15 Sugestões de Livros Relacionados ao Japão


Sugestões de Livros japoneses

Sugestões de Livros relacionados ao Japão
Muitas pessoas me perguntam sobre sugestões de livros, então resolvi deixar registrado alguns livros que eu indico para quem quer conhecer as nuances culturais do Japão e assim entender melhor sobre esse universo nipônico e suas características culturais, históricas ou mesmo características atuais relacionadas à cultura pop.

Espero que goste das sugestões e caso você já tenha lido algum dos livros mencionados aqui, deixe sua opinião sobre o livro, se gostou, se não gostou e se vale a pena a leitura. Aproveite também para deixar suas dicas de livros relacionados à cultura japonesa.

1 Litro de Lágrimas 1 Litro de Lágrimas (Aya Kito)
Aya era apenas uma menina quando os primeiro sintomas da doença começaram a aparecer. Em sua inocência Aya às vezes retratava a doença como um vilão que ela devia vencer e resistir, em outras se questionava sobre os motivos de ter sido ‘escolhida’. 1 Litro de Lágrimas é uma comovente história de alguém que lutou até o final por cada minuto. É sem dúvidas, uma verdadeira lição de vida.
Ver preço e informações técnicas
O cão que guarda as estrelas O cão que guarda as estrelas (Takashi Murakami)
A história é bastante emotiva, pois conta uma aventura vivida por dois companheiros, um simples senhor, sem dinheiro, emprego, ou família, e seu cachorro, que farão o possível para viver e sobreviver a sua “viagem” pelo interior do Japão. O grande diferencial da narrativa fica por conta dos acontecimentos que são vistos sempre pelo olhar do cachorro e pela sua perspectiva dos fatos. Ver preço e informações técnicas
Livro 47 Ronins 47 Ronins (John Allyn)
O livro remonta o Japão medieval, mais precisamente o ano de 1701, quando 47 homens, rebaixados à condição de ronins (samurais sem mestre), tentam vingar a morte de seu mestre, em um complexo jogo de lealdade e honra, ainda que para isso seja necessário desafiar ordens do poderoso xogum. Este livro tornou-se em uma das mais belas e famosas lendas da história japonesa
Ver preço e informações técnicas
Corações Sujos Corações Sujos (Fernando Morais)
Neste livro, Fernando Morais busca reconstituir o Shindô Remmei, que nasceu em São Paulo após o fim da Segunda Guerra, em 1945. A colônia japonesa no Brasil dividiu-se em dois grupos: Os katigumi, os ‘vitoristas’, que não acreditavam na rendição do Japão na Segunda Guerra e os makegumi, os ‘derrotistas’, apelidados de ‘corações sujos’. Vale a pena também assistir o filme com o mesmo nome.
Ver preço e informações técnicas
As melhores histórias da mitologia japonesa As Melhores Histórias da Mitologia Japonesa
O livro reúne diversos mitos como Yari Ameno Nuboko, a criadora do Japão; a instalação do Panteão Divino no céu japonês (Takaamahara); a expulsão do deus Susanowo dos céus, e a descida Amaterasu à Terra. A fonte principal da história e da mitologia japonesa é o Kojiki (Registro de Assuntos Antigos), tido como o primeiro livro de crônicas do Japão, e complementado pelo Nihon Shoki (Crônicas do Japão), o segundo livro japonês mais antigo.
Ver preço e informações técnicas
Arigatô Arigatô – A Emocionante História dos Imigrantes Japoneses no Brasil
Escrito em japonês e português, a obra, de autoria dos jornalistas Jhony Arai e Cesar Hirasaki, narra a trajetória dos imigrantes nipônicos desde a chegada do primeiro navio japonês, o Kasato Maru, em 1908. Da dura vida nas fazendas de café, os primeiros trabalhos nas cidades, as dificuldades.
Ver preço e informações técnicas
Livro MUSASHI Musashi
Trata-se de uma das obras literárias mais vendidas no Japão. O obra é dividida em sete partes: A Terra, A Água, O Fogo, O Vento, O Céu, As Duas Forças e A Harmonia Final. O cenário se passa no século XVI e narra a história de Miyamoto Musashi, um samurai selvagem e sanguinário que transforma-se aos poucos em guerreiro equilibrado e evoluído.
Ver preço e informações técnicas
Herois dos Animes Herois dos Animes (André Morelli)
Nessa série do jornalista André Morelli você verá curiosidades muito interessantes a respeito de cercas de 209 animes (desenhos japoneses) tais como nomes originais das séries, trama, data de lançamento, etc. Com certeza uma obra prima que todos os fãs da cultura pop devem ter.
Ver preço e informações técnicas
Beleza e Tristeza Beleza e Tristeza (Yasunari Kawabata)
Em “Beleza e Tristeza”, Yasunari Kawabata aborda a sublimação do amor frente ao medo e aos preconceitos da sociedade japonesa. Em sua literatura, as tradições, os ritos e as imagens de seu país se transformam em metáforas, versando sobre a fragilidade da beleza e a melancolia presente na natureza, além da imprevisibilidade muitas vezes cruel do destino humano.
Ver preço e informações técnicas
O Livro do Chá O Livro do Chá (Kakuzo Okakura)
‘O livro do chá’ é muito mais que um livro explicativo sobre chanoyu, a cerimônia do chá. Trata-se de um texto reflexivo sobre o impacto inicial da progressiva ‘ocidentalização’ durante a Era Meiji e sobre o ponto de equilíbrio a ser alcançado entre renovação e tradição.
Ver preço e informações técnicas
As irmãs Makioka As irmãs Makioka (Tanizaki Junichiro)
‘As irmãs Makioka’ traça um sutil e complexo perfil da sociedade japonesa durante os anos 1930 e aborda uma série de conflitos entre os valores japoneses e os ocidentais e entre a tradição e a modernidade. Trata-se de um romance que retrata a vida de uma abastada família da região de Kyoto e Osaka.
Ver preço e informações técnicas
Battle Royale Battle Royale (Koushun Takami)
O livro, intitulado ‘Battle Royale’, só seria lançado em 1999, espalhando um rastro de polêmica – vendeu mais de 1 milhão de exemplares e foi comentado no Japão inteiro. A repercussão foi tão intensa que apenas um ano depois já eram lançadas as adaptações da história para o cinema e para os mangás – mais tarde, viriam sequências tanto na tela grande como nos quadrinhos.
Ver preço e informações técnicas
A Casa das Belas Adormecidas, de Yasunari Kawabata A Casa das Belas Adormecidas (Kawabata Yasunari)
Imbuída de erotismo, esta obra, escrita em 1961, conta a história de Eguchi, um senhor de 67 anos que frequenta a ‘casa das belas adormecidas’, uma espécie de bordel onde moças encontram-se em sono profundo, sob efeito de narcóticos.
Ver preço e informações técnicas
Kafka à beira-mar Kafka à beira-mar
Os personagens desse romance vivem em um Japão completamente transformado pelo capitalismo e se sentem solitários, excluídos da sociedade moderna. A história tem dois protagonistas – o adolescente Kafka Tamura, que foge da casa do pai para encontrar a mãe e a irmã, e o deficiente mental Satoru Nakata, um homem de sessenta anos que conversa com gatos.
Ver preço e informações técnicas
Neve de Primavera Neve de Primavera (Mishima Yukio)
O livro faz parte da tetralogia Mar da Fertilidade, composta de quatro volumes: Neve de Primavera, Cavalo Selvagem, O Templo da Aurora e A Queda do Anjos. A história se passa em Tóquio, 1912 e retrata a vida de Kiyoaki, se vê às voltas com a tensão entre a velha e a nova aristocracia, ao mesmo tempo amando e odiando a elegante e animada Satoko Ayakura.
Ver preço e informações técnicas

Quer Aprender Japonês?

13 Comentários

  1. Flávia Aguiar

    Musashi e Corações Sujos estão entre meus livros preferidos ever… recomendo muito a leitura dos dois! Adorei o post, já vou comprar alguns dos títulos indicados!

  2. Carlos Pena

    Musashi no século XX foi duro…

  3. Recomenfo Shogun, do James Clavell, que serviu de inspiração pro Último Samurai

  4. YOSHIMI TAKIYA

    Alguém já ouviu falar do livro “Dekassegui- O Caminho do Enriquecimento” ?
    Parece que é um livro que fala de tudo sobre os “Dekasseguis”
    inclusive sobre a cultura japonesa.

  5. Yuho Morokawa

    Entre um milhão e seiscentos mil nipo-brasileiros, somente, cerca de 20 mil pessoas estudam a língua japonesa. Muitos descendentes, sanseis, yonseis, goseis deixam de conhecer a cultura japonesa. Preocupado com a situação foi lançado um livro, simples voltados para pessoas que pretendem conhecerem os pensamentos dos japoneses, com título ” Os legadosos japoneses ” atualmente o livro mais vendido entre os nipo-brasileiros.

  6. Carlos Frederico

    Conheço todos estes títulos e são ótimas sugestões. Eu do Haruki Murakami, ao invés de ‘Kafka’ iria sugerir ‘Caçando carneiros’, que acho que agradaria a um público maior, e é igualmente apaixonante, como quase tudo deste autor.

  7. Nara Leão

    Os livros são todos em português?

  8. Lincoln Aguiar

    Oi! Eu li e reli “A Casa das Belas Adormecidas” e sim, super recomendo! Kawabata é um gênio descrevendo cada detalhe, cada ato do velho Eguchi num local tão cheio de signos. Tem vezes que você chega a esquecer onde está e começa a se transportar para o quarto das Belas Adormecidas, cada uma com sua intenção e seu jeito de ser. Um livro, no mínimo, belo para os olhos e para a mente.
    E o que eu acho mais interessante é o desfecho. Ah, o desfecho… Vale muito a pena a leitura.

  9. Risa

    De todos os livros citados eu só li Battle Royale e amei. Misericórdia, que livro é esse? Simplesmente fantástico. Pra quem gosta do gênero, claro…

  10. Hudson

    Faltou memórias de uma gueixa ai 🙁

  11. Hudson

    Faltou memórias de uma gueixa 🙁

  12. MusikLy

    Eu também já li um livro sobre o Japão que adorei, chama-se “A Ultima Concubina”, de Lesley Downer. É na altura do Xogum Tokugawa Iemochi, se não me engano, na altura da guerra civil japonesa e antes da industrialização do Japão. É uma história muito linda e aconselho a leitura.

  13. Augusto Cesar

    São bons livros. Por favor estou interessado em livros que tratam dos cães na mitologia japonesa, sou adestrador de cães e o assunto me interessa. Tenho interesse em comprar esses livros. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *