Santuário de Itsukushima – Vale a pena conhecer

Itsukushima Shrine 2

O belo Santuário de Itsukushima

O Santuário de Itsukushima (厳島神社, Itsukushima Jinja) é um santuário xintoísta situado na ilha de Miyajima, perto da cidade de Hatsukaichi, província de Hiroshima. É conhecido como o “Santuário Flutuante”, pois passa a impressão que foi construído sobre a água.

Na verdade, o Santuário de Itsukushima foi construído na terra em 593 dC, mas devido às oscilações das marés, especialmente durante as marés altas, dá a impressão de que ele flutua sobre a água.

O santuário é dedicado aos três deusas xintoístas do mar (Ichikishima, Tagori e Tagitsu), que segundo as superstições habitam o interior do santuário. Em1168 seu tamanho foi ampliado para o seu tamanho atual e desde 1996 é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, sendo protegido por severas leis de proteção do patrimônio. O santuário é gerido pelo governo japonês.


Itsukushima Shrine

A ilha de Miyajima é uma das muitas ilhas do Mar Interior (em japonês: 瀬戸内海, Seto Naikai) e é onde se localiza monte mais elevado da região, o Monte Misen (530m). Devido ao costume xintoísta de adoração de montanhas o local foi considerado sagrado – e como tal vedado à presença humana, desde tempos remotos. Assim, o Santuário foi construído sobre a água, junto à ilha, que é hoje considerada um Parque Natural.

A pequena ilha é considerado um verdadeiro paraíso subtropical cheio de plantas exóticas, fontes termais, milhares de espécies de aves e fauna abundante. Os macacos e veados que habitam este lugar são praticamente domesticados e são o centro das atenções neste pequeno paraíso.

Santuário de Itsukushima

O santuário de Itsukushima é considerado um dos lugares mais belos do Japão e o Torii (Grande Portal) flutuante é uma das famosas paisagens de cartão postal e símbolo turístico do Japão. O portão Torii é a entrada que leva até o Itsukushima Shrine, local este, que se tornou um dos símbolos mais sagrados dos xintoístas.

O Grande Portal Torii foi construído em 1875 com madeira de cânfora e é o maior portal de madeira do mundo possuindo 16 metros de altura e 24 metros de largura. Na maré baixa, alguns turistas caminham até o portal para admirá-lo de perto, apesar da lama que fica ao seu redor. Acredita-se que quem passar pelo Portal Torii, viverá uma vida próspera e feliz .


Visitantes passando pelo Portal Torii durante a maré baixa

OoTorii indica passagem para lugar sagrado, existe desde a Era Heian, mas na Era Meiji em 1874 a 1875 um novo foi construído, utilizando a madeira vermelha da províncias de Miyazaki.

Já na maré alta, fica praticamente impossível passar pelo Grande Portal à pé, portanto só é possível fotografá-lo à distância e admirar a bela entrada do santuário flutuante. Muitos pensam e se perguntam porquê construir um templo “flutuante” no mar? Uma das explicações seria pela crença budista que, ao morrer as almas atravessariam em barcos rumo ao Gokuraku (o paraíso, terra pura budista). Uma outra explicação, é o templo ser dedicado a deusas guardiãs do mar.


Torii do Santuário Xintoísta de Itsukushima

Uma curiosidade sobre o Xintoísmo é que “nascimento” e “morte” não são considerados puros e portanto para manter a pureza da região, nascimentos e óbitos não são permitidos na região. Se acontecer de alguém falecer por lá, o corpo é transportados para fora da ilha para ser enterrado em outro local, pois não há cemitérios na Ilha.

Com tantas crenças, lendas e estonteante beleza, não tem como não ficar encantado com um lugar desses, onde se guarda tantos mistérios, ao mesmo tempo que transmite tanta paz e harmonia. Com certeza um lugar inesquecível e se um dia alguém tiver a oportunidade de conhecer, não se desapontará com a paisagem espetacular de Itsukushima.

page1

Quer Aprender Japonês?

11 Comentários

  1. Larissa

    Eu fui ate Itsukushima e adorei!!! Quem tiver a oportunidade nao deixe de visitar esse lugar maravilhoso!!

    Para ir ate a ilha voce atravessa de navio, quem quiser pode ir de carro tambem (dentro do navio)!!!

    A ilha eh cheia de viadinhos, templos antigos, tem restaurantes, e ate um hotel para os que quiserem ficar la!

    Bjs

  2. bom sou muito apaixonada por japones mesmo sendo uma brasileira.
    gostaria muito de conhecer esse lugar lindo repleto de flores montanha casas bonitas diferente do que vejo no dia-dia, seria uma oportunidade de conhecer nem que fosse um dia mas estaria feliz da vida para sempre se pudesse ir como não tenho dinheiro para viajar tenho que esperar uma oportunidade tenho apenas 14 anos vou fazer 15 agora primeiro de outubro mas esse seria meu maior presente conhecer esse maravilhoso lugar que é o japão nunca viajei para lugar augum mas o meu sonho de conhecer realmente é o japão seria muito legal se eu tivesse escrevendo para uma pessoa di verdade para me ajudar a ir la mas acho que só vai pessoas que tem dinheiro ou que tem parentes lá ou mesmo pessoas que tem muita sorte para uma pessoa legal ler e da um passeio para ela bom esseé´meu comentario espero que auguem leia obrigada por terem um portal bem bonito como esse.

  3. oi

    abalo isso sim é amo coracão é só felicidade

  4. Lucas (Rukasu)

    Eh, sempre adorei o japão e tudo q ah de bom nesse maravilhoso país. Gostaria de um dia eu ter a oportunidade de ir ao japão e conhecer uma desses lindos pontos turisticos.
    Essse portal eu gostei muito, parabens!!!

  5. elizabete

    😛 Gostei muito das imagens e das in formações. Sempre gostei dos japoneses e da historia do Japão. Minha filha mais nova casou-se com um descendente de japones e hoje tenho uma netinha belissima e muito carinhosa.
    fui presenteada por Deus, duas vezes.
    Parabens pela reportagem
    Obrigada
    Bete

  6. Marcos de Souza

    Se eu não disse ainda hoje, la vai…..
    Eu AMO O JAPÃO.

  7. Pingback: Patrimônios Mundiais da Unesco no Japão | Curiosidades do Japão

  8. Pingback: Amanohashidate, a ponte que leva ao céu | Curiosidades do Japão

  9. Elizabete

    😀 Afinal consegui realizar um sonho!!
    Visitei o Japão em fins de abril e conheci esse belíssimo Santuario.
    Ele é tudo isso e mais a emoção que senti a passear por ele!
    Sua reportagem foi fiel à beleza do lugar!
    Parabéns!
    Bete

  10. Japão em Foco

    Oi Elisabete!
    Que legal saber que você teve a oportunidade de conhecer o Santuário de Itsukushima pessoalmente… Nenhum veadinho puxou sua roupa não? rsrs 🙂 Dizem que tem muitos por lá… Abraços!

  11. Flavio

    Estivemos lá no ano passado(2014), visitamos o templo em um dia frio e chuvoso, mas a atmosfera era maravilhosa. Tivemos a oportunidade de assistir a um casamento, que estava se realizando, com toda a tradição, inclusive dragão, roupas tradicionais, etc., muito, muito bonito. Só voltando…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *