Dragon Ball: 15 Curiosidades sobre Goku que você deveria saber!

Top 20 Animes - Dragon Ball

Goku é um personagem que marcou uma geração inteira e ainda continua arrebatando fãs no mundo todo nos dias de hoje. É considerado o maior herói dos animes shounen de todos os tempos. Teve origem em um mangá chamado Dragon Ball (ドラゴンボール), escrito e ilustrado por Akira Toriyama e lançado na primeira metade da década de 80.

Desde o seu lançamento, Dragon Ball tornou-se uma das séries de mangá e anime mais bem sucedidas de todos os tempos. E o protagonista da séie, Goku, tornou-se um dos personagens de anime mais queridos do Japão. Mas será que você sabe tudo sobre esse poderoso saiyajin? Confira alguns fatos e curiosidades que provavelmente você ainda não sabia sobre Goku.

1. Significado do nome Goku!

O nome Goku significa, em uma tradução literal, Despertado para o Vazio. Porém, a sílaba Go significa Iluminado, enquanto a sílaba Ku pode ser traduzida como Céu ou o Vazio, de acordo com a doutrina budista. Seu nome portando poderia ser algo como criança consciente do vazio.

Já seu sobrenome seria “Son” (No Japão, o sobrenome costuma vir antes do nome). Baseando-se no kanji (ideograma) usado em seu sobrenome, o significado é “neto”. E até que faz sentido já que Goku não tinha parentes além de seu avô no começo da história.

2. O primeiro esboço de Goku

Este é o primeiro esboço de Goku feito por Akira Toriyama. Como podemos ver, Goku era literalmente um menino macaco, aliás muito semelhante ao Sun Wukong, o protagonista do Journey to the West, uma história chinesa que inspirou Dragon Ball).

No entanto, Toriyama rapidamente descartou essa ideia, optando por um protagonista com feições humanas. O penteado característico do herói foi criado no terceiro esboço do autor.

3. O aniversário de Goku é 14 de junho.

Como toda história fictícia repleto de eventos inusitados, é difícil calcular a idade correta dos personagens de Dragon Ball, sem contar a genética Saiyajin.

Somente o que podemos fazer é levantar suposições. Como sabemos, o protagonista Goku nasceu no ano de 736 e descontando o período que passou morto e o tempo no qual treinou na Sala do Templo, sua idade seria equivalente a 44 anos.

Como Vegeta já disse, os guerreiros do Planeta Vegeta conseguem manter sua estrutura física intacta até aproximadamente seus 80 anos graças aos seus genes saiyajins. Talvez isso explique a boa forma de Goku e o fato de não envelhecer nunca.

4. 09 de maio é o Dia do Goku

Em 2015, a Associação de Datas Comemorativas do Japão reconheceu oficialmente o dia 9 de Maio como o Dia do Goku. Em japonês, o número 5 pode ser lido como Go e o algarismo 9, como Ku. Sendo assim, no calendário internacional, 05/09 pode ser compreendido como Goku.

A data também tem uma série de significados dentro da própria série. Foi no dia 09 de Maio que Goku ganhou sua Nuvem Dourada do Mestre Karin, além de ser o dia que Rei Piccolo invadiu a Terra. Não esqueça de levantar a mão para o Genki Dama nesse dia, hein.

5. Goku é dublado por uma senhora de 81 anos

No Japão, Goku é dublado por Masako Nozawa, uma atriz de 81 anos, famosa por dublar personagens masculinos em animes como Astro Boy, Ge Ge Ge no Kitaro e Doraemon. Vale lembrar que Nozawa interpreta Goku em todas as fases do anime.

No Brasil, Goku é dublado por Wendel Bezerra, que também é dublador do Bob Esponja. Wenel disse que acabou se apaixonado pelo personagem durante a dublagem. Outra curiosidade interessante é que foi sua irmã, Úrsula Bezerra, quem dublou o personagem Goku na infância.

6. Goku morre de medo de agulhas

Goku lutou e derrotou vários vilões poderosos. Ninguém pode com ele, certo? Isso não significa que ele não tenha medo de nada. Mesmo durante a infância parecia que não conseguia aterrorizá-lo. Mas a verdade é que o herói morre de medo de agulhas.

Bom, talvez tenha outra coisa que deixe Goku abalado além das agulhas. E pode ter certeza que não é nenhum de seus implacáveis inimigos. Estamos falando de Chi Chi, sua esposa. Somente ela consegue fazer nosso querido Saiyajin andar na linha.

7. Garoto propaganda do KFC

Goku é um tremendo guloso e isso não é novidade para quem acompanha a série. Aliás é surpreendente a quantidade de comida que o herói de Dragon Ball devora durante os episódios. E o melhor de tudo é que ele não engorda graças ao seu metabolismo muito acelerado.

Não é a toa que o personagem foi escolhido para ser o garoto propaganda da KFC durante o filme Battle of Gods, onde o saiyajin exibe um enorme frango, especialidade dessa rede de alimentos. O anime também já fez outras propagandas como a do carro Fusion da Ford.

8. O cabelo de Super Saiyajin

A transformação em Super Saiyajin deixava os traços mais simples e dispensava a coloração. Para muitas pessoas, a mudança foi para mostrar que as coisas ficaram mais sérias. Será que os cabelos louros fizeram o Saiyajin ganhar mais força e poder?

Nada disso. Na verdade Toiyama queria mudanças para a nova fase do personagem, mas o cabelo de Goku dava muito trabalho para ser desenhado e, principalmente, preenchido de preto nos mangás. Assim, a transformação do seu cabelo se deu para poupar tempo já que nas páginas em preto e branco do mangá, o cabelo loiro era representado pela cor branca.

O mesmo aconteceu com a cauda de Son Goku. Em sua forma humana, Goku permanece com sua cauda à mostra. O motivo para o protagonista ter seu rabo cortado, foi pelo simples motivo de que Toriyama tinha preguiça de desenhá-lo todas as vezes.

9. Origem do “Kame-hame-ha”

O famoso Kamehameha (かめはめ波) é sem dúvidas nenhuma a “assinatura” do personagem Goku e consiste em reunir uma grande quantidade de energia nas mãos e libertá-lo de uma só vez. Mas será que essa palavra tem algum significado real em japonês?

Diz a lenda que quem sugeriu a palavra kamehameha foi Yoshimi Toriyama, esposa do autor Akira Toriyama. Ele queria algo que tivesse a palavra “ha”, o que fez com que ela desse a sugestão. Akira gostou da sonoridade e acabou incorporando-a à história que escrevia.

A verdade é que não existe um significado concreto para a palavra, apesar de “kame” significar tartaruga e “ha” significar onda. Muitos repararam nessa coincidência e definiram Kamehameha como “Onda Destruidora da Tartaruga”. Até que faz sentido não é mesmo?

No entanto, existiu um rei havaiano chamado Kamehameha, o Grande, que conquistou as Ilhas Havaianas e estabeleceu formalmente o Reino do Havaí em 1810. Além disso algumas cenas do manga / anime parecem mesmo ter sido inspiradas no Havaí. Alguns exemplos são as roupas típicas, o estilo da casa e a ilha paradisíaca onde o famoso Mestre Kame vive.

10. Quantas vezes Goku usou o Kamehameha?

O Kamehameha é utilizado por Goku desde a infância e se considerarmos os 153 episódios da série clássica de Dragon Ball e os 291 episódios de Dragon Ball Z, o herói utilizou essa técnica 97 vezes. Isso significa uma média de um kamehameha para cada quatro ou cinco episódios.

11. Nove torneios, mas só ganhou um

Goku pode ser um dos personagens mais fortes que existem na ficção, mas se formos olhar seus registros de luta profissional, podemos nos decepcionar. Ao longo das várias séries da franquia Dragon Ball, Goku competiu em nove torneios, mas só se tornou vitorioso em um.

Nos dois primeiros torneios, Goku perdeu para Jackie Chun e Tien, respectivamente. Mas em seu terceiro torneio, ele ganhou sua única vitória contra o Piccolo. Em seguida, avançando para Dragon Ball Z , ele perdeu contra o Perfect Cell, lutou para uma desclassificação dupla contra Pikkon, o mesmo ocorrendo com Vegeta durante a saga Buu.

Embora as pessoas não gostem de reconhecer, Goku perdeu para um garoto fraco chamado Mugley após se distrair com Vegeta. Finalmente, e mais recentemente, em Dragon Ball Super, o fair play de Goku fez com que ele se eliminasse do torneio contra Hit devido à regra de não matar, proibindo Hit de usar seu poder total.

12. A luta mais longa em um anime

A primeira luta de Goku com Freeza é a considerada a mais longa em um anime. Naquele momento, Freeza era o maior inimigo até aquele momento e esse confronto já era esperado. A batalha de Goku contra Freeza durou quatro horas do começo ao fim.

O infame embate entre Freeza e Goku acabou gerando uma das piadas mais memoráveis dos fãs de Dragon Ball: os eternos cinco minutos para a destruição de Namekusei.

13. Ele já morreu duas vezes

Goku morreu duas vezes em Dragon Ball Z. Na primeira vez, ele foi morto na batalha contra Raditz e depois foi ressuscitado. Sua segunda morte aconteceu no fim da Saga Cell, e dessa vez ele ficou morto por 7 anos até voltar a vida novamente.

Vale lembrar que as duas mortes foram na verdade causadas pelo próprio Goku, que se sacrificou para salvar o planeta. Na luta contra Raditz, ele segurou o vilão para que Piccolo atingisse ambos com sua técnica. E na segunda vez contra Cell, ele se teletransportou para longe da Terra para que o vilão não destruísse a Terra.

14. A mãe de Goku apareceu em um manga de 2004

Como os Saiyajins têm se tornado cada vez mais proeminentes em toda a franquia, um aspecto gritante é o quão pouco podemos ver guerreiras Saiyajin. Claro, há Bulla e Pan, mas a filha de Vegeta não demonstra nenhum interesse em lutar, enquanto Pan nunca chega a ser o centro das atenções quando ela estranhamente não consegue se transformar em uma Super Saiyajin.

Também era estranho Goku nunca questionar sobre seus pais, especialmente depois que Raditz revelou que Goku não era humano. Acabamos descobrindo mais sobre o pai de Goku, Bardock, no entanto sua mãe ainda permanecia um mistério.

Isso finalmente mudou em 2014, quando o mangá bônus Dragon Ball Minus explorou a história de Goku sendo enviado para a Terra, e nos deu a primeira olhada em sua mãe Gine, que acabou por não gostar de ser uma guerreira.

15. O relacionamento entre Goku e Chichi

Chichi, a princesa da Montanha de Fogo, era também uma lutadora, mas deixou isso de lado para virar dona de casa. Os dois se conheceram quando eram ainda crianças e acabaram ficando noivos, casando-se mais tarde quando ficaram mais velhos.

A relação entre os dois é um pouco conturbada. Cenas de afeto mútuas são raras. Goku na verdade casou-se simplesmente para ter alguém que cozinhasse para ele. Em muitas cenas Chichi está gritando com Goku por ser um pai e um marido negligente. Por outro lado, Goku morre de medo de Chichi, o que acaba rendendo cenas hilárias à série.

Apesar disso, o casal se encaixa no célebre ditado que diz: Por trás de todo grande homem há uma grande mulher. Pode soar sexista e antiquado, mas é válido para este casal de Dragon Ball, afinal, enquanto Goku treinava e lutava para salvar o mundo, Chi-Chi estava lá para mantê-lo na linha e garantir que seus filhos crescessem como homens de bem.

Referências: screenrant.com, legiaodosherois.uol.com.br

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *