O Simbolismo do Kadomatsu

O Simbolismo do kadomatu no Japão

Uma das decorações que mais aprecio durante o Ano Novo japonês é o Kadomatsu (門松). Trata-se de uma decoração que consiste em um arranjo com hastes de bambu, ramos de pinheiro e ramos de ameixeira. Esta decoração é colocada sempre aos pares em frente às casas e/ou estabelecimentos comerciais para trazer sorte.

Mas o simbolismo do Kadomatsu, vai muito além de ser apenas uma peça decorativa. Significa literalmente “Portão de Pinheiros” e serve supostamente para acolher temporariamente os espíritos ancestrais ou toshigami (Kami do Ano-Novo). Assim como no Ikebana, cada elemento deste arranjo possui um significado especial.

Kadomatsu

A parte principal do kadomatsu consiste em três hastes de bambu em tamanhos diferentes e com as extremidades cortadas em diagonal. Essas três hastes representam do maior para o menor: O céu, a humanidade e a terra. O bambu é o principal elemento deste arranjo por ser símbolo da força e flexibilidade.

Já os ramos de matsu (pinheiro japonês) representam a constância e a longevidade e os ramos da ameixeira representam a pureza e o novo. Todos esses elementos são amarrados com um cordão de palha e segundo a tradição xintoísta, ajudam a trazer saúde, sorte e prosperidade no Ano Novo.

Eles são colocados aos pares para representar o feminino e o masculino. São colocados alguns dias após o Natal, por volta do dia 28 de dezembro e são retirados no dia 7 de Janeiro, onde são levados a um santuário xintoísta para serem queimados em uma cerimônia para libertar o toshigami.

O kadomatsu é uma tradição que remonta ao período Edo (1600-1868), e de lá pra cá algumas coisas mudaram, embora o significado continue basicamente o mesmo. Antigamente, cada família preparava seu próprio kadomatsu, mas hoje, com a correria do dia a dia, é comum comprá-los já prontos.

Durante o Período Edo era comum as pessoas pedirem por boas colheitas no próximo ano, mas obviamente que atualmente isso mudou, já que a grande maioria da população não trabalha mais na zona rural. De qualquer maneira, é uma decoração muito bonita e especial nessa época do ano.

E você? O que achou do Kadomatsu? Gosta dessa decoração tradicional do Oshougatsu, tão cheio de simbolismo? 🙂 Deixe seu comentário!

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. maria sonia carvalho gomiero

    Acho maravilhosas as decorações e os arranjos japones, aprecio muito a cultura e a maneira de ser dos orientais, em especial os janpones, por haverem tantos no Brasil. E uma ração com a qual sempre convivi desde a minha infancia, há muitos anos atrás. Acho que por este motivo eu me sinto tão entrosada com a cultura japonesa.O povo japones é tão carinhoso alegre e receptivo quanto os brasileiros. São duas raças tão diferentes com comportamento muito parecido em termos de relacionamento humano só difere muito na disciplina, o japones é mais rígido e eficiente e o brasileiro mais relaxado, mas acaba dando um jeito em tudo. Aquele jeitinho brasileiro que sabemos que encanta a todos. Tenho muitos amigos orientais, especialmente janponese.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *