Keiro no hi – Dia do Respeito aos Idosos no Japão


Dia dos Idosos no Japão

Keiro no hi – Dia do Respeito aos Idosos no Japão

Todos os anos, o Keiro no Hi ( 敬老の日 ) é comemorado na terceira segunda feira do mês de Setembro. Esse ano (2017), a data será comemorada no dia 18. O Japão é o país onde se concentra o maior número de idosos no Mundo e portanto essa data é muito significativa e de extrema importância para o povo japonês.

A data surgiu em 1947, quando uma aldeia em Hyogo resolveu oficializar a data, como forma de respeito e valorização aos anciãos japoneses que sempre contribuíram para o País com sua sabedoria e seu trabalho. A data escolhida é bem propícia, pois nesta época do ano o calor intenso já passou e o clima fica mais ameno.

Nos meados da segunda quinzena de Setembro, as colheitas nas plantações já terminaram e as condições climáticas normalmente são boas, apesar que neste ano, o Japão foi acometido por enchentes e por tufões como o Tufão Roke, comuns durante o verão no Japão e que acabam fazendo um pouco de estrago por lá.

Keiro no Hi é uma data criada exclusivamente no Japão, ao contrário do Dia das Mães, que foi “importada” dos países ocidentais. Nesse dia, as famílias se reúnem e celebram junto aos seus entes familiares mais velhos.

É o dia para se dar aquele bom e velho abraço e se por acaso alguém na família estiver completando 60 anos, costuma-se presenteá-lo com algo da cor vermelha, considerada uma cor de proteção contra males físicos e espirituais.

Essa idade é considerada muito importante, pois significa que ela completou o Ciclo Zodiacal e retornou ao seu signo de nascimento.

Expectativa de vida no Japão

No Japão, a expectativa de vida é em torno de 85 anos de idade para as mulheres e 78 anos de idade para os homens. É uma média considerada alta pelos padrões mundiais. Além disso é um país onde se concentra o maior número de centenários. São mais de 30 mil pessoas com idade igual ou superior a 100 anos e esse número vem crescendo vertiginosamente.

Em 2003, por exemplo, o número era estimado em 20 mil pessoas centenárias. Existe até uma celebração para quem chega nessa idade: O Hakusai Shosho.

O segredo para essa longevidade toda, com certeza é devido a qualidade de vida que o Japão oferece aos seus cidadãos. E a alimentação também é um fator importante para a saúde de ferro dos japoneses.

O Sistema de Saúde no Japão pode não ser a mais perfeita do Mundo, mas pelo menos, não deixa ninguém na mão e ainda existe toda uma preocupação e respeito pelos idosos, onde há incentivo para que eles se exercitem (Veja sobre o Radio Taiso), sejam ativos fisicamente e mentalmente e não deixem de fazer atividades corriqueiras, por causa da idade, como dirigir, passear, ler, etc.

Bem cedinho, é normal ver idosos japoneses, caminhando, se exercitando, passeando com o cachorro de estimação, ou então cuidando das suas hortas ou plantação de arroz. Mantendo o corpo e a mente em exercício constante, impede que eles entrem em depressão ou que tenham outras doenças físicas e neurológicas.

Comemoração para cada idade

No Japão, o costume não é se comemorar o aniversário todos os anos, como no Brasil. Existem idades específicas, assim como o Seijin no hi, que se comemora o Dia da Maioridade, ou seja a chegada dos 20 anos de idade, o Shichigosan para comemorar as idades de 3, 5 e 7 anos e ainda o Okuizome, uma cerimônia especial para celebrar os 100 primeiros dias de vida de um bebê.

No caso da longevidade, também certas idades são comemoradas pelos japoneses, tais como:

60 还 暦 (KANREKI IWAI)
70 古稀 (KOKI IWAI)
77 喜 寿 (KIJU IWAI)
80 伞 寿 (SANJU IWAI)
88 米 寿 (BEIJU IWAI)
90 卒 寿 (SOTSUJU IWAI OU YONE NO IWAI)
99 白 寿 (HAKUJU IWAI)
100 百寿 (MOMOJU IWAI)

Saiba mais sobre Aniversários Especiais no Japão

* Texto originalmente publicado no dia 14 de Setembro de 2011

Quer Aprender Japonês?

12 Comentários

  1. Pingback: Feriados Nacionais do Japão - Nippon no saijitsu | Curiosidades do Japão

  2. Pingback: 40 motivos para amar o Japão (2° parte) | Curiosidades do Japão

  3. Pingback: Hakusai Shosho, homenagem aos centenários japoneses | Curiosidades do Japão

  4. Douglas

    Que legal o tratamento que os idosos recebem lá, sempre tratados com respeito e continuam com suas atividades normais.
    Não sei se é impressão minha, mas o Japão tem bastante datas comemorativas. Esse é o melhor site sobre curiosidades do Japão pra mim!
    Abraços!

  5. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    É, o Japão tem muitas datas comemorativas, embora nem todos sejam feriados nacionais. Tem ainda muitos festivais e matsuris, que dão mais ainda impressão de serem feriados, embora muitos ocorram em dias comerciais. Obrigada pelo elogio o blog e por estar sempre presente por aqui, compartilhando suas ideias. Abraços!

  6. Pingback: Seijin no Hi (成人の日) - Dia da Maioridade no Japão | Curiosidades do Japão

  7. Pingback: Okuizome, cerimônia dos 100 dias de vida | Curiosidades do Japão

  8. Rodrigo

    Muito legal haver um dia dedicado ao respeito aos idosos.
    Acho que realmente o segredo dos idosos japoneses é a alimentação e a atividade.
    Ótimo post como sempre, abraço!

  9. Japão em Foco

    Oi Rodrigo!
    Obrigada por sempre estar nos prestigiando com sua presença (mesmo que virtual 😉 ) ! Fico muito feliz quando vejo o comentário de vocês! Arigatô! 🙂

  10. Pingback: Soushoku Danshi - Os homens herbívoros japoneses | Curiosidades do Japão

  11. Pingback: Espírito Genki - Entusiasmo e Saúde No Japão | Curiosidades do Japão

  12. Pingback: Datas de Aniversários Especiais no Japão | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *