Como fazer um Ikebana – Passo a Passo

ikebana
Como fazer um Ikebana – Passo a Passo
Existem centenas de diferentes métodos para arranjos Ikebana. Este tutorial baseia-se no estilo Shoka, que consiste em três ramos principais, que simbolizam o céu, o homem, e a Terra. Shoka é um arranjo assimétrico que representa perpétua mudança e renovação. O triângulo dos três ramos principais forma simboliza a relação de interligação entre os três componentes.

Origem do Ikebana – Veja Mais!

Apesar do Ikebana clássico exigir vasos especialmente feitos para ele, você pode permanecer dentro das diretrizes, utilizando qualquer material que você quiser – galhos de árvore, hastes longas. Ikebana não exclui qualquer material.
Escolha as flores conforme seu gosto e qual tipo de energia deseja em sua casa.

Para isso, veja o significado das flores e escolha as de sua preferência para compor seu Ikebana.

O material para fazer o Ikebana pode variar, afinal, existem centenas de tipos. Mas basicamente você precisará de:
Shoka

  • 1 vaso de Ikebana
  • 1 Kenzan (anel de metal que prende as flores no lugar)
  • Água
  • Flores
  • ramos e caules
  • Tesoura

Exemplo de como fazer um Ikebana

Escolha seus ramos

Você vai compor o seu arranjo com três ramos ou caules principais. O ramo primário, que representa o homem, o ramo secundário, que é um pouco menor do que o primeiro representa o céu, e o ramo ornamental, o único ramo com flores coloridas representa a Terra.

Ao escolher os seus materiais de Ikebana, tenha em mente que deve ser bastante simples. Procure ramos ou galhos longos, basicamente, em linha reta, fina, sem muitas folhas ou brotos. O primeiro ramo (primário), é o maior, geralmente o dobro e mais metade do tamanho do recipiente. Seu ramos secundários e ornamentais devem ter cerca de metade do tamanho do primário.

Os ramos primários e secundários podem ter alguns botões, mas não devem ter flores grandes florescendo sobre eles. O ramo ornamental deve ser o único com flores. Quando você está escolhendo o seu “galho florescendo”, escolha uma com um ou dois botões abertos perto do fim. Corte as extremidades inferiores dos ramos primários e secundários num ângulo de 45 graus, mantendo-os sob a água. Isso permite que o tronco absorva a água em vez de ar. Isso irá mantê-lo fresco por mais tempo.

Como colocar no vaso

kenzan

kenzan

Passo 1
Coloque o seu vaso de ikebana na sua mesa de trabalho.

Passo 2
Coloque o kenzan dentro do vaso.

Passo 3
Prenda o ramo ornamental no Kenzan. Posicione-o em um ângulo de 11:00 (faça que ele fique ligeiramente inclinado em direção ao ombro esquerdo). A flor no topo do seu arranjo representa o céu.

Passo 4
Prenda o ramo primário SOE no kenzan, ele representa o homem. Coloque-o ligeiramente na frente do outro num ângulo de 40  a 45 graus, na direção do ombro esquerdo (8 horas na posição do relógio).

Passo 5
Prenda o ramo menor secundário, chamado hikae, no kenzan, ligeiramente à frente num ângulo de 75 graus (4 horas no relógio). Este ramo representa a terra.

Passo 6
Enfeite com algumas flores menores ou folhas de plantas para esconder o kenzan no vaso e adicionar profundidade. Estas flores de apoio são chamados de Jushi. Certifique-se que são mais curtos que os ramos principais e que a água ainda é visível. Não se preocupe com os espaços vazios. Eles são uma característica importante no arranjo.

Passo 7
Seu Ikebana está pronto. Dê um passo para trás para ver como ficou.
Reorganize o Ikebana até que você esteja feliz e tranquilo.

Seu arranjo de Ikebana deve durar até 1 semana, mas como as flores são frágeis, sua duração dependerá também da harmonia do local que se encontra.

Onde colocar o Ikebana

ikebana

O Ikebana é um arranjo para ser visto de frente, portanto, uma mesa central não é o local ideal para ele. Em vez disso, coloque-o em qualquer superfície bem iluminada ao lado de uma parede.

No Japão, os arranjos de Ikebana são normalmente colocados onde os hóspedes são recebidos, como uma forma de acolhê-los, portanto, um hall de entrada na sala de visitas é o lugar mais tradicional para mostrar a sua nova habilidade.

No entanto, você pode colocar o seu arranjo em qualquer sala onde se entretêm os convidados, para que eles possam apreciá-lo tanto quanto você.

Curso de Ikebana no Japão e no Brasil

Japão
As escolas mais procuradas que ensinam técnicas de Ikebana são:

Ikenobo. Esta é a mais antiga escola de Ikebana. Foi fundada no século XV por um monge budista Ikenobo Senkei. O estilo rikka é o mais popular nesta escola.

Ohara. Esta é uma escola formada no final do século XIX. Seu estilo principal é o moribana que utiliza vaso plano e raso. Esta escola permite o uso de flores e plantas ocidentais. Esta escola também desenvolveu Ikebana free style chamado jiyuka. No entanto, eles ainda mantêm a formalidade em sua prática.

Sogetsu. Em 1927, Teshigahara Sofu fundou esta escola. Este foi o momento em que cresceu a propagação do Ikebana em todo o Japão. Ele atraiu todos os tipos de pessoas de todas as classes sociais. Sogetsu instituiu um estilo mais moderno, chamado eibana-zen. Esse estilo usa novos materiais, como aço e plástico.

Brasil
Se você gostaria de fazer um curso de Ikebana, saiba que já existem no Brasil em torno de 16 escolas cadastradas na Associação de Ikebana do Brasil.
Para maiores informações entre em contato com a associação:
Rua São Joaquim, 381 – 3o andar – Liberdade – Cep: 01508-001 – São Paulo – Tel:(11)5584-7348 (Presidente Emília Tanaka) ou (11)3208-1755 (recados na secretaria do Bunkyo).

Sugestões de livros sobre Ikebana

Ikebana - Arte Japonesa Para Arranjo de Flores
Ikebana
Arte Japonesa Para
Arranjo de Flores
Ikebana - Passo a passo
Ikebana
Aprenda a Fazer
Passo a passo
Ikebana - Arte Japonesa para Arranjo de Flores
Ikebana
Arte Japonesa
Artesanato

Quer Aprender Japonês?

11 Comentários

  1. Pingback: COMO FAZER IKEBANA PASSO A PASSO

  2. Pingback: Ikebana - Arranjos Florais Japoneses | Dicas Brasil Japão

  3. EDNA

    Maravilhoso, parabéns.

  4. SELMA AFFONSO

    Gostaria de aprender mais até certas palavras que são em japones que eu não consegui ler e saber o siguinificado nesta pagina como Website

  5. Pingback: Midori no Hi - Dia do Verde no Japão | Curiosidades do Japão

  6. arlindo de melo salman

    Gostaria de receber informações sobre a ikebana criada por Meishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial. Antecipo meus agradecimentos sobre o assunto.

  7. Japão em Foco

    Oi Arlindo!
    Você pode obter mais informações sobre a Ikebana de Meishu-Sama em seu site oficial Meishusama.org e no site Jinsai.org. Espero que nesses sites você encontre as informações que procuras sobre o grande admirador e divulgador das técnicas de Ikebana, Meishu-Sama. Abraços!

  8. maria augusta nedachi

    gostei muito da materia.Parabens!

  9. Amei material !! Gostaria de receber mais materiais . Obrigada

  10. edson viana

    gostaria de aprender ikebana

  11. Que arranjos perfeitos! Uma verdadeira arte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *