Dekassegui – A Receita do Enriquecimento


LIVRO DEKASSEGUI – A RECEITA DO ENRIQUECIMENTO

DEKASSEGUI – A RECEITA DO ENRIQUECIMENTO

Com lançamento no Brasil no 17 de fevereiro na “Casa das Rosas” localizado na Avenida Paulista N°37, a partir das 18:00 horas, o primeiro livro sobre os “Dekasseguis” conta sobre a saga dos brasileiros que saíram de sua terra natal em busca de um emprego na Terra do Sol Nascente. O objetivo geralmente é a de juntar dinheiro e depois retornar ao seu país afim de investir em algum sonho ou projeto.

O termo Dekassegui apesar de ter origem japonesa, acabou entrando no dicionário de língua portuguesa. Seu significado é: “Estrangeiro com ascendentes japoneses que vai ao Japão para trabalhar”. O trabalho costuma ser braçal ou em linhas de montagens de grandes fábricas.

Inicialmente, o termo era usado para os japoneses que viviam nas zonas rurais e partiam para as cidades em busca de um emprego que lhes proporcionasse uma vida melhor para si e sua família. Essas pessoas muitas vezes sofriam discriminação pelos próprios japoneses, pois devido à falta de qualificação, trabalhavam em serviços insalubres, normalmente envolvendo trabalho braçal.

DEKASSEGUI – A RECEITA DO ENRIQUECIMENTO

Por similaridade, o termo acabou sendo “adotado” para nós descendentes ou não, pelos japoneses a partir da década de 80, que na escassez de mão de obra na indústria japonesa, deu origem a esse “boom” empregatício, levando muitos estrangeiros a trabalharem no Japão.

Na verdade, nossos antepassados, japoneses imigrantes do Brasil, foram os primeiros “Dekasseguis”, que vieram trabalhar, juntar economias e um dia voltar ao Japão para conquistar seus sonhos e projetos. Tanto aqui como lá, muita coisa não se realizou, e nossos avós acabaram ficando aqui e constituíram raízes, tornando a maior colônia de japoneses fora do Japão.

Apesar de não concretizarem seus sonhos, deixaram um grande legado e sua rica cultura e tradições se incorporaram na cultura brasileira, através da culinária japonesa tão apreciada em todo o país como em outras atividades tais como artes marciais, origami, taiko e festivais de dança e música.

Tudo isso linkado na história de um descendente filho de japonês “Nissei”, segunda geração de japoneses, que foi trabalhar inicialmente por dois anos para poder comprar um apartamento e casar com a sua namorada, o que se tornou uma “novela” ou “dorama” como dizem os japoneses e acabou virando uma história de dezesseis anos, com muitas situações, tanto cômicas como bizarras, românticas e o principal, ”Uma Grande Experiência de Vida”!

Com certeza, muitos passam, passaram ou vão passar por alguma situação descrita no livro e por este motivo todos compartilharão o mesmo sentimento transmitido através das palavras mas enfrentadas no dia a dia! Convite especial: O lançamento do livro se realizará no dia 17 de fevereiro às 18:00 horas na “Casa das Rosas”, localizado na Avenida Paulista N°37. Conto com a sua presença!

PS: Pra quem mora em Portugal e tem interesse em adquirir o livrobasta acessar o site da Editora Chiado. O livro também está disponível no formato digital (E-book).

Por Willian Yoshi Onno
Autor do Livro “Dekassegui – A Receita do Enriquecimento” que está prestes a ser lançado pela editora Chiado. Dekassegui por 16 anos no Japão, acumulou a experiência de diversas profissões e contatos com várias pessoas de descendência ou não japonesa.

O meu legado está na experiência de vida que tudo isso proporcionou e veio a fortalecer meus vínculos com a cultura e principalmente o resgate dos valores familiares e dos antepassados.

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *