Bousai no Hi – Dia Nacional de Prevenção de Desastres

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

Bousai no Hi

Bōsai no Hi – Dia Nacional de Prevenção de Desastres

Desde 1960, dia 1 de setembro tornou-se o Bousai no Hi, ou seja, Dia Nacional de Prevenção de Desastres (防災の日). Essa data foi escolhida porque é o aniversário do grande terremoto de Kansai em 1923. Com magnitude de 7,9, este terremoto devastou a cidade de Tóquio e estima-se que cerca 150 mil pessoas tenham morrido.

A escolha data serve para que a população se recorde de um dos maiores terremotos do Japão e assim possam se preparar para qualquer contingência. Mais de meio século se passaram desde a criação dessa data e podemos observar que o Japão avançou muito na questão de segurança e tecnologia contra terremotos.

Não é considerado um feriado nacional, porém nesse dia são realizadas diversas atividades junto à população com o objetivo de ensinar-lhes como proceder diante de um desastre natural. Também são feitos treinamento de evacuação nas escolas japonesas e homenagens às vítimas que morreram nestes desastres.

Bousai no Hi e a sua grande missão

bousai 1

A missão especial do Bousai no Hi é basicamente preparar as pessoas para todos os tipos de desastres naturais, incluindo tufões, incêndios, erupções vulcânicas, etc. Em todo o Japão, os governos municipais organizam exercícios e treinos para esquadrões anti-incêndio, moradores, empresas e população geral. Também ensinam a montar kits de Sobrevivência em caso de uma emergência e oferecem cursos de primeiros socorros.

Por coincidência, a volta às aulas após as férias de verão em muitas escolas do ensino fundamental e médio, coincide com o dia 1 de Setembro e assim esse treinamento acaba se tornando parte da cerimônia de retorno às aulas. Tufões também são frequentes nesta época do ano e sempre causam destruição por onde passam.

Essa época coincide com o Nihyaku-toka, que significa literalmente 210 dias após o Risshun (início da primavera). Segundo os agricultores, o Nihyaku-toka é a temporada dos taifus (tufões), que como se espera, acabam trazendo muitos prejuízos às áreas agrícolas do Japão, especialmente quando ocorre antes da colheita.

Os 10 maiores terremotos do Japão

Como sabemos, o Japão é muito propenso aos abalos sísmicos. Você provavelmente ainda deve se lembrar do Grande Terremoto de Hanshin que atingiu Kobe e seus arredores em 17 de janeiro de 1995, matando mais de 5.500 pessoas. Em 11 de março de 2011, ocorreu o Grande Terremoto de Tohoku, que devastou uma grande área do leste do Japão e matou cerca de 19 mil pessoas.

10 maiores terremotos do Japão

Simulações de terremotos em Tóquio

Este vídeo abaixo, produzido e, 2006 pela Nippon Television Network Corporation mostra uma Simulação de um grande terremoto de Tóquio. Dá bem para sentir o drama que é vivenciar um terremoto de grande magnitude:


Link do vídeo

Para ajudar a difundir o conhecimento, foi feito uma animação computadorizada de uma simulação de um grande terremoto destruindo a cidade de Tóquio. Nessa animação, financiado pelo governo, mostra milhares de edifícios em colapso ou pegando fogo, e a situação de milhões de pessoas incapazes de regressar às suas casas devido à infraestrutura de transporte destruída pelo desastre.

O intuito dessa animação, é que as pessoas vejam e sintam a magnitude dessa situação e assim possam se preparar da melhor forma possível a sobrevivência nesse dia de destruição e caos geral, pois segundo o governo, existe uma probabilidade de cerca de 70% de que um grande terremoto atinja a região de Tóquio nos próximos 30 anos.

Especialistas costumavam achar que o sismo não seria superior a uma magnitude de 7,3, mas depois do terremoto 11 de março, eles não estão mais com tanta certeza. A previsão de 70% podem também ser revistos, uma vez que o aumento da atividade sísmica parece ter aumentado nos últimos tempos.

Veja a animação no qual Tóquio é destruída por um terremoto:



Link do vídeo

Veja também:
Jogo virtual que simula um terremoto e testa as suas reações

* Originalmente postado no dia 1 de Setembro de 2011

Quer Aprender Japonês?

12 Comentários

  1. Pingback: Datas Comemorativas do Japão | Curiosidades do Japão

  2. Pingback: Jogo que simula um terremoto e testa suas reações | Curiosidades do Japão

  3. otimo posti bem interresante ei não sei se vai ler no outro posti mas vc poderia fazer um posti assim “Oque os jovens japoneses gostam de fazer nos fins de semanas” so uma opiniao 😉

  4. espero não ter atrapalhado com o meu posti ai de sima eu tive outra ideia “como e o dia dia de um estudante japones,e as materias e quanto aproximadamente um professor ganha de salario la “

  5. OUTRA IDEIAS (ja ta ficando chato kkk) os as univerdidades mais procuradas pelos alunoe e os canais de televisão japoneses(ja ta ficando chato)
    vc ja fez muitos postis por isso to dando ideias

  6. Rodrigo

    Deve ser assustadora a sensação de passar por um terremoto forte!
    Creio que os desastres naturais sejam uma das maiores preocupações para o Japão.
    Ótimo post !

  7. Japão em Foco

    Oi Katsuya!
    Obrigada pelas sugestões! Já as deixei anotadas aqui e prometo que farei uma pesquisa sobre esses assuntos ok.

    Oi Rodrigo!
    De fato, esses desastres são muito comuns no Japão e por causa disso, muito se tem feito para alertar a população em relação à medidas preventivas. Claro que não há como prever muitos dos desastres que acontecem, mas hoje em dia com a tecnologia usada nas novas construções, o impacto da destruição e o número de vítimas tem sido reduzido substancialmente, ao contrário de 1923, quando ocorreu o terremoto de Kanto. Embora eu gostaria que não houvesse mais terremotos desse porte no Japão, sei que é difícil pois o arquipélago está localizado em uma área susceptível a tais fenômenos naturais. A única solução é prevenir a população e investir em segurança. Abraços!

  8. Japão em Foco

    Oi Katsuya!
    Obrigada pelas sugestões! Anotei todas e prometo que no decorrer do tempo, pesquisarei sobre esses assuntos! Ando um pouco na correria e com pouco tempo disponível, mas pode ficar tranquilo que assim que possível postarei matérias relacionadas ao que você sugeriu ok. Abraços!

  9. ai meu d eus katsuya vc e muito legal criativo inteligente bonito se eu te conhecece eu te pegaria

  10. Japão em Foco

    🙂

  11. yumi assim vc me deixa invergonhado aqui no japão em foco

  12. Japão em Foco

    Oi Yumi e Katsuya!
    Estou sentindo um clima de romance no ar…
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *