Quais são os principais tipos de arroz consumidos no Japão?

Colheita de arroz no Japão

Tipos de arroz consumidos no Japão e suas características

O arroz é considerado o alimento mais importante do Japão e tem sido cultivado no país há mais de 2.000 anos. Além de ser o principal alimento da dieta japonesa, o arroz já chegou inclusive chegou a ser usado como moeda durante o Período Kamakura. Enfim… o arroz é muito mais do que uma simples iguaria. Ele tem uma grande importância histórica e cultural para todo o país.

Gohan é o nome genérico japonês dado ao arroz cozido e também pode significar “refeição”. Isso porque o arroz de uma forma ou de outra, está sempre presente nas refeições dos japoneses, mesmo que seja através dos seus inúmeros derivados, tais como o saque, vinagre, farinha, etc.

O arroz é cultivado em diversas regiões do país e por causa das diferenças de clima e solo, os sabores se diferenciam. Entre os pratos mais comuns estão o onigiri, o sushi, o donburi, o chahan, o mochi, dango, komepan, entre outros. Os japoneses também costumam comer o arroz branco, servido geralmente com acompanhamentos tais como misoshiru e verduras em conserva ou refogadas.

Como deu pra perceber, o arroz no Japão é um alimento muito versátil… Embora existam muitas variedades de arroz, produzidos no Japão para as mais diversas finalidades, hoje vou compartilhar com vocês quatro tipos de arroz que costumam ser os mais consumidos no país.

Os quatro tipos de arroz mais comuns no Japão

1. Arroz Branco (Hakumai)

Arroz Hakumai (gb-solomo.xinmedia.com)

Hakumai (白米) é o tipo mais comum, polido, o típico arroz branco japonês, presente na maioria das refeições.

Os grãos são curtos e quando cozido tem aspecto macio, saboroso e um pouco glutinoso (pegajoso). Se caracteriza por seus grãos curtos, redondos e com baixa amilose.

O fato de ser um pouco glutinoso, facilita o uso do hashi já que os grãos aglomeram-se com facilidade.

Seu sabor é suave em comparação com outros tipos de arroz e isso traz equilíbrio em relação aos outros sabores que costumam acompanhar o arroz branco (shiro gohan).

2. Arroz glutinoso (Mochigome)

Arroz Mochigome (shop.ng-life.jp)

Mochigome (もち米), também conhecido como arroz mochi, é o segundo tipo mais comum de arroz japonês. Quando cozido é ainda mais pegajoso do que o arroz japonês comum e por isso é muito usado na confecção de doces e mochi, um bolinho muito consumido no Japão, especialmente no ano novo. Também é usado em pratos tradicionais tais como sekihan (arroz glutinoso com feijão azuki).

3. Arroz pra sushi (Koshihikari)

Arroz Koshihikari  (shimane19.net)

Koshihikari (越光) é frequentemente utilizado no preparo de sushi por suas características especiais de aroma e sabor. Foi criado em 1956, através da combinação de 2 diferentes tipos de arroz. É uma das variedades mais cultivadas no país e se caracteriza pelo sabor, que se difere por região. Para conhecer os tipos de arroz produzidos em cada região da Terra do Sol Nascente, acesse aqui.

4. Arroz Integral (Genmai)

Arroz Genmai (healthil.jp)

Genmai (玄米) é o arroz integral. Embora seja menos consumdo que o Hakumai, o Genmai tem ganhado popularidade na terra do sol nascente por causa de suas características saudáveis e nutritivas. O Genmai é rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B.

A qualidade e sabor dos grãos são muito importantes para os japoneses e muitos não se importam em pagar mais caro por um determinado tipo de arroz. E não tinha como ser diferente, afinal o arroz é o protagonista em praticamente todas as refeições de uma típica família japonesa.

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. achei o que eu precisei e a prof me deu 10 por este trabalho valeu apena

  2. ali diz que e 5 arroz mais consumido no japao ne .mais so tem 4 por que

  3. Clóvis Alberto

    Isso ae!! tem q come arroz, n come pra ti ver o q acontece…

  4. kim bara

    temos tambem arroz vermelha e arroz preto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *