Akashi Kaikyo, a maior ponte suspensa do mundo


Ponte Akashi Kaikyo

A incrível Ponte Akashi Kaikyo

Akashi-Kaikyo é considerada a ponte suspensa com maior vão central do mundo, com 1991 metros de comprimento. Foi concluída em 1998 e está localizado no estreito de Akashi, ligando a cidade de Kobe e a ilha Awaji. A ponte foi construída com o objetivo de conectar as ilhas Honshu, Awaji e Shikoku e estimular o crescimento econômico e cultural da região oeste do Japão.

A ponte faz parte de uma rede nacional de estradas que ligam as ilhas de Honshu, Shikoku e Awaji e seu comprimento total é de 3.911 metros. Foram usados 300 000 km de fios de aço em sua construção, quantidade suficiente para dar 7,5 voltas ao redor da Terra.

Detém três recordes mundiais: o de vão mais extenso, o de torre mais alta e o de ponte mais cara (4,3 bilhões de dólares). O vão central da Akashi-Kaikyo é 580 m maior que o da Ponte Humber (Inglaterra – 1981); 692 m maior que o da Ponte Verrazano-Narrows (EUA – 1964); e 710 m maior que o da Ponte Golden Gate (EUA – 1937); todas estas pontes bateram o recorde de vão na época de sua inauguração.

A construção dessa ponte, que levou cerca de 10 anos, representou um grande desafio para a engenharia, não somente pela sua grandiosidade, mas também pelas severas condições naturais do estreito, tais como: grande profundidade, fortes correntes, mau tempo, risco de furacões e terremotos.

Além disso, ela teve que satisfazer as leis existentes para preservar a atividade de pesca e o intenso tráfego marítimo existente na região. Confira um documentário muito bom sobre essa incrível ponte suspensa do Japão:


Link do vídeo (YouTube)

Referência: Gigantes do Mundo

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *