Receita de Okonomiyaki, a Pizza Japonesa


Receita de Okonomyaki

Curiosidades e Receita de Okonomiyaki

Okonomiyaki (お好み焼き) é um alimento muito popular no Japão. Os brasileiros costumam chama-lo de Pizza japonesa ou panqueca japonesa. Mas a origem do nome é: Okonomi = o que você gosta ou deseja e yaki = “grelhado” ou “frito”. Ou seja, podemos preparar o Okonomiyaki utilizando vários ingredientes que gostamos.

Para a massa de Okonomiyaki, usamos farinha e adicionamos outros ingredientes como caldo de vegetais ou peixe dashi, ovos e repolho finamente picado. Também pode adicionar cebolinha, cebola, carne (geralmente de porco ou bacon), polvo, lula, camarão, vegetais, kimchi, mochi ou queijo e regado com finas tiras de maionese.

No Japão, existem restaurantes especializados em Okonomiyaki. Neles os clientes preparam o Okonomiyaki inteiramente a seu gosto, utilizando uma grande variedade de ingredientes e depois colocam em uma chapa bem quente para grelhar.

Tipos de Okonomiyaki

Existem também versões diferentes do Okonomiyaki. Em Osaka por exemplo, ele se parece mais com uma panqueca e recebe o nome de “Butatama“. Existe também uma outra versão na qual é usado macarrão frito o invés de uma massa com farinha. Essa versão tem o nome de Modanyaki, uma versão moderna do Okonomiyaki.

Em Tóquio, há uma outra versão chamada de Monjayaki (もんじゃ焼き), com ligeiras diferenças em relação à mistura e consistência. Tem ainda o Hashimaki (はしまき), que seria uma versão onde o Okonomiyaki é enrolado em volta de um hashi. Esta versão é muito poupar em matsuris (festivais japoneses).

Entre inúmeros ingredientes que podem ser colocados no Okonomiyaki estão: repolho, bacon, e itens opcionais (lula, polvo, queijo, etc.), macarrão frito (tipo de yakisoba), ovo frito, entre outros. Outra coisa que não pode faltar é o molho específico de Okonomiyaki (Você pode compra-lo pronto ou fazer o molho).

Receita de molho de Okonomiyaki

Ingredientes
250 ml de shoyu
50 ml de molho inglês
130g de extrato de tomate
Pimenta do reino a gosto
8 colheres de sopa rasas de açúcar
Modo de fazer:
Em uma panela colocar todos os ingredientes;
Acender o fogo e misturar até ferver;
Depois que ferver, continue mexendo até o molho ficar espesso;
Se não engrossar muito colocar mais açúcar;
Espere esfriar e reserve.

Passo a passo em vídeo


Link do vídeo (YouTube)

Receita de Panqueca Okonomiyaki

Ingredientes da massa
1 xícara de chá de farinha de trigo
3/4 xícara de chá de água
Sal a gosto
02 ovos
02 cenouras médias raladas
1/2 repolho cortado bem fino
02 cebolas médias bem picadas
Ingredientes do recheio
Molho Okonomiyaki
Maionese
Nori (alga) cortado em tiras finas
Katsuobushi (peixe desidratado e ralado)
Bacon picado ou em tiras
Frutos do Mar (opcional)
Mochi e queijo (opcionais)

Preparo e Montagem do Okonomiyaki

Misture a farinha de trigo, a água, os ovos e o sal. Junte também a cenoura ralada, o repolho e a cebola. Em uma panela elétrica ou em uma frigideira coloque o óleo de cozinha e despeje a massa espalhando-a em de forma circular para ficar com o formato de uma pizza ou panqueca (com cerca de 2 cm de altura).

Para facilitar o trabalho você já pode deixar a massa “cortada” em 4 para facilitar na hora de servir. Deixe assar por aproximadamente 5 minutos. Antes de virar a massa acrescente o bacon na superfície “crua” e vire a massa. Deixe assar por mais 5 minutos ou até fritar bem o bacon picado ou em tiras.

Comece colocando o molho de okonomiyaki, em seguida a maionese, o nori e o katsuobushi! Pode acrescentar outros ingredientes se assim desejar. Gostou?!

Passo a passo em vídeo


Link do vídeo (YouTube)

Fontes de Referências: Wikipedia, Tabemashou

Quer Aprender Japonês?

8 Comentários

  1. Pingback: 11 comidas populares no Japão | Curiosidades do Japão

  2. Parabens adorei suas receitas, estarei com certeza
    aprendendo fazer estes maravilhosos pratos.
    pjus .
    Carlos Monteirom

  3. Maria Helena Barbosa Nogueira

    Achei muito Boa as receitas

  4. Maria l Sueta

    Gostaria de saber se tem esse Molho, de oconomiake em pro Pois Gostaria de lever p o brasil, Jacque nao pode leva liquido. Algum pode me informa ??

  5. Karina

    Fiz okonomiaki, deu super certo, que molho gostoso!!!!

  6. Lucas

    O molho ficou muito forte…

  7. Susan Daisy Bertini Goes

    Tenho um restaurante japonesa em Marília, interior de São Paulo, gostaria de inovar nosso cardápio com receitas diferentes, adorei as suas informações.

  8. Jeane

    Olá trabalho com combinados de comida japonesa é adorei essa receita!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *