Midori no Hi – Dia do Verde no Japão


Midori no Hi

Golden Week – Midori no Hi – 4 de Maio

Midori no Hi (みどりの日) é o terceiro de 4 feriados nacionais que compõem o Golden Week (Semana Dourada), comemorado no dia 4 de Maio. É o dia destinado em respeito à natureza, na qual as famílias passam o tempo ao ar livre para relaxar ou participam de eventos destinados à esse dia em Parques e Jardins públicos.

Dentre as muitas atividades, estão as que envolvem o plantio de árvores e palestras informativas sobre as questões ambientais. Todos os anos nesta data, milhares de voluntários se mobilizam para plantar árvores, limpar parques naturais ou participar de campanhas públicas sobre a proteção ambiental. Também é destinado em aumentar a consciência e amor do povo do Japão pela Natureza.

História do Midori no Hi

Esse dia surgiu devido ao ex-imperador Hirohito da Era Showa, que era um grande admirador das belezas naturais. Ele publicou muitos trabalhos acadêmicos de investigação científica no campo da Biologia Marinha, onde incluiu a classificação de animais marinhos e plantas no Instituto Biológico no Palácio Imperial e a coleta de plantas em Nasu e Hayama.

Antigamente, entre 1989 e 2006 era comemorado no dia 29 de abril, juntamente com o Aniversário do ex imperador, durante o Showa no Hi, mas desde de 2007, essa data transferiu-se para o dia 4 de maio, pois era um dos dias do Golden Week que não havia feriado nenhum.

Xintoísmo e a Natureza

O amor japonês pela Natureza e a grande sensibilidade com o assunto, se deve em parte, aos princípios nobres do Xintoísmo. O idealismo do Xintoísmo é regida pela harmonia com a natureza e é a força motriz por trás dos belos arranjos de flores tradicionais japonesas, como o Ikebana, além da arquitetura e o design do belos jardins japoneses.


No Xintoísmo, os elementos naturais, como montanhas, árvores, rios, lagos, mar, areia, pedras e ondas são consideradas Kami (deuses) e portanto, devem ser reverenciadas.

O Monte Fuji, a montanha mais alta no Japão, é um bom exemplo disso. A montanha é mencionada na literatura japonesa ao longo dos tempos e é tema de muitos poemas.

O Hanami, também é um exemplo simbolismo religioso, o qual as pessoas antigamente acreditavam que os deuses habitavam os troncos das cerejeiras durante sua floração.

É um dia destinado para reverenciar a Natureza e contemplar a breve floração das cerejeiras, o famoso Sakurá, flor símbolo da Primavera Japonesa.

Outros feriados do Golden Week

• 29 de abril: Showa no Hi (Dia do Showa)
• 03 de maio: Kenpou-Kinenbi (Dia da Constituição)
• 04 de maio: Midori no Hi (Dia Verde)
• 05 de Maio: Kodomo no Hi (Dia das Crianças)

* Texto originalmente escrito em 4 de maio de 2012

Quer Aprender Japonês?

12 Comentários

  1. Pingback: Feriados Nacionais do Japão - Nippon no saijitsu | Curiosidades do Japão

  2. Pingback: Golden Week, Semana Dourada no Japão | Curiosidades do Japão

  3. Pingback: Dia das Crianças no Japão - Kodomo no Hi | Curiosidades do Japão

  4. Risa Anshieta

    Fascinante! 😀

  5. Japão em Foco

    Oi Risa!
    Que bom que você gostou!
    Abraços! 🙂

  6. Douglas Lima

    Eu respeito toda forma de religião, mas é interessante observar que as religiões xintoísta, budista, Confucionista etc. possuem uma filosofia tão simples e não pregam forma alguma de ódio como algumas religiões dominantes do ocidente e do oriente médio. Em todo agrupamento religioso há pessoas boas e más. Foi só uma reflexão que eu queria expor, já que tem um pouco a ver com o artigo.

  7. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Muito bom o seu comentário! Realmente são religiões bem diferentes de tantas outras que vemos por aí! Eles pregam mais o lado espiritual das coisas e não fazem aquela lavagem cerebral que muitas outras religiões fazem. Abraços!

  8. Douglas Bezerra

    O japão tem vários lugares bonitos para se observar e o pessoal parece dar valor a isso e preservam. Esse espírito de cooperação é muito bom para o desenvolvimento de tudo, semana passada fui ao Undokai em Santos, achei legal que todos ajudaram á organizar o evento, que por sinal gostei muito.
    Gostaria que no Brasil também existisse o costume de preservar e ter contato com a natureza.
    Abraços!

  9. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Legal que você participa desses eventos junto à comunidade japonesa. É uma boa forma de estar mais perto da cultura né… Abraços!

  10. :eu numca fui no japao tenho muita vontade pois aho vcs as pessoa mas inteligente do mundo quem sabe se eu aruma um pretendente kkkkkkkkkkkkk

  11. Japão em Foco

    Oi Andreia!
    rsrs…. quem sabe né?!
    Assim você terá mais facilidade de conhecer o Japão!!!
    Obrigada pelo comentário!
    Abraços!

  12. A cultura do Japão é fascinante. Dou aula de Japonês para crianças e sempre encontro algo nesse site pra inovar as aulas.
    Arigatou!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *