Estacionamento de Bicicletas Subterrâneo

Estacionamento de Bicicletas Subterrâneo em Tóquio 1

Eco Cycle – Estacionamento de Bicicletas Subterrâneo

Em uma das cidades mais populosas do mundo, o simples desejo de achar uma vaga para bicicleta pode ser um martírio. Mas para resolver esse problema, a empresa Giken Ltda criou um engenhoso e inovador sistema chamado ECO Cycle System.

Trata-se de um estacionamento subterrâneo com capacidade de armazenagem para 204 bicicletas. O Eco Cycle fica a 11 metros abaixo da rua e tem cerca de 8 metros de largura. Através de uma espécie de elevador, a bicicleta é deslocada ao subsolo onde ficará empilhada sobre outra bicicleta de forma organizada.

Estacionamento de Bicicletas Subterrâneo em Tóquio

O tempo médio do deslocamento da bicicleta é de 13 segundos, tanto para ir ao subsolo como para retornar. Para utilizar o sistema ECO Cycle, basta o usuário se cadastrar previamente no serviço para receber o cartão de acesso. Através desse cartão, o sistema identifica o usuário e as vagas disponíveis.

Depois, basta encostar o cartão na área de identificação e posicionar a bicicleta na frente da porta do elevador. Um dispositivo é acionado para puxar a bicicleta até o interior do “elevador” que em seguida se deslocará para o subsolo. Para retirar a bike do estacionamento, o procedimento é da mesma forma.

Vantagens do estacionamento de bicicletas Eco Cycle:

* A bicicleta fica guardada de forma segura, sem perigo de ser roubada ou propositalmente danificada.
* A bicicleta fica protegida do mau tempo, como chuva ou neve.
* Elimina a necessidade de estacionamentos convencionais de bicicleta que normalmente ocupam uma grande área urbana.
* Elimina aquele monte de bicicletas nas calçadas, deixando o visual urbano mais agradável para os pedestres.
* O sistema Eco Cycle é altamente seguro em casos de terremoto, que como sabemos são muito comuns no Japão.

Estacionamento de Bicicletas Subterrâneo em Tóquio 1

O ECO Cycle é portanto um meio eficiente para facilitar a vida de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte no Japão e já existem vários desses sistemas implantados em Tóquio e em outras cidades. A empresa Giken também criou estacionamentos subterrâneos similares para carros e motos.

Para entender melhor como funciona esse engenhoso e incrível sistema, assista o vídeo abaixo (Está em japonês, mas é possível entender através das imagens):


Link do vídeo (YouTube)

Referências: Independence UK, Daily Mail, Giken

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Legal,adorei essa matéria queria um desses no brasil!

  2. HELIO CEZAR TAJIMA

    COMO SEMPRE…ADOREI A MATÉRIA, PARABÉNS !!! SUGIRO MATÉRIAS SOBRE TÚNEIS FERROVIÁRIOS E RODOVIÁRIOS DO JAPÃO QUAL É O MAIOR, O MAIS CURVO, OS “ASSOMBRADOS”, TEMÁTICOS, ETC… ///helio

  3. tiago pereira

    roubo n japao? isso existe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *