Moda no Japão – Homens de Saia


homens de saia

Moda japonesa – Homens vestindo saia no Japão

Como sabemos, em Tóquio é possível vermos de tudo e mais um pouco no que se refere à moda urbana e uma tendência que chamou a atenção recentemente, especialmente em Harajuku, é uma modinha chamada de “Homens de Saia” (スカート男子). Surgiram até lojas especializadas em saias masculinas em Tóquio.

Além de saias, há aqueles mais ousados que vestem vestidos típicos masculinos, estilo Kaftan. Na verdade, em diversas culturas há homens que vestem esse tipo de vestimenta, como no Oriente Médio por exemplo, mas pra nós ocidentais que não estamos acostumados podemos considerar essa moda bem estranha concorda?

Homens de saia no Japão

Lembrando também que para o povo japonês o fato de usar vestidos não é considerado tão tabu como visto no mundo ocidental, afinal uma das vestimentas masculinas mais tradicionais é o Hakama, calças largas que visualmente se parecem com saias e que até hoje é muito usado em cerimônias. Não podemos esquecer do Yukata, uma vestimenta também usada por homens em festivais de verão.

hakama e yukata masculino


* Hakama e yukata masculino

E essas vestimentas tradicionais em nada afetam a virilidade e masculinidade dos homens japoneses, já que até os samurais usavam o hakama. Talvez por razões culturais, seja mais fácil esse tipo de tendência ganhar força na terra do sol nascente, ao contrário do Brasil e outros países, onde prevalece outros conceitos mais machistas.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o yukata praticamente desapareceu das ruas japonesas, mas nos últimos 10 anos, voltou com força total entre os jovens por ser uma vestimenta confortável e fresca para os dias quentes de verão.

>Agora, um grupo seletivo de jovens acabou criando uma nova tribo, a “tribo saia”. E vale lembrar que a moda nada tem a ver com “travesti” ou “drag queen”.

A maioria dos jovens metrossexuais, adeptos das saias dizem que o objetivo não é se parecer com meninas e não acham que as saias interferem em sua virilidade.

A maioria diz usar por que acham este estilo elegante, confortável e moderno. Segundo um designer japonês da marca Comme des Garcons: “Apesar de ser um grupo restrito, são jovens na faixa dos 20 anos que não se importam de pagar ¥ 50.000 em saias de grife, como a Comme des Garcons e Vivienne Westwood”.

Homens de saia no Japão fotos

Homens de saia no Japão pics

Além das saias longas, a moda inclui também agasalhos compridos quase até o chão, pantalonas, sarongs (vestimenta estilo indiano, saias calças e saias sobre calças jeans (sobreposição). Alguns mais ousados, usam saias mais curtas e meias até os joelhos. Mas se engana quem pensa que todo tipo de moda é bem aceita no Japão.

Muitos jovens adeptos da moda passam por uma grande “saia justa” (desculpe o trocadilho). O estudante Daisuke Kumamoto de 18 anos de idade confessou que por estar vestido de saia, sentiu o preconceito de perto. Além dos olhares atravessados de vários passageiros, ninguém quis se sentar ao lado dele em um trem em Kanagawa.

Homens de saia no Japão Imagens

Enfim, preconceito existe em qualquer lugar mesmo não é? Afinal, o mesmo aconteceu quando muitos homens passaram a adotar cabelos mais longos, brincos nas orelhas, piercings no corpo e tatuagens. Com o passar do tempo, tudo isso passou a ser considerado algo normal, embora ainda exista quem torça o nariz.

O que você pensa a respeito? Já pensou se esta moda pega no Brasil? 😉 hehehe. Veja um programa na TV japonesa que abordou justamente a tribo dos “homens saia”.


Link do vídeo (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

8 Comentários

  1. Rodrigo

    Se lá no Japão já existe preconceito com isso, imagine no Brasil como não seria!
    Ótimo post, até mais!

  2. Japão em Foco

    Oi Rodrigo!
    Pior né… o Brasil é um país muito machista na verdade… se até na Escócia os homens usam saia, então qual o problema? Hauhuahua Abraços!

  3. Maylon PrEs

    Isso deve ser ótimo no verão =)

  4. socrates c. paulo

    no japão usar saia é modinha dos jovens,na grã-bretanha usar kilt(saia) é tradição de milénios,na grã-bretanha é muito comum ver homens,crianças e jovens usarem kilt,portanto os europeus ocidentais não se importam com usa,na tradição britânica o homen está realmente vestido de kilt(saia) sem cueca ou qualquer roupa de baixo,ai está realmente de kilt,caso contrário não,(dúvido se os japoneses tem essa coragem de usar um kilt conforme o estilo europeu)na minha opinião preconceito existe por falta de tradição e educação,coisa que o brasileiro não tem e isso é fato,o culpado da falta de educação do brasileiro é o próprio brasileiro que não exige do governo uma boa educação de cidadania nas escolas e faculdades …..

  5. sócrates c. paulo

    no japão é modinha,na grã-bretanha é tradição de milénios usar saia(kilt),na grã-bretanha é muito comum ver homens,crianças e jovens usarem kilt,portanto os europeus ocidentais não se importam com usam saia,na tradição britânica o homen está realmente vestido de kilt(saia) sem cueca ou qualquer roupa de baixo,ai está realmente de kilt,caso contrário não,(dúvido se os japoneses tem essa coragem de usar um kilt conforme o estilo europeu) na minha opinião o preconceito existe por falta de tradição e educação,coisa que o brasileiro não tem e isso é fato,o culpado da falta de educação do brasileiro é o próprio brasileiro que não exige do governo uma boa educação de cidadania nas escolas e faculdades…….

  6. Pingback: Dia do Quimono - Gofuku no Hi - Kimono Day | Curiosidades do Japão

  7. Anita

    Acho lindo, principalmente no visual kei^^

  8. jhonybbravo

    meu deus como se “des ve” isso ??????

  9. tiago pereira

    yukama eu vejo mto em filmes de artes marciais mais mulheres usando! agora hakama vejo homens usand

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *