Ketsueki gata – Tipo Sanguíneo no Japão

Ketsueki gata - Tipo Sanguíneo no Japão

Ketsueki gata – Horóscopo Baseado no Tipo Sanguíneo

Enquanto que no Brasil e outros países, as pessoas se baseiam em seu signo astrológico para definir sua personalidade, no Japão e outros países asiáticos é o Ketsueki gata (tipo de sanguíneo) que influencia não só a personalidade, como o temperamento e a compatibilidade nos relacionamentos amorosos.

Para perceber o quanto isso é verdade, basta ir a um profile de algum artista japonês ou coreano, para notarmos que o tipo sanguíneo do cidadão está incluído. E a obsessão é tanta, que até personagens de anime ou fictícios tem seu tipo sanguíneo. Como exemplo, podemos citar a Hello Kitty, que possui o tipo sanguíneo O.

Outros exemplos que mostram como essa crença está enraizada na cultura japonesa: O Facebook no Japão (e Coreia) são os únicos que permitem aos seus usuários, incluir o tipo de sangue no perfil. Na TV e em jornais, sempre tem uma seção com o horóscopo sanguíneo, tal como acontece no Brasil, com os signos do zodíaco.

Conversas sobre tipos de sangue e compatibilidade nos romances estão sempre presentes nas rodinhas de conversa entre os jovens. Também são muito populares os serviços de encontros e agências de namoro que são especializadas em encontrar um parceiro ou parceira, baseando-se no tipo sanguíneo. Mas o mais sinistro na minha opinião são as máquinas automáticas que vendem camisinhas Ketsueki gata:

Máquina automática que vende camisinha do tipo sanguíneo

Como surgiu o Horóscopo do Tipo Sanguíneo?

O Horóscopo ou Personalidade do tipo sanguíneo é chamado no Japão como Ketsuekigata seikaku handan (血液型性格判断) ou Ketsueki gata uranai (血液型占い). Mas de onde surgiu isso tudo? Dizem que tudo começou na década de 70, quando um jornalista japonês chamado Masahiko Nomi escreveu artigos (não científicos) e publicou alguns livros a respeito desse assunto.

Embora não haja nenhuma comprovação científica de que isso seja válido, os japoneses de forma geral acreditam realmente que o tipo sanguíneo pode influenciar vários aspectos em sua vida. Segundo uma pesquisa, cerca de 40% da população japonesa pertence ao grupo A, 30% ao grupo O, 20% ao grupo B e 10% ao grupo AB.

Curiosidades sobre o Ketsueki gata

* No Japão, há muitos livros com abordagens sobre a personalidade segundo o tipo sanguíneo, mas um que se tornou Best Seller é o “A, B, O, AB Gata Jibun No Setsumeisho” (A, B, O, AB Guia dos Tipos Sanguíneos), escrito por um autor desconhecido, que se apresenta atrás do pseudônimo “Jamais Jamais”.

Manual do Tipo Sanguíneo

* Segundo relatos, um time feminino de softball ganhou uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim, incorporando teorias sobre os tipos sanguíneos para preparar treinamentos específicos, sob medida, para cada jogadora.

* Algumas escolas maternais utilizam métodos de ensino baseados nos tipos sanguíneos das crianças. E muitas empresas determinam tarefas e responsabilidades aos seus funcionários, se baseando em seu tipo sanguíneo.

* Em 1990, o jornal Asahi Daily publicou um artigo dizendo que que a empresa Mitsubishi contratou uma equipe composta inteiramente por trabalhadores com tipo sanguíneo AB, devido à “sua habilidade de fazer planos”.

* Nem campanhas políticas se salvam dessa obcessão por tipos de sangue: Um ex-primeiro-ministro fez questão de revelar que pertencia ao grupo sanguíneo A, enquanto seu adversário pertencia ao grupo B.

* O ex-ministro Ryu Matsumoto renunciou depois de apenas uma semana no cargo por ter sido flagrado por câmeras de TV maltratando verbalmente um grupo de autoridades. Em seu discurso de renúncia, Matsumoto atribuiu sua irritabilidade e comportamento impetuoso ao seu tipo de sangue – B.

Ketsueki gata - Os Tipo Sanguíneo no Japão

Bura-hara” (assédio por tipo sanguíneo)

Infelizmente a obcessão japonesa por tipos sanguíneos traz pontos negativos e uma delas é o “Bura-hara” (assédio por tipo sanguíneo) que se manifesta em forma de preconceito e discriminação. Crianças sofrem bullying nas escolas e adultos acabam tendo um relacionamento ruim ou perdendo oportunidades de emprego.

A perseguição ocorre principalmente com pessoas que tem o tipo sanguíneo B e AB. Apesar de várias advertências das autoridades, empregadores continuam a perguntar o tipo sanguíneo de candidatos nas entrevistas para empregos, disse Terumitsu Maekawa, que pesquisa religiões na Asia University, em Tóquio.

Realmente é um pouco demais criar generalizações sobre um grupo inteiro sendo que nem ao menos há comprovações científicas sobre o assunto, e sim apenas especulações. A meu ver é irracional e prematuro definir o caráter de alguém ou dizer que uma pessoa é boa ou ruim, somente baseando-se em seu tipo sanguíneo.

Características do Tipo Sanguíneo

Lembrando que aqui está apenas uma descrição genérica relacionada a personalidade de cada tipo sanguíneo. Existem sites que podem fornecer uma descrição mais detalhada. Ah, e não levem tão a sério, afinal é um simples horóscopo ;). Fiquem também à vontade para comentar se a descrição bate com o seu tipo sanguíneo.

Sangue Tipo A = [ 型 ] = Ei gata

* Organizado = kichoumen (几帐面)
* Meticuloso, perfecionista = komakai (細かい)
* Atento = Kiga Tsuku (気がつく)
* Sensível = sensai (繊细)
* Pontual = kibishii ni jikan (時間に厳しい)
* Gostam de limpeza = kireizuki (綺麗好き)

Pessoas com sangue tipo A parecem ser calmas por fora, mas por dentro são pessoas ansiosas e preocupadas. São consideradas pontuais, perfeccionistas, tímidas e sensíveis. São introspectivos e bons ouvintes. Normalmente gostam de estar na moda e saber das últimas tendências, mas não usam nada chamativo ou berrante.

São pessoas românticas e em relação ao trabalho, são considerados pessoas responsáveis e meticulosas. Se dão bem em profissões como contador, bibliotecário, economista, escritor, programador de computador e colunista. Nos relacionamentos se dão bem com pessoas dos grupos sanguíneos A, O e AB.

Sangue Tipo O = [ O型 ] = UO gata

* Teimoso = gankona (頑固な)
* Descontraído = ouraka (大らか)
* Rude = ouzappa (大ざっぱ)
* Se dá bem com todos = dareto demo umaku yareru (誰とでも上手くやれる)

Pessoas com sangue tipo O são muito populares e auto-confiantes e costumam ser o centro das atenções em qualquer lugar onde estejam. São pessoas criativas, interessantes e normalmente se dão bem com todas as pessoas. São também considerados pessoas organizadas, determinadas, ousadas e teimosas.

Mas essa teimosia, tem seu lado positivo, pois ajudará a alcançar seus objetivos. Se dão bem em profissões como banqueiro, político, ministro, corretor de investimentos e se destacam nos esportes. Nos relacionamentos, costumam se dar bem com pessoas de qualquer grupo sanguíneo, especialmente A e AB.

Sangue Tipo B = [ B型 ] = Bii gata

* Faz as coisas no seu ritmo = maipeesu (マイペース)
* Excêntrico = kawarimono (変わり者)
* Pavio curto = tanki (短気)
* Caprichoso = utsurigi (移り気)

Pessoas com sangue tipo B são consideradas otimistas e companheiras. Ao mesmo tempo são impulsivas e individualistas e escolhem sempre o caminho que querem seguir na vida. Tem fama de serem briguentos e no trabalho, são caprichosos e se dão bem com profissões como chef de cozinha, cabeleireiro e jornalista. Nos relacionamentos são compatíveis com pessoas dos grupos sanguíneos O, B e AB.

Sangue Tipo AB = [AB型] = Aibii gata

* Personalidade dupla = nijuu Jinkaku (二重人格)
* Excêntrico = kawarimono (変わり者)
* Dom artístico = geijutsu no saino ga aru (芸術の才能がある)
* Gênio = tensai (天才)

Pessoas com sangue tipo AB podem ser dualistas, ou seja, possuir traços dos tipos sanguíneos A e B. São pessoas que tendem a ser tímidas, mas ao mesmo tempo são agradáveis e de fácil convívio. São pessoas hesitantes, porém confiantes e normalmente tem uma personalidade que o faz destacar em meio aos outros.

Muitas vezes quando necessário, falam de uma forma séria. Sua paciência, concentração e inteligência são qualidades admiráveis. Se dão bem em profissões como: barman, advogado, professor, representante de vendas e assistente social. Nos relacionamentos, se dão bem com praticamente todos os outros tipos sanguíneos.

Palavras e Frases úteis

Se você mora no Japão, pode acontecer de algum japonês perguntar qual o seu tipo sanguíneo, então, colocarei aqui algumas expressões e frases que podem ajudar na compreensão ou conversação:

• Tipo sanguíneo
Ketsueki gata 「血液型」

• Personalidade do tipo sanguíneo
Ketsueki gata seikaku handan 「血液型性格判断」

• Horóscopo do Tipo Sanguíneo
Ketsueki gata uranai 「血液型占い」

• Teste de compatibilidade do Tipo Sanguíneo
Ketsueki gata aishou shindan 「血液型相性诊断」

• Manual do tipo Sanguíneo
gata jibun no setsumeisho
「型自分の説明書」

• Personalidade
seikaku 「性格」

• Personalidade agradável
seikaku ga ii 「性格がいい」

• Personalidade ruim
seikaku ga warui 「性格が悪い」

• Afinidade, química
aishou 「相性」

• Nós temos uma boa química
Watashitashi wa aishou ga ii 「私は達相性がいい」

• Qual é o seu tipo sanguíneo?
Anata no Ketsueki gata wa nan desu ka?
「あなたの血液型は何ですか?」

ou simplesmente Ketsueki gata nani? 「血液型何?」
(O mesmo significado, porém mais informal.)

• Seu tipo sanguíneo é B, por isso que não nos damos bem
Kare wa bii gata dakara watashi to aishou ga awanai no
「彼はB型だから,私と相性が合わないの. 」

• Ele é tão irresponsável que seu tipo de sangue deve ser O.
Ano hito wa iikagen dakara kitto oogata dayo.
「あの人はいい加減だからきっとO型だよ. 」

• O sangue dela não é AB? Pois ela é um pouco enigmática.
Kanojo tte Ketsueki gata eibii janai? Datte chotto tsukamidokoro ga nai mono
「彼女って血液型ABじゃない?だってちょっと掴みどころがないもの。」

• Meu chefe diz que não se dá bem com pessoas do tipo sanguíneo B
Joushi wa bii gata não ningen Towa aishou ga awanai para itte iru.
「上司はB型の人間とは相性が合わないと言っている. 」

• Seu tipo sanguíneo não é A? Você me parece meticulosa.
Anata no kestuki gata tte ei gata janai? Nanika komakai kara
「あなたの血液型ってA型じゃない?何か細かいから… 」

• Eu não esperava que seu tipo sanguíneo fosse B.
Como é tranquilo, pensei que fosse tipo O.
Kare ga bii gata tte iu no wa IGAI da.
Ooraka dakara UO gata ka to omotta
「彼がB型って言うのは意外だ.大らかだからO型かと思った. 」

Fontes de Pesquisa: Diário da Saúde, Geek-unleashedMaggie Sensei

Quer Aprender Japonês?

17 Comentários

  1. Floripes Sampaio

    Meu Sangue é O positivo e sou organizada até demais[ dizem os meus] mas não sou rude, respeito e trato todo o mundo como quero ser tratada. Meu marido é A positivo[, nos entendemos muito bem], uma filha é A negativo e os outros são A e O positivos.

  2. Maria Fernanda

    Poxa, sou do tipo AB e não tenho nada a ver com o que diz! Ainda assim eu também não gosto do oróscopo normal daqui do Brasil, prefiro o chinês. É o que mais se parece comigo. Mas, a gente deve respeitar do mesmo jeito 😮

  3. Pingback: 10 Fatos Inusitados Sobre o Japão | Curiosidades do Japão

  4. ione samesina

    Eu sou tipo A, e bateu muito como eu sou! 😆 E o meu esposo é o tipo AB. 😀 Ele é Professor Universitário.

  5. Sou o+ mas tenho um pouco de A e B que estranho,sou organizado,teimoso,gosto de fazer as coisas do meu jeito mas entendo os jeitos dos outros,sou flexivel uma pessoa que gosta de aprender e ensinar,me relaciono bem com as pessoas,meus pai é O+ e minha mãe é A+,mas ela mesma disse pra min que eu era O+?!

  6. rodrigo leite gomes

    Interessante, mas prefiro a análise feita com base no “eneagrama da personalidade” que possui fundamento científico.

  7. Kazuhiro Nitta

    Embora não acredite 100% nessa teoria da personalidade através dos tipos sanguíneos,existe sim uma certa lógica sim de fato.Meu tipo sanguíneo é O+ e me considero sóciavel e bastante teimoso. Pela convivência diária com muitos japoneses e pouquíssimos brasileiros residentes aqui no Japão percebi que me dou bem com muitas pessoas do tipo sanguíneo O,A e AB e pouquíssimas pessoas do tipo sanguíneo B.Aliás,não me simpatizo muito com pessoas do grupo sanguíneo B,apesar de conhecer uma ou duas pessoas desse grupo sanguíneo que as consideros”maravilhosas”!!!

  8. Sion

    Eu gostaria de saber por que acontece o assédio com os tipos sanguíneos AB e B, que não ficou claro, mas eu adorei, como sempre, o post.

  9. Evelin

    Faz muito sentido para mim!Sou tipo O- e conheço algumas pessoas com tipo sanguíneo B inclusive meu marido,o tipo B com certeza tem pavio curto.E são pessoas generosas e individualistas.Parabéns

  10. Icka

    Sou do tipo A… todos me consideram calma, e reclamam que eu falo baixo! rs, sou detalhista (até d+) e faz 10 anos que trabalho no Financeiro/Controladoria…acho que minha personalidade é bem parecida com a personalidade descrita na “Teoria sanguínea”. Achei bem legal, e curioso post! =^*^=~~

  11. Pollyana

    O meu bateu, não errou em nada.

  12. sandra regina de oliveira maeharra

    na verdade acho que nasci em pais errado pois morei no japao por 15 anos e aprendi a falar nihongo lá na convivência e me esforçando muito,adoro a língua e os costumes na verdade toda a cultura japonesa deveria ser implantada em todo o mundo pois é uma cultura rica,hoje moro no brasil por motivo de força maior mas assim que puder retornarei ao nihon.

  13. Luciana

    Existe preconceito com pessoas do tipo B porque supostamente elas são pavio curto, são desobedientes, querem fazer as coisas à sua maneira, tem dificuldades em acatar ordens, são impulsivos, tendem a ser encrenqueiros. Esse tipo de comportamento, numa empresa, não é o que os patrões desejam…

  14. Luciana

    Já li outros tipos de horóscopo, mas esse do tipo sanguíneo é o que mais “bate” com a minha personalidade. Meu signo é Libra, mas não me identifico muito…. Libra é balança, equilíbrio, justiça… e eu não me acho muito equilibrada, kkk… Entre as pessoas com quem convivo, já reparei que o tipo sanguíneo combina com essas características que foram mencionadas aí… Quem eu conheço que é do tipo A é perfeccionista, do tipo O é mais extrovertido, flexível, sociável… Eu sou do tipo B, chuto o balde, adoro uma treta, quero tudo do meu jeito… e me dou melhor com pessoas do tipo O.

  15. Dica da tia: “obsessão” e não obCessão

  16. Nondemiro

    Isso é puro achismo, está mais pra Horóscopo mesmo. Não vejo sentido algum em termos de comportamento mas para transfusão e doenças relacionadas ao tipo de sangue, são dados importantes para as empresas. Por exemplo, o sangue A+ possui mais moléculas coagulantes, o que deixa a pessoa mais suscetível a trombose e infarto.
    Mas o mais engraçado é a teoria da origem extraterrestre de quem possui sangue fator Rh negativo. Alguns cientistas afirmam que a existência de pessoas com este tipo de sangue, se deve a manipulação genética com cruzamento entre duas raças similares mas geneticamente diferentes e que isso ocorreu em alguma época distante na Europa que é o continente onde se concentra maior parte da população com este fator e posteriormente se espalhou pelo mundo. Se for verdade, sou descendente de ETs, haha…

  17. Brunna

    Eu acho tudo isso uma bobagem;meu sangue e B+ e não me pareço com nada o que está escrito aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *