Conheça o Kanji escolhido para representar o Ano de 2016

Kotoshi no Kanji 2016

A cerimônia foi realizada no último dia 12 no Templo Kiyomizudera, em Kyoto

Anualmente, desde 1995, a Sociedade de Exame de Proficiência em Kanji (財団法人日本漢字能力検定協会 Zaidan hojin Nihon Kanji Noryoku kentei kyokai) elege o kanji do ano (今年の漢字, kotoshi no kanji) numa cerimônia formal no templo Kiyomizudera na cidade de Kyoto.

A cerimônia ocorre anualmente no dia 12 de dezembro (Dia do Kanji) e o anúncio do kanji vencedor é feito pelo sacerdote principal do templo, através do Shodo (書道), a arte tradicional da escrita japonesa. O objetivo do Kanji do Ano é escolher um ideograma que melhor defina o ano que está por terminar. A votação é popular e abrange todo o território japonês.

O Kanji vencedor deste ano foi kin (金), que significa metal, ouro, dinheiro. Obteve 6.655 votos dos 153.562 recebidos. É a terceira vez que o kanji kin (金) ganha o prêmio em 22 anos de celebração. Em 2012, o kanji venceu em virtude das medalhas conquistadas nas Olimpíadas de Londres 2012, assim como em 2000, durante os Jogos Olímpicos de Sidney.

Em 2016, as Olimpíadas ocorridas no Rio de Janeiro tiveram grande influência na escolha do kanji, já que o Japão teve uma excelente participação nos jogos, conquistando 41 medalhas no total e ocupando o 6° lugar no ranking mundial (em 2012, o país ocupou o 11° lugar).

Mas esse não foi o único fator determinante na escolha. Há ainda outras razões, inusitadas por sinal, que influenciaram os Japoneses na hora de eleger o kanji de ouro. Algumas delas estão relacionadas com o cabelo louro (金髪 – kinpatsu) de Donald Trump e com a cor da roupa do comediante Pikotarō, que atingiu a fama mundial este ano com a música ‘PPAP’.

A taxa de juros negativa adotada pelo banco central japonês como medida audaciosa para reanimar a economia também teve grande repercussão e influenciou a escolha, já que “taxa de juros” é “kinri” (金利) em japonês, que incorpora o kanji de “ouro” em sua escrita.

Confira o momento em que o anúncio é feito:


Link do vídeo (YouTube)

O segundo kanji mais votado foi 選 (sen, erabu), que significa escolher, eleger. É o kanji da palavra senkyo (選挙), que significa eleições. A partir deste ano, jovens japoneses com 18 anos terão oportunidade de votar pela primeira vez nas eleições nacionais devido à aprovação do Parlamento para a redução da idade mínima para votar, dos 20 para os 18 anos.

Ano passado, o kanji vencedor foi 安 (Yasu, An), que tem várias leituras e significados, entre elas, “segurança”. Nesse caso, está relacionado com as mudanças de leis que autorizam o envio de militares a um conflito no exterior, entrando em conflito com a política pacifista que o Japão vem experimentando desde o fim da Segunda Guerra Mundial, há mais de 7 décadas.

E aí? O que você achou do kanji de “Ouro” ( kin , 金) ser o eleito de 2016? Concorda que esta foi a melhor escolha para representar o Japão no ano de 2016? Deixe sua opinião 🙂 Para conhecer os kanjis vencedores nos anos anteriores, confira: O Kanji do Ano (Kotoshi no Kanji).

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *