Moda no Japão – Lolita Fashion Style

Lolitas
Moda no Japão – Lolita Fashion Style
Ao andar pelas ruas de Tóquio, é fácil encontrar diversas tribos japonesas, chamadas popularmente de subculturas. Em uma outra postagem, citei sobre as Ganguro, uma moda entre jovens japoneses. A bola da vez agora é a moda Lolita Fashion Style (Rorīta fasshon), que se caracteriza por meninas se vestirem como bonecas.

Lolita Style é uma moda que mistura o estilo gótico com um estilo europeu baseado nos séculos 18 e 19. A intenção delas é estarem vestidas de modo infantil e fofo (kawaii), quase idênticas a bonecas de porcelanas e pra isso não economizam nas saias, meias 3/4, babados, anáguas, chapéus, sombrinhas e laços.

Veja alguns subestilos:

 Classic Style Fashion

Classic Lolita fotos
É um estilo de Lolita mais maduro e sofisticado, focado nos estilos barroco e rococó. Usam cores mais sóbrias, nem tão escuras como as da Gothic nem tão claras como as da Sweet. As estampas e acessórios são mais adultos e detalhados.

 Gothic Style Fashion

Gothic-Lolitas fotos

Usam cores escuras, como preto, roxo e azul marinho, com apenas alguns detalhes em branco. A “KuroLolita” só usa preto e faz parte da subdivisão das Gothic Lolitas. Usam crucifixos e acessórios em formatos de morcego, caixões e caveiras. Usam sapatos e botas com plataformas. Apesar das semelhanças devemos ressaltar que as gothic lolitas não tem conexão nenhuma com a tribo gótica e nem com Goth Rock.

Punk Style Fashion

Punk-Lolitas fotos
Adicionam elementos da cultura punk ao vestuário Gosurori, como estampas xadrez, gravatas, alfinetes, buttons, correntes, caveiras, coroas, minicartolas e boinas e cortes de cabelo mais curtos.

Sweet Style Fashion

sweet-lolita fotos
Vestem branco e cores pastéis, como rosa e azul claro, roupas com muitos babadinhos e rendas e focam nos elementos mais infantis do estilo, muitas vezes levando um ursinho de pelúcia a tiracolo. Usam saltos mais baixos ou sapatilhas.
Esse é o estilo mais “fofo”. As estampas, quando utilizadas, são de coisas pequenas e consideradas “bonitinhas”, como frutas, flores e até bichinhos.

Ouji ou Kodona Style Fashion

kodona-ouji-fashion fotos
É a versão masculina das lolitas, também inspirado pelo que os meninos da era Vitoriana vestiam, como calças curtas, camisas, meião, cartolas. Apesar do vestuário masculino, muitas meninas adotam esse estilo.

Existe outros estilos, mas deixarei apenas estes que são os principais. Já deu pra perceber que ao andar pelas ruas do Japão, especialmente de Tóquio você certamente não ficará entediado. Afinal há tanta coisa pra se ver, especialmente em se tratando das peculiaridades da moda japonesa :lol:.

Ah, e por favor, não as confunda com cosplay, pois são coisas bem diferentes. Lolita é um estilo de moda como várias outras que existem… 🙂

Quer Aprender Japonês?

9 Comentários

  1. Pingback: Harajuko - Moda ou liberdade de expressão | Curiosidades do Japão

  2. Pingback: Significado do termo kawaii no Japão | Curiosidades do Japão

  3. Pingback: Os cabelos e penteados crazy dos japas de Harajuko | Curiosidades do Japão

  4. Japão em Foco

    Oi Kelly!
    Valeu por compartilhar seu blog!
    Muito legal! Sucesso pra você!
    Abraços!

  5. Pingback: Moda no Japão - Ganguro Fashion Style | Curiosidades do Japão

  6. Pingback: Sapatos diferentes e exóticos no Japão | Curiosidades do Japão

  7. Jennifer

    Adorei a sua postagem.
    Uso essa moda a anos e já vi quase tudo que é possível de bobagens e comentários (in)úteis sobre esse estilo de moda.
    Porém adorei ver esse post, pois pode-se notar que foi realizada uma pesquisa de verdade sobre este estilo, que tanto amo.

    Muito obrigada por se preocupar em mostrar o que realmente é o estilo e, não apenas o que muitos acham que é.

  8. Diovana-Senpai

    eu fiz da versão Lolita casual, comprei peças q n são oficiais do estilo e montei o look, o resultado final ficou incrível, principalmente por causa da peruca *-* amo perucas *-* já fiz cosplay tbm
    a cultura japonesa eh perfeita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *