, Tatebayashi-shi, Gunma
Site: http://www.city.isesaki.lg.jp/www/contents/1000000345000/index.html
Site: http://www.utyututuji.jp/season-summer.html

10. Chiba Koen (Chiba)

Chiba Koen (http://city.chiba.jp)

Chiba Koen está localizado perto da Estação de Chiba e possui uma bela lagoa com cerca de 500 flores de lótus que florescem a partir de meados de junho e início de julho. O parque é famoso por seu paisagismo, além de lagos e passeios de barco. É um ótimo local para tirar boas fotos da natureza.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: Chiba City Chuo-ku Benten 3-1-1
Telefone: 043-251-5103
Site: http://www.city.chiba.jp/toshi/koenryokuchi/kanri/chuo-inage/chibakouen.html

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *