Vídeo mostra a elegância dos samurais e gueixas do século 19


Vídeo mostra a elegância dos samurai e mulheres japonesas do século 19

No vídeo abaixo, você poderá ver algumas fotos raras de jovens samurais do século 19 e também apreciar a beleza e elegância das maikos e gueixas dessa época.

Quando pensamos no Japão de séculos atrás, logo vem à cabeça a imagem de elegantes gueixas e destemidos samurais. Como sabemos, os samurai desempenharam um papel importante não só no Japão feudal como na realização da Restauração Meiji.

Já as famosas gueixas, são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte, dança e canto e se caracterizam distintamente pelos trajes e maquiagem tradicionais. No Japão, a condição de gueixa é cultural, simbólica e repleta de status, delicadeza e tradição.

No vídeo abaixo, você verá fotos raras de alguns jovens samurais do século 19 e também apreciar a beleza e elegância das maikos e gueixas que viviam nessa mesma época. Essas fotos foram tiradas principalmente no período próximo à guerra civil de Boshin em 1868.


Link do vídeo (YouTube)

Apresentando samurais como Isamu Kondo, Toshizo Hijikata, Kaishu Katsu, Ryoma Sakamoto, Toshimichi Okubo, Shinsaku Takasugi e outros representantes heroicos de Bakumatsu (período que abrange os últimos anos do período Edo, que corresponde ao final do Xogunato Tokugawa) e guerreiros feudais de Satsuma e Choshu, as imagens capturam a beleza robusta do samurai.

No vídeo também aparece uma imagem de Jules Brunet, o francês que inspirou o filme “O Último Samurai”. Entre as belezas icônicas da época, estão incluídas Oryo, Umeko Ito, Ryoko Mutsu, bem como outras gueixas, maiko e esposas de políticos famosos.

É muito interessante ver como as pessoas no Japão eram há mais de 100 anos. A elegância das mulheres com seus quimonos e os samurais remanescentes que apesar de estarem fora dos campos de batalha, conseguiam manter sua postura altiva. É como uma viagem no tempo… Sermos capazes de ver a beleza do passado é realmente uma coisa maravilhosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *