11 de novembro – Dia Mundial do Origami

origami tsuru

11 de novembro – Dia Mundial do Origami (World Origami’s Days)
Dia 11 de novembro é o Dia do Origami no Japão, porém também é comemorada em outros países. Nos EUA por exemplo, a comemoração chama-se World Origami’s Days e começa no dia 24 de outubro em homenagem ao aniversário de Lillian Oppenheimer (1.898-1.992), fundadora do primeiro grupo de origami nos EUA e termina dia 11 de novembro, que é oficialmente o Dia Mundial do Origami.

Muitos eventos são realizados nessa data para continuar difundindo a arte do origami, nas quais origamistas de todas as partes do mundo tem a oportunidade de mostrar sua arte, além de muitas oficinas para ensina-las às crianças, adultos e todos que desejam aprender e conhecer a bela arte da dobradura.


No Japão, o dia 11 de novembro foi escolhido pelo Nippon Origami Association (NOA), por considerarem o dia da esperança e da paz mundial. O maior símbolo da paz no Dia Mundial do Origami é o grou (guindaste/crane), por causa de Sadako, uma menina de 12 anos, vítima da Segunda Guerra Mundial.

Se você não conhece, leia a história de Sadako e os mil tsurus de papel.
Esse dia é perfeito para ingressarmos na arte do origami, conhecer sua simbologia e descobrir todos os benefícios que ela pode trazer para melhorar nossa qualidade de vida, como estimular nossa criatividade e o senso de localização espacial.


O origami é uma ferramenta maravilhosa de entretenimento e é sempre gratificante ver os benefícios criativos e educativos que essa bela arte traz para pessoas de todas as idades. Em crianças por exemplo, o origami ajuda no desenvolvimento cognitivo e psicomotor, onde ele aprende brincando uma série de conceitos geométricos.

Veja também:
* Akira Yoshizawa, o pai do origami moderno

Origami House em Tóquio

Para quem mora no Japão e aprecia a arte, saiba que existem alguns lugares interessantes para visitar. O Origami House é um deles. É um pequeno museu próximo à estação de Hakusan em Tóquio, administrado pelo Sr. Makoto Yamaguchi, autor de diversos livros sobre esta arte e editor da revista Origami Tanteidan, produzido pela Japan Origami Academic Society (JOAS).

Informações:
Horário de Funcionamento: De seg à sex, das 12:00 às 15:00 h durante a semana
10:00 às 18:00 nos fins de semana e feriados nacionais
Endereço: 〒 113-0001
1-33-8-216 Hakusan, Bunkyo-ku, Tokyo
TEL :03-5684-6040
Site: http://www.origamihouse.jp/

Nippon Origami Museum – Ishikawa

Quem mora próximo à região de Ishikawa, pode aproveitar a oportunidade para conhecer o Nippon Origami Museum, considerado o maior museu de origami no mundo. Foi inaugurado dia 1 de julho de 2001 e tem exposições permanentes com mais de 200 obras de arte criadas por membros do NOA (Nippon Origami Association) no Japão e no exterior.

Possui uma seção dedicada à história do origami e outras seções como o Four Seasons (4 estações) e a Terra dos dinossauros, onde são expostos diferentes tipos de dinossauros feitos de origami. Tem ainda uma seção especial para mostrar criações de artistas de 20 países e também oficinas de origami, nas quais palestrantes ensinam os visitantes a desenvolver a técnica do origami.

Nippon Origami Museum
Informações:
Horário de funcionamento: 08:15 às 17:00
(até às 16:00 h no inverno / Dezembro de 1 ~ 31 de março)
Ingresso: Adultos ¥ 500
Endereço: Ha 90-1, Kamo-machi, Kaga-shi, Ishikawa 922-0241
Tel: 0761-77-2500
Site: www.origamihakubutsukan.ne.jp

Nippon Origami Museum – Narita

Para quem está muito longe de Ishikawa ken, uma opção é visitar a Galeria do Nippon Origami Museum no Aeroporto Internacional de Narita (Tóquio / Japão). São mais de 400 exposições de origami e os visitantes também terão à disposição, muitos livros e diferentes tipos de papel destinados para a arte do origami.

Há ainda uma seção confeitaria chamada Okashijo Kagahan, onde são oferecidos 200 variedades de doces, entre eles de origem japonesa e também ocidental.

Nippon Origami Museum Narita
Informações:
Hora de funcionamento: Das 8:30 às 20:00 h
Endereço: Terminal 1, Central Bldg, 3 º andar
Tel:81 (0) 476-32-7060
Site: http://origamisan.org/


Link do vídeo (YouTube)

Nippon Origami Association (NOA)

A Nippon Origami Association (NOA) com sede em Tóquio, se trata de uma associação formada por membros, em sua maioria, pessoas que trabalham com a arte do origami no Japão. A associação é aberta ao público toda terça-feira. Eles distribuem informações sobre origami e produzem alguns eventos relacionados à arte da dobradura.

Informações:
Horário de Funcionamento: Aberto ao público às terça-feiras
Endereço: 1-31-5 Honjo, Sumidaku, Tokyo Japan 130-0004
Site: http://www.origami-noa.jp/

* Texto originalmente postado no dia 09 de novembro de 2012

Quer Aprender Japonês?

10 Comentários

  1. Douglas

    Os museus parecem ser bem legais, são muito ricos em detalhes queria poder visitar todos!

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Tenho certeza que logo você poderá visitar todos!
    Abraços!

  3. Pingback: O simbolismo do Grou no Japão | Curiosidades do Japão

  4. Pingback: Akira Yoshizawa, o pai do origami moderno | Curiosidades do Japão

  5. Pingback: Origami e o seu significado para o povo japonês | Curiosidades do Japão

  6. Sera q consigiria fazer n sei
    E muito legal isso
    Xicaras samurais dragoes
    Ou muito mais

  7. Rodrigo

    Sempre achei muito bonita a arte do Origami, muito legal ela ter uma data especial dedicada.
    Os museus parecem ter exposições muito interessantes e bonitas!
    Ótimo post!
    Abraço!

  8. Pingback: Origami: muito além da dobradura

  9. Minha nossa, eu aprendi a fazer origami quando estava no 1º grau na escola, mas nem imaginava que no Japão tem o dia mundial do origami. Claro que os meus eram bem simples comparados a esses…rsrs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *