Moda no Japão – Decora Style (Dekora)


Moda no Japão – Decora Style (Dekora)
O termo “Decora”, vem da palavra decoração e o termo é mesmo o mais apropriado, já que os japas adeptos dessa moda, parecem uma árvore decorada com dezenas de cacarecos. Quanto mais penduricalhos tiver, melhor…

E isso inclui meias coloridas (algumas chegam a usar 3 pares diferentes de meia de uma vez), dezenas de presilhas nos cabelos geralmente da cor rosa, em forma de frutas, laços ou personagens como Hello Kitty, Pókemon, entre outros.

As Decora pecam pelo exagero… É tanto acessório que a gente fica até “tonto” com tanta poluição visual, hehehe! São chamadas muitas vezes de Fruit Fashion, pois muitas usam e abusam de roupas e acessórios com estampas de frutas. Mas o que caracteriza uma Decora é o aspecto extremamente infantil e “kawaii”.


As Decora chan podem ser especialmente encontradas em grandes centros urbanos, como Harajuko em Tóquio, o bairro mais badalado em termos de tribos e moda japonesa. Em meio a tantos estilos diferentes como as Gothic Lolita, Cosplay Punk Kigurumi, as Kawaii gyaru, entre outras, podemos dizer que as Decora é um estilo que se destaca em meio às outras.

Talvez seja pela quantidade de acessórios que elas usam, como colares, pulseiras, presilhas, óculos, meias, lentes, bijuterias em geral, bolsas etc, geralmente de marcas relacionadas ao público infantil como Hello Kitty e Pókemon. Isso faz com que o visual fashion das Decora seja extremamente infantilizado.


As Decora chan, geralmente andam em grupo de dois ou três e é comum que usem acessórios parecidos. As cores das roupas e acessórios podem de ser cores variadas, de diferentes texturas e estampas, mas a cor que prevalece é o rosa. As estampas são mais para o listrado, xadrez e poá e os cabelos são excessivamente decorados com dezenas de adereços.

As bolsas das Decorachan, podem ter o formato de uma fruta ou então a cabeça de algum personagem da moda. Pescoço, pulsos, repletos de acessórios coloridos, geralmente de plástico. E não pense que somente meninas gostam desse estilo. Apesar de serem em menor número, existe meninos adeptos também.


Se você gostou desse estilo e quer aprender como se vestir como as Decora, então dá uma olhada nas dicas:

Cabelo é tudo: Uma decora de verdade, usa muitos acessórios no cabelo, seja presilha, headbands, dezenas de grampos “tic tac”, arcos, geralmente todos em tons de rosa.

Meias compridas: Esse item jamais deve faltar ao visual das Decora. As meias geralmente são estampadas e cheias de fitas e babados. É comum também o uso de polainas, tênis de cano alto ou botinhas, criando uma sobreposição de camadas.


Sobreposições: As Decora, adoram usar sobreposições de peças, de uma forma bem excessiva e desordenada. Por exemplo: Colocar polainas sobre meias estampadas e coloridas, que estão sobre calças justas ou então sobrepor várias camisas diferentes.

Apetrechos e acessórios infantis: Por ser considerado uma moda infantil, é válido usar acessórios de personagens infantis, mas isso não impede que você também misture seu próprio estilo na composição ou misture vários personagens ao mesmo tempo.


Quantidade de acessórios: Se você é do tipo que possui poucos acessórios, então é melhor providenciar, afinal uma Decora de verdade sem uma quantidade significativa de apetrechos, não pode ser chamada de Decora, pois terá o visual incompleto.

Brinquedos e acessórios de plástico: As Decora chan, usam muitos acessórios rosas ou coloridos de plástico, como colares, relógios, pulseiras e até brinquedinhos. Tudo para incrementar ainda mais seu visual.


Pouca maquiagem: Por ser uma moda infantilizada, não é recomendável que se use muita maquiagem. Ao invés disso, é comum que as Decora colem adesivos de imitação de cristais e joias com formato de gotas ou estrelas entre outros, em seu próprio rosto.

Rosa é tudo: Não adianta, o rosa sempre prevalecerá no visual de uma Decora. Claro que se pode usar preto e outras cores, mas alguns acessórios rosas devem ser colocados na composição, senão nada feito! Ah, as meninas também gostam de usar máscaras estampadas e muito cutes!


Animais de estimação virtuais: As Decora geralmente são extremamente ligadas aos animais de estimação virtuais como Nintendog ou Tamagotchi e portanto é comum encontrá-las andando junto ao seu animal de estimação para onde forem.

Ser o centro das atenções: Ser uma Decora não é fácil, afinal, tantos acessórios assim, chama a atenção por onde quer que vá. Portanto, se você gostou desse estilo e não se importa de ser o centro das atenções, então ser uma Decora chan, realmente é para você e com certeza você tirará de letra!

Quer Aprender Japonês?

10 Comentários

  1. simone

    😳 ki fofo!

  2. Japão em Foco

    Oi Simone!
    Bem diferente o Decora Style né! Eu não curto não, andar assim com tanto penduricalho como elas andam, mas acho engraçadinho rs. Abraços!

  3. caio

    😉 etoooooo como posso dizer as Decora são realmente um tipo muito fascinante !!!vlw pelo post

  4. Japão em Foco

    Oi Caio!
    Também acho hehehe…
    Obrigada pelo comentário!
    Abraços!

  5. Pingback: Significado do termo kawaii no Japão | Curiosidades do Japão

  6. Pingback: Harajuko - Moda ou liberdade de expressão | Curiosidades do Japão

  7. Pingback: 40 razões para amar o Japão | Curiosidades do Japão

  8. Pingback: Os melhores cosplayers estão no Japão | Curiosidades do Japão

  9. Pingback: Moda no Japão - Visual Kei | Curiosidades do Japão

  10. Pingback: Unhas artísticas japonesas - Japanese nail art | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *