Receita de Frango com Molho Teriyaki

Receita de frango com molho teriyaki

Confira a receita de Teriyaki Chikin (Frango com Molho Teriyaki)

Teriyaki (照り焼き) é um método de japonês de cozimento em que fatias de carne ou peixe é grelhado, frito ou assado em um molho especial feito à base de molho de soja, açúcar, mirin (vinho doce de arroz japonês) e saquê (vinho de arroz). A palavra “teriyaki” deriva da palavra teri, que se refere ao brilho característico do molho, e yaki significa “grelhar”.

O tare (タレ) tradicional é muito simples de fazer. Uma mistura de molho de soja, saquê (ou mirin ), gengibre picado e açúcar (ou mel) é levada ao fogo para ser reduzido até chegar à consistência desejada. Em seguida envolve-se a carne com esse molho onde ficará marinando por algumas horas. Por fim, a carne é grelhada e coberta com com cebolinha picada.

O teriyaki é um molho versátil, que vai muito bem com carnes no geral. Podemos adicionar outros ingredientes na preparação como gergelim, alho, pimenta, etc. Pra quem gosta de pratos com sabor agridoce e oriental, com certeza vai gostar de receitas com molho teriyaki.

Um dos pratos mais populares é o frango teriyaki (照り焼きチキン). Existem muitas variações dessa receita, e hoje vamos ensinar uma delas. Confira a receita abaixo:

Receita de frango teriyaki (Teriyaki Chikin)

Ingredientes:

• 500 g de peito ou coxas de frango desossadas
• 2/3 de xícara de mirin (vinho de arroz doce japonês)
• 1 xícara de molho de soja
• 4 1/2 colheres de chá de vinagre de arroz
• 1 colher de chá de óleo de gergelim
• 1/3 de xícara de açúcar
• 7 dentes de alho picados
• 1 colher de sopa de gengibre fresco picado
• 1 pitada de pimenta vermelha desidratada
• 1 pitada de pimenta do reino a gosto

Como preparar o molho teriyaki

1. Coloque o mirin em uma panela média e leve ao fogo alto. Após levantar fervura, reduza o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.


2. Acrescente o molho de soja, o vinagre de arroz, o óleo de gergelim e o açúcar. Mexa até estar tudo incorporado. Se quiser engrossar um pouco mais o molho, adicione 2 colheres de chá de amido de milho dissolvido em um pouco de água.


3. Adicione os temperos do molho: alho, gengibre e pimenta, se assim desejar.


4. Cozinhe por mais 5 minutos, retire do fogo e deixe esfriar por 10 minutos.

Como preparar o frango

1. Espere molho esfriar, caso contrário pode acabar cozinhando o frango.


2. Coloque quase todo o molho em um saco plástico juntamente com o frango. Reserve 1/4 do molho para ser usado para regar o frango no final do cozimento ou como acompanhamento.


3. Coloque o frango marinado na geladeira por pelo menos uma hora ou mais. Quanto maior o tempo que o frango ficar marinando, mais suculento e saboroso ele irá ficar.


4. Quando estiver pronto para começar a cozinhar, retire o frango do saco plástico e ligue o fogo médio. Retire o excesso de molho que entrou em contato com o frango. Ele não vai ser usado.


5. Cozinhe o frango em uma panela média por 6 minutos, com tampa, sem mexer.


6. Vire o frango e cozinhe com a panela tampada por mais 6 minutos.


7. Regue o frango com o molho reserva, vire-o e cozinhe no fogo médio por mais 2-3 minutos de cada lado, com a panela destampada. Se achar que vai queimar, acrescente mais um pouquinho de molho Teriyaki. Desligue o fogo assim que o frango estiver bem cozido.


8. Prontinho! Seu frango teriyaki está pronto para ser consumido por você e toda a sua família. Se quiser, você pode cobrir o frango com cebolinha picada e sementes de gergelim. Sirva com arroz branco ou arroz japonês e legumes cozidos como acompanhamento.

Fonte: wikihow.com

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *