20 Lições Budistas Para Trazer Inspiração Em Nossas Vidas

Lições budistas que devemos aprender

20 Ensinamentos Budistas Que farão você olhar a vida com outros olhos!

Todas as pessoas tem um desejo em comum: Ser feliz. E passamos a vida toda trabalhando duro para alcançar nossos objetivos. Durante essa trajetória passamos por muitos percalços que nos desmotivam e podem muitas vezes nos fazer desistir de realizar os nossos sonhos.

Mas se aprendermos a lidar com situações difíceis de uma forma positiva, os problemas deixarão de ser obstáculos e serão apenas degraus para alcançarmos a nossa tão desejada evolução pessoal e profissional. Aprendendo a controlar nossa mente estaremos nos livrando de grande parte dos problemas que inevitavelmente encontraremos ao longo da vida.

Na filosofia budista encontramos muitas lições para aprender como fazer isso. Buda (Siddhartha Gautama) foi o fundador do budismo e seus ensinamentos tem sido seguidos por adeptos do mundo todo. Aliás, não é necessário ser budista para adotar essa filosofia. Seus ensinamentos podem beneficiar qualquer pessoa, independente da sua fé ou religião.

1. O amor cura todas as coisas.


Jamais, em todo o mundo, o ódio acabou com o ódio; o que acaba com o ódio é o amor.”


“Você, o seu ser, tanto quanto qualquer pessoa em todo o universo, merece o seu amor e sua afeição.


O ódio nunca desaparece, enquanto pensamentos de mágoas forem alimentados na mente.”


Enquanto alimentarmos nossos pensamentos e o nosso coração com mágoas, o ódio continuará nos queimando por dentro. Mas ele desaparece assim que essas mágoas forem esquecidas. Quando passamos a amar mais e odiar menos, nossa vida fica muito mais leve.

2. Aprenda a perdoar.


Guardar raiva é como segurar um carvão em brasa com a intenção de atirá-lo em alguém; é você que se queima


Para compreender tudo é preciso perdoar tudo


Aqueles que estão livres de pensamentos rancorosos certamente encontram a paz.


A partir do momento que você aprende a perdoar é como se a sua alma estivesse libertando-se de correntes que te aprisionam e que te impedem de ser feliz. E para perdoar é necessário aprender a compreender o outro através de suas falhas e limitações. Com essa compreensão deixamos de lado o vitimismo e de culpar as outras pessoas pelo nosso sofrimento.

3. Não são as palavras e sim as ações que te definem.


Não importa quantas palavras sagradas tenha lido, não importa quantas palavras sagradas tenha dito… elas não servirão para nada se você não agir de acordo com elas.”


Um cão não é considerado um bom cão porque ladra bem. Um homem não é considerado um bom homem, porque é um bom conversador. ”


Se um homem fala ou age com o pensamento puro, a felicidade o acompanha como uma sombra que jamais o deixa.”


Não adianta dizer palavras bonitas e pregar o politicamente correto se as suas atitudes não correspondem com o que diz. Suas ações são sementes que você joga na terra e que mais cedo ou mais tarde terão que ser colhidos. Semeie coisas boas para colher bons frutos.

4. Viva plenamente o AGORA.


A vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido.”


Todas as manhãs nós nascemos de novo. O que fazemos hoje é o que mais importa..”


O segredo da saúde tanto para a mente como para o corpo não é lamentar o passado, nem preocupar-se com o futuro, mas viver o momento presente com sabedoria e sinceridade“.


A vida é uma aventura ou melhor, uma longa jornada. Pensando apenas na chegada, você acaba deixando de apreciar as coisas mais bonitas e deixa de viver os melhores momentos ao longo de sua viagem. Por isso, aproveite cada minuto como se fosse o último de sua vida.

5. Seja grato.


Vamos nos levantar e ser gratos, porque se não aprendemos muito hoje, pelo menos aprendemos um pouco, e se não aprendemos um pouco, pelo menos não ficamos doentes, e se ficamos doentes, pelo menos não morremos; assim, vamos todos ser gratos.”


Se você nunca encontra razões para agradecer. A falha está em você.”


Ao invés de lamentar-se, procure agradecer pelas coisas que você tem. Há mil razões pelas quais podemos ser gratos. Basta você olhar à sua volta e valorizar as pequenas coisas, que muitas vezes passam despercebidas no nosso dia a dia. A gratidão nos ensina a ser mais otimistas e mais preparados para enfrentar os problemas que surgem no dia a dia.

6. Quem olha para dentro de si mesmo, desperta.


O caminho não está no céu. O caminho está no coração.”


A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta.


A verdade não está lá fora, a verdade está dentro de você.


A busca pela paz interior é incessante, e muitos dizem não ser possível encontra-la. Mas a verdade é que muitos a procuram nos lugares errados. A paz não está nos bens materiais ou na aparência física. A paz e a felicidade está dentro de nós, dentro do nosso coração.

7. As palavras têm o poder de magoar ou de curar.


As palavras têm o poder de destruir e curar. Quando as palavras são verdadeiras e bondosas, elas podem mudar nosso mundo.


Tal como poeira fina atirada contra o vento, o mal vai para cima do tolo que ofende um homem inofensivo, puro e inocente.


Muitas pessoas não tem ideia do poder que as palavras tem. Palavras podem agredir, destruir e também tem o poder de curar e arrancar sorrisos. Que todos nós possamos aprender a usar as palavras sabiamente, com o intuito de não disseminar o ódio e sim de transmitir o amor.

8. Você só perde aquilo a que você se apega.


Quando as almas se despem da vaidade excessiva, resplandece a sua grande luz espiritual.


Os seres humanos que se apegam demasiado aos valores materiais. Ser é mais importante do que ter.


A causa de todo sofrimento humano está no desejo e no apego.


Toda sensação de perda vem da sensação de posse. Quando aprendemos a superar nosso ego e vaidade, acabamos com o sofrimento. No final, estas coisas são as mais importantes: Quão bem você amou? Quão plenamente você viveu? Quão profundamente você se desprendeu?

9. Não tem problema começar de baixo.


Um jarro enche gota a gota.


Toda grande caminhada começa com um simples passo.


Ninguém nos salva, a não ser nós mesmos. Ninguém pode e ninguém vai. Nós mesmos devemos percorrer o caminho.


Não se importe em começar de baixo. Se você for persistente e paciente, mais cedo ou mais tarde o sucesso vai brilhar pra você! O sucesso pertence àqueles que estão dispostos a começar pequeno e trabalhar pacientemente até o seu jarro ficar cheio.

E o caminho a ser trilhado tem que ser feito por nós. Ninguém pode trilhar esse caminho além de nós mesmos. Por isso, trabalhe duro pois só assim poderá colher os frutos futuros.

10. Compartilhe as coisas boas.


Quando duas pessoas trocam seus pães, cada uma volta com um pão. Quando trocam ideias, voltam com duas ideias.


Felicidade nunca diminui ao ser compartilhada.


Milhares de velas podem ser iluminadas a partir de uma única vela, e a vida da vela não será encurtado.


Que a gente aprenda a deixar o egoísmo de lado e consiga compartilhar especialmente coisas não materiais como felicidade, sabedoria, amizade, gentileza e generosidade. Compartilhar essas coisas não custam nada para quem doa, mas tem um valor inestimável pra quem recebe.

Dê, mesmo se você tiver muito pouco para dar. Esta é um dos ensinamentos budistas mais antigos e muitos estudos já comprovaram que a gratidão, generosidade e entrega são alguns dos principais caminhos para nos conduzir à felicidade e à paz interior.

11. Seja gentil com todos, inclusive com você.


Entre escolher ter razão e ser gentil, escolha ser gentil.


Tenha compaixão por todos os seres, tanto ricos como pobres; Cada um tem seu sofrimento. Alguns sofrem demais, outros muito pouco.


Se a sua compaixão não inclui a si mesmo, ela é incompleta.


Seja terno com os jovens, compassivo com os idosos e tolerante com o fraco. Como já dizia Buda: “Um coração generoso, um bom discurso e uma vida de serviço e compaixão são coisas que renovam a humanidade”. Seja gentil com as pessoas e com você mesmo.

12. Eu sou o que penso ser.


Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.


O que somos hoje vem de nossos pensamentos de ontem, e nossos pensamentos presentes erguem a nossa vida de amanhã; nossa vida é criação de nossa mente.


“É capaz quem pensa que é capaz.


As pessoas são exatamente aquilo que pensam. Tudo o que são surge com seus pensamentos e com esses pensamentos, fazem o seu mundo. Se um homem fala ou age com um pensamento puro, a felicidade o segue, como uma sombra que nunca o deixa. Acreditar na sua capacidade e encher a mente com pensamentos positivos é o primeiro passo.

Uma vez que o seu pensamento determina suas ações; suas ações determinarão o seu resultado. O pensamento correto lhe concederá tudo o que deseja; O pensamento errado é um vício que acabará por destruí-lo. Se você mudar seu pensamento você mudará sua vida.

13. Não tenha medo de se arriscar.


Poucos entre os homens são aqueles que atravessam para a outra margem. O resto, a maior parte, apenas corre para cima e para baixo na margem de cá.


Todo o segredo da existência é não ter medo. Nunca tema o que vai ser de si, e não dependa de ninguém. Apenas no momento em que rejeita toda a ajuda é que está livre.


É natural o ser humano sentir medo. No entanto, o medo muitas vezes nos acorrenta, nos aprisiona, impossibilitando dessa forma o nosso crescimento pessoal e espiritual. O medo limita o nosso potencial e a nossa capacidade. Liberte-se do medo e aventure-se mais.

14. Não acredite em tudo que ouvir.


Não acredite em nada, não importa onde você o leia ou quem o diga, a menos que esteja de acordo com sua própria razão.


Não aceites aquilo que ouves relatar, não aceites a tradição, não aceites uma afirmação só porque ele está nos nossos livros, nem porque está de acordo com tua crença ou porque foi dita pelo teu mestre. Sê uma lâmpada para ti mesmo.


Não acredite em coisas simplesmente porque ouviu ou leu por aí. Não mude suas convicções por causa de outras pessoas. Seja fiel ao que você acredita. Observe a analise tudo, antes de emitir uma opinião e não concorde caso não esteja de acordo com o que pensa.

15. Controle sua mente ou ela irá controlá-lo.


É a mente de um homem, não seu inimigo ou adversário, que o atrai para os maus caminhos.


Para gozar de boa saúde, trazer a verdadeira felicidade à família, trazer paz à todos, primeiro é preciso disciplinar e controlar a própria mente. Se um homem pode controlar sua mente, ele pode encontrar o caminho para a Iluminação, e toda a sabedoria e a virtude virão naturalmente à ele.


A mente é como um imenso espelho iluminado, você nunca pode deixar que nele se junte pó.


Controle seus pensamentos e livre-se daqueles que não estão em conformidade com os princípios de vida que você deseja seguir. Não são seus inimigos ou falsos amigos que te levam para o mau caminho e sim seus pensamentos. Só assim conseguirá ter paz interior.

16. A verdade sempre deve prevalecer.


Uma mentira pode salvar seu presente, mas condena seu futuro.


Não há nada mais terrível do que o hábito de dúvida. Dúvida separa as pessoas. É um veneno que desintegra amizades e rompe relações agradáveis. É um espinho que irrita e dói; é uma espada que mata.


Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade.


Seja verdadeiro com seus sentimentos e com as pessoas ao seu redor. Uma simples mentira pode abalar a confiança e arruinar tudo que você construiu até agora. Uma vez que a confiança é quebrada, abre oportunidade para as dúvidas e desconfianças entrarem no seu caminho.

17. Seja compreensivo com os outros


Obrigar os outros a aceitar pontos de vista pessoais por meio de força, chantagem, trapaça ou manipulação sutil, também faz parte da nossa atividade emocional.


Numa controvérsia, no instante em que sentimos raiva, já cessamos de lutar pela verdade e começamos a lutar por nós mesmos.


Procure entender, para então ser compreendido. Compreender o ponto de vista das outras pessoas vai lhe trazer paz de espírito e evitar discussões desnecessárias. Muitas vezes é difícil entender um assunto sob a perspectiva de “outra” pessoa, mas é importante faze-lo.

18. A espiritualidade é uma necessidade.


Assim como uma vela não pode queimar sem fogo, os homens não podem viver sem uma vida espiritual.


Isso não tem nada a ver com seguir ou não uma religião, muito menos com o fanatismo exacerbado que vemos por aí. Espiritualidade é viver de acordo com seus princípios éticos, ser honesto, respeitar as pessoas à sua volta e não se apegar somente às coisas materiais. É desenvolver um espírito altruísta e praticar o bem a si mesmo e ao próximo.

19. Escolha seus amigos com sabedoria.


Um amigo falso e maldoso é mais temível do que um animal selvagem; O animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma.


“Um bom amigo é prestativo, e é o mesmo na felicidade ou na tristeza, dá bons conselhos e se compadece.


É muito bom cultivar amizades, mas devemos escolher com sabedoria. Fique perto de quem realmente quer o seu bem, incentiva o seu sucesso, deseja ver sua evolução em todas as esferas da vida e que te apoia em todos os momentos, sejam eles bons ou maus.

20. Fortaleça seu amor-próprio e autoestima


“Você pode pesquisar no universo inteiro por alguém que seja mais merecedor de seu amor e carinho do que você mesmo, e essa pessoa não será encontrada em lugar algum. Você, você mesmo, tanto quanto qualquer um no universo inteiro, merece amor e carinho.


Ninguém é mais merecedor do seu amor do que você. Acredite no seu próprio valor e passe a se enxergar como alguém especial. Muitas pessoas fazem uma imagem depreciativa de si mesmas, o que acaba gerando tristeza e levando até a depressão. Trabalhar a autoestima não é fácil, mas é um esforço que vale a pena pois te conduzirá à paz interior e felicidade.

Como diz a filosofia budista: “Não há caminho para a felicidade: a felicidade é o caminho”. E o primeiro passo para trilhar esse caminho é amar a si próprio, confiar na sua capacidade. Você é merecedor de coisas boas porque é o bem mais precioso que existe no Universo.

O que achou desses 20 ensinamentos budistas? Gostou de algum em especial? Teria algum outro para acrescentar? Compartilhe conosco sua opinião 🙂 Muita Luz!

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Silvana Melgaço

    Amei, realmente fantástico, ensinamentos grandiosos….

  2. Gustavo Silva

    Olá, estou encantado com o seu post. Muito obrigado por disponibilizar essa leitura.
    Mas gostaria de te pedir uma autorização, de poder publicá-lo em um blog que estou iniciando, sobre autodesenvolvimento. Lógico que eu colocaria como fonte o seu site!!!

  3. Roseli

    Olá, foi muito bom ter lido seu post ! Me fez muito bem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *