Aikidô – Ensinamentos do grande mestre Ueshiba Morihei

Aikido – Onde as Artes Marciais e a Espiritualidade se fundem

Aikidô significa: Ai : harmonia 合; Ki : energia 気; : caminho 道 e é uma arte marcial fundada pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), na década de 40. Porém para definir o aikido vai além de ser apenas um esporte. Essa arte marcial também também evoca o lado espiritual de quem pratica, o aikidoca.

Pelas palavras do O’ Sensei: “Aiki significa a união entre o corpo e o espírito e é a manifestação dessa verdade. Mais do que isso, Aiki nos permite harmonizar o céu, terra e a humanidade“. Outro provérbio conhecido do grande mestre: “Caímos sete vezes e nos levantamos oito(Nanakorobi Yaoki).

Morihei Ueshiba não foi simplesmente aquele que inventou uma arte marcial. Ele é considerado um pioneiro, aventureiro, poeta, filósofo, um artista marcial de habilidade quase sobrenatural e, finalmente, um pacifista. Muito do que ele ensina são coisas que não se aplica somente ao esporte. Se aplicam também ao nosso cotidiano e à nossa vida. Veja também Os 7 Princípios do Bushido.


Mas não podemos negar que esse pequenino grande homem,careca e de barba branca além de sábio, também impressionou em seus combates, onde vencia seus oponentes, com mais de metade da sua idade e o dobro do seu tamanho e peso.

A arte por ele criada, o Aikido, é uma mistura de muitas artes tradicionais, da época dos samurais. O Aikido é uma arte marcial moderna que não busca lutas nem competições e é por isso que é chamada de a Arte da Paz e Ueshiba Sensei é reverenciado por estudantes de aikido como O’ Sensei ou o Grande Mestre.

Nas palavras do próprio mestre, aqui estão cinco razões pelas quais você deve estudar aikido.

1. “O progresso vem para aqueles que treinam e treinam.

Parece óbvio, não é? Simplificando, treinamento de aikido é viciante. A maioria das pessoas que começam a treinar aikido, querem treinar mais e mais. Isto acontece porque aikido trabalha tanto mentalmente e fisicamente e requer toda a sua concentração.

Você fica tão focado em lembrar as técnicas, que mal vai notar como sua resistência e aptidão cardiovascular aumentam; seu físico se torna mais enxuto e flexível e sua postura melhora. E estes são apenas alguns dos benefícios que o aikido traz para a saúde.

2. “É a Arte da Paz porque controla a agressão sem ocasionar lesão

Aikido é essencialmente uma arte marcial de auto defesa. As técnicas de utilizar os movimentos fluindo para redirecionar a força de um ataque e subjugar ou desarmar um adversário sem causar nenhum dano permanente.

Isto significa que o aikido não precisa de muita força física para ser eficaz, tornando-se especialmente popular entre as mulheres. Pode ser uma forma muito eficaz de auto defesa tanto que o Aikido é ensinado à Polícia Metropolitana de Tóquio e é obrigatório para oficiais do sexo feminino.

3. “Quando alguém vier com raiva, cumprimente-o com um sorriso. Este é o maior tipo de arte marcial. “

A filosofia por trás do aikido é que simplesmente derrotar um oponente através de uma maior força física só vai aumentar a sua agressividade e criar um desejo de vingança. A ideia é envolver o atacante de uma maneira que o fará perder qualquer tipo de hostilidade por você.

Em outras palavras, o Aikido ensina como fazer amigos. É uma ótima maneira de conhecer pessoas, aprender sobre a cultura japonesa e pegar um pouco da língua. Se você não pode falar japonês, isso não é problema. Aikido é estudada em todo o mundo por pessoas de diferentes nacionalidades, raças e religiões e, quando eles vêm juntos nas esteiras, a língua comum do aikido transcende todas as diferenças.

4. “Aikido é um caminho que segue os princípios naturais, princípios que devem ser aplicados à vida diária.”

Não importa o quanto nós treinamos ou o quanto podemos aprender com a nossa formação. O treinamento é inútil se esquecermos os ensinamentos quando saímos do dojo. Os princípios aprendidos no aikido pode ser aplicado em qualquer situação – no trabalho, em casa e em todas as nossas relações interpessoais. Muitos alunos acham que a confiança e positividade que ganham através do seu treinamento logo permeia todos os outros aspectos de suas vidas.

5. “Um verdadeiro guerreiro é invencível porque não existe derrotas

Não existem competições, brigas ou competições em aikido. Isto porque “competir com os outros enfraquece e derrota você” e cria um foco na competição, rankings e resultados. A única competição é com você mesmo, para melhorar a sua técnica e para ser o melhor que você possa ser.

Sem brigas é outra razão pela qual o Aikido é popular com as mulheres e é apropriado para crianças de todas as idades, pois lesões são raras de acontecer, o que torna o esporte agradável , fazendo com que as pessoas o pratique por muito tempo.

Se você gosta de artes marciais, então conheça o Aikido, uma boa arte que trabalha a autodefesa, a espiritualidade e a saúde física e mental. Como diz o grande Mestre:

“Aikido não é uma técnica para lutar com ou derrotar o inimigo. É o caminho para reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma só família.” Morihei Ueshiba

Se quiser saber mais sobre o Aikido no Brasil visite esses sites:

Aikido Brasil
Federação Paulista de Aikido


Aikido, o caminho
da sabedoria

Uma vida no Aikido
Biografia do Fundador
Morihei Ueshiba

Aikido, O Desafio
do Conflito

Quer Aprender Japonês?

13 Comentários

  1. Curto muito artes marciais 😀 , faço defesa pessoal, que mistura muitas lutas como karate, aikido e etc.
    Achei muito legal essa matéria! 😉 tanto pq fala de artes marciais quanto pelas curiosidades e toda a espiritualidade desse esporte e do seu criador
    Ass.Laura

  2. Gi

    Treino Aikido ha um ano e realmente é viciante.

  3. Pingback: História sobre o kendo | Curiosidades do Japão

  4. Pingback: 40 motivos para amar o Japao (3° parte) | Curiosidades do Japão

  5. Roberto

    Olá,

    Li algumas matérias sobre Aikidô e você não fugiu nada no que li!

    Essa arte marcial é a que mais me chama a atenção, justamente porque não impõe competições o que não gera o sentimento de querer melhorar para ser invensivel ou o melhore não gera o ódio, mas sim querer melhorar si.

    Infelizmente com as correrias da vida, ainda não tive a oportunidade de engressar a esta arte, mas com certeza é um dos meus objetivos.

    Abraços

  6. Japão em Foco

    Oi Roberto!
    Pois é! Aikido é uma arte realmente admirável, que trabalha não somente as habilidades marciais, como também o lado espiritual do indivíduo! Acho que aprender uma arte como essa, só tem a acrescentar à nossa vida! Abraços!

  7. Pingback: Kagami Biraki - Cerimônia da Comunhão Espiritual | Curiosidades do Japão

  8. Pingback: As 7 Virtudes do Bushido | Curiosidades do Japão

  9. Sidnei Gomes

    O Aikido é a arte de vencer nosso maior inimigo, nós mesmos! Iniciei minha prática dois meses antes de completar 52 anos. Não existe idade para iniciar o Caminho da Harmonia. Pratico Shioda Aikido, o Aikido desenvolvido por Gozo Shioda, aluno direto de O’Sensei Morihei Ueshiba que recebeu o 9° Dan de seu mestre e todas as bençãos ao iniciar seu Dojo. Nunca houve uma ruptura entre Mestre e Discípulo, como ocorreu com tantos outros alunos de O’Sensei. O Shioda Aikido é considerado o mais “marcial” de todos os legados de O’Sensei. Se alguém quiser conhecer o Shioda Aikido em Sorocaba/SP, acesse https://www.facebook.com/aikidoyoshinkan.sorocaba/.

    OSS!

  10. Elton Toledo

    Karate é luta de biba. Aikido sim é auto defesa e equilíbrio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *