Incrível Bueiro Subterrâneo no Japão


Incrível Bueiro Subterrâneo do Japão

Incrível Bueiro Subterrâneo em Saitama

Impressionante a engenharia empregada na construção desse bueiro subterrâneo que abrange uma área de 6,3 km em Kasukabe, Saitama, localizado nos arredores de Tóquio. O nome desse projeto é Shutoken Gaikaku Hōsuiro [首都圏外郭放水路], que pode ser traduzido como Canal de Inundação da Área Metropolitana.

A construção deste engenhoso complexo subterrâneo levou 17 anos, de 1992 a 2009 e custou mais de US$ 3 bilhões. É considerado o maior canal subterrâneo de desvio de água de chuva do mundo, construído para prevenir o transbordamento dos rios das regiões de Saitama e Tóquio, ocasionados por tempestades e tufões.

bueiro subterrâneo

É composto de cinco tanques cilíndricos de concreto com altura de 68 m e diâmetro de 32 m que são ligados por 6,4 km de túneis, localizados a 50 metros abaixo da superfície, bem como um grande tanque de água, com uma altura de 25,4 m, comprimento de 177 m e largura de 78 m, além de 59 pilares de concreto que podem bombear até 200 toneladas de água do Rio Edo por segundo.

A capacidade é de 670 mil toneladas e o bombeamento só é acionado depois de dez horas de chuva muito forte. O fluxo das águas é monitorado através de uma sala de controle central. A região onde foi construído o canal é atravessado por 11 rios e não era necessário muita chuva para que logo tudo ficasse inundado.

Incrível Bueiro Subterrâneo do Japão

De acordo com o Conselho de Gestão de Desastres Central de Tóquio, o bueiro subterrâneo seria para prevenir enchentes que poderiam atingir 97 estações de metrô de Tóquio devido ao transbordamento do Rio Arakawa. Porém casos de inundações como esse são raros pois normalmente ocorrem uma vez a cada 200 anos.

Se houver risco de enchente, o computador envia uma mensagem por celular para os funcionários e todos correm para a sala de controle. Desde que o sistema foi implantado já livrou a região de várias enchentes. Com certeza foi uma engenhosa ideia para dar mais segurança aos mais de 13 milhões de moradores da região.

Confira os vídeos


Link do vídeo (Youtube)

Atração Turística

Devido aos pilares e sua arquitetura imponente, o bueiro subterrâneo ganhou o apelido de Underground Temple (Templo Subterrâneo). Esta área com 177 metros de comprimento, 18 metros de altura, o equivalente a um prédio de seis andares é a última parte a encher e serve para controlar o fluxo entre os tanques e o rio.

Essa área foi aberta para visitação e assim turistas e curiosos podem fazer um tour e tirar fotos dos túneis e pilares subterrâneos. A única exigência é que o visitante tenha uma boa compreensão do idioma ou vá com alguém que saiba japonês para que possa entender às instruções do guia em caso de uma emergência.

Esse “templo subterrâneo” já foi utilizado em comerciais, filmes e programas de TV para criar cenas místicas e de ficção. Um jogo chamado Mirror’s Edge também tem esse cenário como pano de fundo. Em 2006, um comercial do Land Rover foi produzido na área. Confira o comercial no vídeo abaixo:

Link do vídeo (YouTube)

Fonte: Wikipedia, Jornal Nacional, Huffington Post

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *