Moda no Japão – Ganguro Fashion Style


ganguro

Ganguro Moda Fashion Style (ガングロ; “Black Face Girls”)

No Japão temos a oportunidade de conhecer de perto várias tribos que compõe o cenário urbano de Tóquio. Dentre estas tribos estão as Lolitas, Visual kei, Dekora, Gyaru, Kogal, entre outras. Uma outra tribo que chama muito a atenção é o Ganguro, uma moda que tornou-se popular nas décadas de 1990 e 2000.

A palavra Ganguro significa literalmente “cara preta” e é derivada da gíria Gangankuroi (ガンガン 黒い) e se caracteriza por um rosto extremamente bronzeado, conseguido através de bronzeamento artificial. Dizem que o estilo Ganguro é influenciado pelo folclore japonês como fantasmas e demônios.

Moda no Japão – Ganguro Fashion Style

Acredita-se que a tendência fashion Ganguro tenha se originado especialmente em Shibuya e Ikebukuro e teria começado como uma espécie de movimento em oposição às regras tradicionais de moda impostas pela sociedade japonesa, tais como pele pálida, cabelos escuros e maquiagens e roupas em tons neutros e pastéis.

Insatisfeitas com os padrões tradicionais de beleza, muitas meninas jovens e rebeldes e no auge dos seus 20 anos de idade, passaram a deixar a pele bronzeada ao extremo, ganhando o apelido de Gangankuroi “Black Face Girls” (Garotas da Cara Preta). A partir de então, nasceu mais um estilo de moda nas ruas de Tóquio.

Moda no Japão – Ganguro Fashion Style

Dentre as principais características além da pele negra artificialmente, estão os cabelos multicoloridos e a maquiagem exótica.

Costumam pintar de branco os lábios e ao redor dos olhos e usam também cílios postiços, lentes de contato coloridas, pedras decorativas faciais (de plástico) e purpurina no rosto e abaixo dos olhos.

Também tem muitas semelhanças com a subcultura Kogal, como a pele bronzeada por exemplo, o que faz com que sejam frequentemente confundidas.

No entanto, são subculturas distintas pois o estilo Kogal, é na verdade inspirada pela moda americana, mais especificamente a moda entre as garotas californianas.

Ganguro fotos

O vestuário de uma típica Ganguro Gal é composto de peças coloridas, incluindo mini-saias, cangas e diversos acessórios como brincos, anéis, colares havaianos, braceletes e sapatos plataforma. Seu visual é muito parecido com o estilo Yamamba ou Mamba, que significam literalmente “bruxa da montanha”.

Diferenças entre kogal ganguro manba

Enfim, é comum essas três subculturas serem confundidas, ainda mais pelos estrangeiros que não conhecem a fundo essas tendências da moda tão populares nos bairros de Tóquio, como Harajuko, Shibuya e Ikebukuro! Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais sobre a subcultura Ganguro. 🙂

Vídeo com fotos de garotas Ganguro


Link do vídeo

Vídeo com o tutorial da maquiagem Ganguro


Link do vídeo

Quer Aprender Japonês?

9 Comentários

  1. Pingback: Moda Ganguro - Yamamba e Mamba | Curiosidades do Japão

  2. Douglas Lima

    Uma vez eu vi uma reportagem que mostrava algumas garotas japonesas (não sei se era uma tribo urbana) com a pele extremamente brozeada e cabelos trançados estilo afro. Na reportagem elas ouviam o rapper 50 cent. Elas tinham interesse pelo estilo de vida negro estadunidense.

  3. Rodrigo

    Muito legais os estilos que se ve pelo Japão afora!
    Não conhecia esta tribo, se o objetivo é fugir do pradrão tradicional japonês de moda com certeza essas garotas conseguiram :mrgreen:

  4. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Eu não mencionei no post, mas as Ganguro tem realmente uma tendência por músicas estilo Hip Hop! E tem algumas que optam pelo cabelo afro, cheio de dreads.

    Oi Rodrigo!
    Pois é, em Tóquio e algumas cidades do Japão existem muitas subculturas interessantes para se conhecer! É um país cheio de contrastes e é isso que o torna tão único e especial!

    Abraços!

  5. Pingback: Moda no Japão - Gosurori Fashion Style | Curiosidades do Japão

  6. Pingback: Os cabelos e penteados crazy dos japas de Harajuko | Curiosidades do Japão

  7. Douglas Bezerra

    O vestuário é bem bonito, porém se bronzear ao extremo desse modo acaba que não ficando muito legal na minha opinião. ~_~
    Abraços!

  8. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Quando eu vi essas meninas pela primeira vez, me assustei muito com a maquiagem que usam, pois no Brasil não estamos acostumados com esse estilo. Com o tempo, acabei acostumando com os estilos diferentes que há no Japão, e hoje sinto até falta! Na minha opinião, a moda no Japão se difere de qualquer lugar do mundo, pois cada um segue a tendência que gosta e não o que a sociedade impõe. Abraços!

  9. Pingback: Meninos vestidos de meninas | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *