Otoshidama, a tradição de Ano Novo para as crianças


otoshidama

Otoshidama, o envelope de dinheiro para as crianças

Quando eu cheguei ao Japão, eu sempre me perguntava para que servia aqueles envelopes tão cutes, coloridos e cheios de desenhos infantis. Descobri que eram chamados de Otoshidama (おとしだま /お年玉), semelhante ao kinpū, um tipo de envelope japonês, no qual se coloca um montante de dinheiro para dar de presente em ocasiões específicas como nascimentos, batizados, casamentos e funerais.

A única diferença entre eles é que o Otoshidama são destinadas especialmente às crianças e adolescentes e por isso são menores e mais ilustradas. Esses envelopes também são chamados de Pochibukuro e são entregues às crianças pelos seus pais, avós ou parentes na época do Ano Novo, ou seja, entre o dia 1 a 3 de janeiro.

A quantidade de dinheiro que vai dentro do envelope depende da idade da criança, mas geralmente é o mesmo valor para cada uma, caso houver mais de uma criança na família.

Desta forma, nenhum deles se sentirá menosprezado. O valor mínimo é cerca de 1000 ienes, dados às crianças pequenas dentro dos envelopes que são ilustrados com motivos infantis variados como Maneki Neko, Pokemon, Hello Kitty, Doraemon, etc.

Para os adolescentes o valor é sempre maior e podem variar entre cinco a dez mil ienes. Geralmente o Otoshidama é entregue às crianças até completarem o ensino médio, mas existe casos em que estudantes universitários também ganham um certo montante de dinheiro dos seus familiares como presente de Ano Novo.

A maneira como o dinheiro vai dentro do envelope também é importante. Ele deve ser cuidadosamente dobrado em três partes e inserido dentro dos pequenos envelopes, que podem ser encontrados facilmente nas papelarias e Hakuen Shops no Japão.

Uma coisa que chama a atenção é que além de cutes, os envelopinhos são super baratos: Um pacote com 10 envelopes, custam normalmente 100 ienes.

Com essa tradição, os pais tem como principal objetivo ensinar as crianças a poupar parte do dinheiro para uma emergência e as incentiva a gastar a outra parte, comprando algo que elas gostam. Assim, elas vão aprendendo desde cedo sobre a arte de manusear o dinheiro com sabedoria, inteligência e sensatez ;-).

pochibukuro Otoshidama

otoshidama-3

Além do Otoshidama, ainda tem os jogos tradicionais do Oshougatsu, que são jogos e brincadeiras realizados pelas crianças durante o Ano novo. Agora dá para entender porque as crianças ficam tão ansiosas para a chegada do Ano Novo né?!

É com certeza, uma das datas mais emocionantes e empolgantes para as crianças japonesas, diferente do Brasil, que é o Natal a data mais esperada.

Quer Aprender Japonês?

11 Comentários

  1. Pingback: O Ano Novo no Japão - Rituais do Oshougatsu | Curiosidades do Japão

  2. Douglas

    Quero o envelope do Dragon ball e com dinheiro melhor ainda *—-*
    As crianças devem ficar doidas mesmo pra ganhar o pacote com o dinheiro!
    Abraços!

  3. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Legal essa tradição japonesa de dar dinheiro para as crianças no Ano Novo né? Imagina a ansiedade delas para que o Ano Novo chegue logo hehehe. Abraços!

  4. Kah Lobato

    Acho muito interessante , já vi em alguns lugares que sempre em datas importantes ou acontecimentos importantes tem isso (e como o envelope é arrumado em cada situação).
    Mostra bem a diferença de cada cultura D:
    Não menosprezo o Brasil, mas gosto de como eles tratam seriamente a cultura lá no Japão :3

  5. Japão em Foco

    Oi Kah Lobato!
    É verdade… cada país tem a sua cultura e a do Japão é surpreendente!!! Obrigada pelo comentário! Abraços!

  6. Eu

    E uma pena que nem todas as pessoas que crescem na mesma cultura adquirem os mesmos habitos.Eu convivi com uma pessoa que pai e mae eram japoneses,mas eh mt curioso a maneira de viver da pessoa,completamente irresponsavel,nao guarda dinheiro e tb nao gosta de trabalhar.Chegou aos 50 ,sem nenhuma experiencia,td o que faz da para traz.Eh triste.

  7. Japão em Foco

    Oi Eu!
    Realmente é muito triste quando uma pessoa não consegue absorver os valores que a família dá, independente de qualquer nacionalidade. Quando essas pessoas se dão conta, muitas vezes já é tarde demais para mudar… Fazer o que né… é a vida… Obrigada por comentar! Abraços!

  8. Pingback: Tradições de Ano Novo no Japão | Curiosidades do Japão

  9. Pingback: Noshibukuro - Envelopes de dinheiro japonês | Curiosidades do Japão

  10. Fernanda Lira

    Boa tarde, os valores citados na moeda japonesa, equivalem quanto na moeda brasileira?
    Vocês saberiam informar algum local aqui em São Paulo para adquirir estes envelopes?
    E as brincadeiras? Vai ter um post falando sobre elas?
    Cada dia mais apaixonada pelos post e dicas.
    Adorei saber que viajar pelo Japão é mais barato do que viajar muitas vezes até pelo Brasil, preciso encontrar alguém que conheça ou já foi ao Japão para fazer uma viagem como a que foi detalhada por vocês…
    Que tenham uma excelente semana.

  11. Oi Fernanda… Na cotação de hoje, 13/12/2018:
    1.000 ienes equivale a cerca de 35 reais.
    5.000 ienes equivale a cerca de 170 reais.
    10.000 ienes equivale a cerca de 340 reais.
    Provavelmente encontrará esses envelopes na Liberdade, em São Paulo.
    Quantos aos jogos e brincadeiras do Ano Novo, já tem um post falando:
    https://www.japaoemfoco.com/o-ano-novo-no-japao-jogos-do-o-shougatsu/
    Obrigada por acompanhar nosso trabalho…
    Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *