Ukifune Jinnai: A lenda do Ninja Anão do Banheiro!


Conheça a história de Ukifune Jinnai O Anão Ninja do Banheiro

Ter uma pequena estatura pode ter suas vantagens, especialmente se você for um Ninja enviado para uma missão mortal. Conheça a lenda do Ninja Anão do banheiro!

A história japonesa está repleta de façanhas épicas de ninjas lendários ao longo dos tempos. Nomes como Hattori Hanzo, Goemon e outros ninjas famosos são bem conhecidos em todo o mundo. Mas há um ninja que pode ser mais incrível do que qualquer outro por pura audácia, astúcia e estatura… Seu nome é Ukifune Jinnai: O Ninja Anão do Banheiro!

Para entender quem foi Ukifune Jinnai, primeiro precisamos entender todo o contexto histórico da época. O ano é 1578 e é o último ano do período mais sangrento do Japão. Foi uma era de lendas, heróis, vilões, batalhas épicas de samurais e senhores da guerra (daimyo).

É o Sengoku Jidai (período dos Reinos Combatentes). Naquela época, não havia essencialmente nenhum governo central e o poder havia caído sobre os vários vassalos que controlavam cada um dos territórios, que estavam constantemente em guerra entre eles.

Um homem decidiu que iria conquistar todo o país. Seu nome era Oda Nobunaga. Ele era totalmente implacável quando se tratava de eliminar qualquer coisa que se interpusesse entre ele e sua ambição de governar tudo. Mas havia um impedimento que se chamava Uesugi Kenshin, um senhor da guerra que poderia se igualar a Nobunaga em batalha e ambição.

Derrota de Kenpachi

Imagem: photo-ac.com

Querendo acabar rapidamente com esse impedimento, Oda Nobunaga recrutou a ajuda do lendário clã ninja Iga. Ele ordenou que eles assassinassem Kenshin. Um esquadrão de ataque de 4 ninjas liderado por Ukifune Kenpachi se infiltrou no domínio de Kenshin.

No entanto, Kenshin tinha sua própria equipe de ninjas para protegê-lo de tal ataque. A equipe liderada por Kenpachi foi descoberta pelos ninjas de Kenshin, e você pode imaginar que uma batalha épica de grupos ninjas rivais estourou em seguida, mas no final, os ninjas de Kenpachi se deram melhor, matando os outros ninjas, utilizando-se de dardos envenenados.

Achando que a vitória estava ganha, eles continuaram a missão. Mal sabiam eles que o líder do grupo ninja adversário estava apenas se fingindo de morto, e assim que os ninjas de Kenpachi avançaram, ele despertou os guardas, cercou os ninjas e massacrou cada um deles.

A vingança de Ukifune Jinnai

Imagem: photo-ac.com

Kenpachi tinha um irmão mais novo, Ukifune Jinnai e ele era anão. Ele tinha pouco menos de 1 metro de altura. Ao saber da morte de seu irmão, Jinnai jurou vingança.

Ele começou a traçar um plano. O clã Iga não sabia como poderiam cumprir a missão dada por Nobunaga, que sentia frustrado pela emboscada não ter saído como planejara.

Kenshin, por sua vez, se manteve cercado por guardas, tanto ninjas quanto samurais. Chegar até ele parecia impossível. Isso até Jinnai propor um plano que parecia maluco, mas maluco o suficiente para funcionar. Um plano que usaria a altura de Jinnai a seu favor. Jinnai atacaria Kenshin quando ele estivesse mais vulnerável, ou seja, quando estivesse no banheiro.

Jinnai, sozinho, entrou furtivamente no domínio Kenshin e fez seu caminho através do antigo sistema de esgoto sob o banheiro particular de Kenshin. Usando o método de caminhada de aranha, pressionando suas mãos e pés em cada lado de uma passagem para se manter perpendicular, ele escalou e esperou pacientemente que Kenshin utilizasse o banheiro.

Nesta época, os antigos banheiros japoneses eram basicamente um buraco no chão, com um cano que levava os dejetos. Um ninja de estatura normal nunca conseguiria adentrar por ali, mas por causa do tamanho de Jinnai, ele era perfeitamente adequado para isso. Diz a lenda que Jinnai se preparou, treinando em potes de barro da mesma largura que os canos.

A emboscada no banheiro

Castelo de Kasugayama era a principal fortaleza de Kenshin. Crédito: Domínio Público

Após se infiltrar através do cano de dejetos, Jinnai se apoiou contra as paredes do cano e precisou se segurar até que Kenshin chegasse. O problema é que ele não sabia quando Kenshin usaria o banheiro, afinal o castelo tinha muitos banheiros, obviamente.

Além disso, havia o risco de ser descoberto e caso não fosse capaz de escapar, seria seu fim. Realmente, ele precisou de muito autocontrole sobre sua mente, seu corpo, suas emoções, mas Jinnai tinha tudo isso. E, como resultado, ele conseguiu cumprir que lhe foi dada.

Imagem: photo-ac.com

Quando finalmente chegou a hora, e Kenshin veio ao banheiro e assim que se agachou sobre o buraco, Jinnai enfiou uma lança em seu reto! Os gritos de Kenshin atraíram os guardas, que apesar de fazerem uma busca completa no local, não encontraram nenhum intruso.

O ninja anão, depois de desferir o golpe fatal da espada, ficou submerso sob os resíduos fecais, usando a bainha da espada para respirar até que os guardas deixassem o banheiro e pudesse escapar. Os guardas pegos em surpresa com toda a situação, não perceberam sua fuga.

Dizem que todo o incidente teria sido encoberto porque os guardas não queriam admitir que o seu daimyo foi morto em uma emboscada enquanto defecava. Jinnai teria sido recebido de braços abertos (depois de um longo banho, tenho certeza) por seu clã, cuja honra foi mais uma vez restaurada. E Oda Nobunaga, conseguiu derrotar um dos seus maiores rivais.

Outras lendas relacionadas a Uesugi Kenshin

A lenda contada acima é uma das várias sobre como Uesugi Kenshin teria morrido. Não existe evidências claras se isso realmente aconteceu, mas não podemos negar que é uma história bastante maluca. Alias, outra lenda diz que Kenshin na verdade era uma mulher, de acordo com teorias criadas em meados do século 20 pelo romancista japonês Tomeo Yagiri.

O romancista disse na época ter descoberto um relatório do século 16 no mosteiro de Toledo, que foi usado como um forte durante a Guerra Civil Espanhola. Este relatório sobre o Japão foi escrito por uma pessoa chamada Gonzalez, da Espanha, ao rei Filipe II, onde se referia a Uesugi como “tia” de Uesugi Kagekatsu, o filho biológico da irmã de Kenshin.

O cantor e ator Gackt como Uesugi Kenshin em Fūrin Kazan, série do gênero taiga exibido em 2007

Outra evidência para esta teoria é que Kenshin tinha fortes cólicas estomacais todos os meses por volta do dia 10 do mês (registrado no Kōyō Gunkan) e planejava suas campanhas militares de modo a evitar esses dias. A causa da morte de Kenshin também está registrada na história “Tōdaiki” (当代记), de Matsudaira Tadaaki como uma forma de câncer uterino.

Além disso, retratos de Kenshin feitos no período Sengoku exibem uma aparência mais feminina, com pele clara e cabelos longos e de acordo com alguns relatos da vida pessoal de Kenshin, ele se interessava por temas tradicionalmente femininos, como romances históricos, poesia e caligrafia. Enfim, essas são apenas algumas das teorias sobre Kenshin.

A história japonesa é muito vasta, e muitas lendas permeiam essas histórias ainda mais em uma época onde são raras as evidências concretas e oficiais sobre os eventos. Mas são histórias muito intrigantes especialmente para aqueles que se interessam pela história do Japão.

Fonte: jpninfo.com, wikipedia.org
Imagem do topo: photo-ac.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *