10 Palavras Importantes para os Japoneses


10 Palavras Importantes para os Japoneses
No dia a dia no Japão, acabamos conhecendo muitas palavras, cuja importância vai além do uso habitual. Algumas dessas palavras no ajudam a entender um pouco mais sobre como os japoneses pensam e o valor que elas tem dentro da cultura japonesa.

1. Yoroshiku (よろしく)

“Yoroshiku” é um termo difícil de ser traduzido em outras línguas, mas normalmente é referido como “Prazer em conhecê-lo” ou “Conto com sua ajuda”. Mas ao pé da letra, significa “Por favor, seja bom para mim”. As formas formais dessa expressão são Yoroshiku Onegai shimasu ou Dozo Yoroshiku.

Essa saudação é usada especialmente quando somos apresentados pela primeira vez a alguém ou então quando pedimos um favor. Embora o significado literal pareça meio sem sentido para nós, essa expressão passa um sentimento de humildade e é de grande importância para todos os japoneses.

2. Itadakimasu (いただきます)

Itadakimasu pode ser traduzida como “Eu humildemente recebo”. Trata-se de uma expressão usada sempre antes de saborear uma refeição. É uma forma de agradecer a todos os seres vivos que se sacrificaram ou trabalharam para que você pudesse ter a refeição que está prestes a consumir.

3. Genki (元気)

Genki é uma saudação muito usada no dia a dia no Japão, que pode ser comparado ao nosso “Tudo bem?” ou “Como está?”. Mas ao pé da letra, significa algo como “saúde, energia, entusiasmo”. Mas seu conceito vai muito além pois esta palavra vem do chinês yuán qì que significa “fonte do espírito”.

Ou seja, quanto mais saúde e entusiasmo pela vida, mais estaremos alimentando o nosso espírito com bons fluidos. E isso é comprovado!

4. Arigatou (ありがとう)

Se tem uma palavra japonesa que todo mundo conhece, essa palavra é “Arigatô”. Bem, o significado como todos sabem é “Obrigado” e nem é preciso mencionar a importância dessa palavra. Para deixar a expressão um pouco mais formal, você pode dizer “arigatou gozaimasu” ou “doumo arigatou”.

5. Mottainai (もったいない)

Mottainai pode ser traduzido de forma geral como “desperdício”, mas seu conceito é bem mais amplo que isso. Para entendermos temos que relembrar os tempos difíceis do pós-guerra, onde a fome e a pobreza reinava no Japão.

Sendo uma ilha de poucos recursos naturais, os japoneses aprenderam a valorizar cada grão de arroz. Mas seu conceito pode ir além de repudiar o desperdício material. Também abrange ações que geram desperdício de qualquer natureza, incluindo emocional e espiritual.

6. Sumimasen (すみません)

Sumimasen tem vários significados, tais como, “desculpe-me” e “com licença”. Esta é com certeza uma das palavras mais usuais no Japão, especialmente porque pode ser usada em diferentes situações. Serve para se desculpar, serve para chamar a atenção de alguém ou ainda para agradecer alguma gentileza.

7. Ganbatte (がんばって)

Ganbatte é uma expressão muito comum no Japão e pode ser traduzida como “faça o seu melhor!”. Geralmente é usado para incentivar as pessoas a se empenharem, dando o melhor de si naquilo em que estão focadas, seja nos estudos, no trabalho, nos esportes ou em qualquer outra atividade.

É uma forma de dar ânimo e força para outra pessoa, como se dissesse: “Aguenta firme, não desista, Faça o seu melhor ou Dê tudo de si!”. “Gambatte” é muito mais do que uma simples palavra. É uma expressão que pode resumir a coragem e a resiliência dos japoneses diante de situações catastróficas.

8. Shoganai (しょうがない)

Shoganai é uma palavra que remete ao conceito de resignação. Ao pé da letra, significa algo como “não tem jeito” ou “não há o que fazer”. Mas, para os japoneses, shoganai não é uma simples palavra. Trata-se de uma filosofia de vida. É a aceitação dos fatos diante de uma situação irremediável.

Pode parecer contraditório, já que os japoneses são conhecidos por sua resiliência, porém o fato de “aceitarem o seu destino”, ajudou-os a seguir em frente após vivenciar tantas catástrofes. Às vezes perdemos muito tempo atrás de respostas, ao invés de simplesmente aceitar o que não pode mudar.

Se não tem mais jeito, o melhor é não desperdiçar tempo se lamentando ou procurando culpados por algo que não tem mais volta. A melhor saída é fazer como os japoneses: Trabalhar em equipe e arregaçar as mangas para juntar e colar os caquinhos e assim se reerguer ainda mais forte do que era.

9. Kiwotsukete ne (気をつけてね)

“Kiwotsukete ne” significa “tome cuidado” e normalmente é usado ao nos despedimos de alguém. Para deixar essa expressão um pouco mais formal, basta tirar o “ne” e acrescentar o “kudasai”. Ao dizermos essa palavra, estaremos mostrando que temos carinho e preocupação pela outra pessoa.

10. Otsukare (お疲れ)

Otsukare significa “cansaço, fadiga”. Se você for um dekassegui no Japão, com certeza conhece bem esse termo e também conhece esse outro termo similar: “Tsukareta” (Estou exausto). Como sabemos, a carga horária de trabalho em muitas fábricas e empresas japonesas é bastante exaustiva.

Outra expressão bastante conhecida por trabalhadores no Japão é : “Otsukaresama deshita”, que pode ser traduzido como “obrigado por seu trabalho, empenho, esforço”. Essa saudação é dita após o expediente, na despedida dos colegas ao fim de mais uma jornada de trabalho.

Quer Aprender Japonês?

  • Yasuyuki

    São bastante interessantes e curiosos, aumenta as nossas culturas tão decadentes. Gostei muitíssimo
    e agradeceria se enviar mais coisas no meu email.
    Obrigado.

  • Samia Regina

    Adoro os costumes

  • Marisa

    Adorei… Bem explicado cada detalhe!!vou passar para os amigos e amigas !!!#

  • Eliana Nakashima

    Otsukaresama deshita, usada na despedida no final do dia, ao saírmos do trabalho, e o como dizemos aos chefes, ou líderes japoneses ao saírmos do trabalho?

  • Eliel Sigueyochi Noguchi

    Gostei Sensacional, gostei da ideia vcs estão de parabens.

  • Francisco S. silva

    Qual significado da palavra Shiga.

  • Francisco S. silva

    Qual o significado da palavra Shiga

  • Roberto

    So para complementar,a expressao shoganai atualmente e tambem escrita em hiragana como しょうがない,porem sua origem provem de しようがない em kanji 仕様がない.Dai vem o significao nao ha o que fazer.

  • Karen

    Gostaria de compreender uma expressão, não sei o que significa: Shigataganai

  • Keiji

    Deve ser SHIKATAGANAI, tem o mesmo significado de SHŌGANAI

  • Tem tbm,uma palavra que,nós brasileiros,dificilmente usamos e que,os japoneses ficam felizes em ouvir:DOITESHIMASHITE…que seria traduzido como:POR NADA/DE NADA…
    Ela é usada quando alguém agradece um favor e vc diz:de nada…

  • Daniel Tauchiya

    Muito bom, porém, faltou a forma ” formal de se falr ” que e MUITO importante para os japoneses ,

    OtsukareSAMADESU
    GanbateKUDASAI
    YoroshikuONEGAISHIMASU

  • Marcio Okumura

    Tem também a expressão “Irashaimasen” utilizada por TODOS os funcionários dos estabelecimentos comerciais, significa algo do tipo “seja bem-vindo”.

  • Hinata Hyuuga

    Adorei o site bem util

  • Fábio san

    Acho q dessa lista deveria ter a palavra “onegai shimasu” (por favor)

  • Aida san

    Onegaishimashu(por favor) e gomen nasai(desculpe) também são importantes e essenciais. Deveriam estar na lista, fica a dica

  • joao

    gostei, acho que poderia fazer mais postagens com termos usados no japao e seus respectivos significados e exemplos de como são usados .

  • Richard Alex

    Adorei o item 10, se aplica perfeitamente a mim.

  • Amanda Fontenelle

    Adorei esse post, vai me ser muito útil. Obrigada 😉

  • ?Nคŧŧყ ?

    Eu sabia quase todas menos a última :T

  • Koichi Tanaka

    Preciso de uma ajuda… Fui recomendado sobre o uso de “gokurousama” para colegas/inferiores e “otsukaresama” para superiores… Qual é a verdade disso? Ví em outro site também sobre isso mas ainda gostaria de saber de um especialista japonês sobre isso, é possível? Grato.