Sento – Banhos Públicos no Japão

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

sento-public-bath

Sento – Casas de Banhos Públicos no Japão

No Japão existe um costume antigo chamado “Sento” [ 銭湯 ] que ainda sobrevive nos dias atuais. Tal costume pode nos causar estranheza se levarmos em conta alguns aspectos conservadoristas da sociedade japonesa, mas que nos instiga por ser tratado com uma grande naturalidade pelos nativos japoneses.

O Sento são na verdade casas de banhos onde os usuários podem desfrutar de um banho coletivo. Embora sua popularidade não seja mais como nos velhos tempos, o sento ainda é bastante utilizado, principalmente pelos mais velhos. Mas por que tais casas de banhos ficaram tão populares no Japão?

Casas de Banho Públicas no Japão

Sento em uma Gravura de 1867

Bem, até a década de 1970, nem todas as casas japonesas tinham um local próprio para tomar banho como chuveiro e ofurô. Por causa disso, as pessoas tinham que recorrer às casas de banho públicas. Por isso, haviam centenas de milhares delas espalhadas por todo o Japão. Só para você ter uma ideia, somente em Tóquio haviam cerca de 2.800 “sento” na década de 50.

A partir da década de 70, as residências japonesas passaram a ter um local próprio para banho e isso levou à crescente redução das casas de banho públicas, embora ainda existam muitas no Japão. Embora não sejam tão frequentada por jovens, há muitas pessoas das antigas que frequentam.

Para esses japoneses, o mais importante não é o banho em si, já que hoje em dia podem fazer isso em suas casas. Pra eles, frequentar tais casas de banho públicas é uma forma de socializar-se, encontrar com os amigos e vizinhos, bater um papo e relaxar depois de uma dia extenuante de trabalho.

Como é um sento?

As casas de banho normalmente tem cortinas com o hiragana ゆ (Yu)

Cortina noren com o hiragana ゆ (Yu)

As casas de banho no Japão tem o nome seguido do sufixo “yu” (Exemplos: Kodakara-Yu). Logo na entrada do “sento” tem uma cortina noren normalmente com a estampa do sufixo ゆ (Yu). Essa cortina decorativa serve para que essas casas de banho sejam facilmente identificadas pelas pessoas.

Depois da entrada, terá um genkan, um hall de entrada tradicional japonesa, onde as pessoas devem tirar os sapatos e colocá-los em um armário ao lado. Ao adentrar no “sento”, perceberemos que existem salas separadas para homens e mulheres. Você poderá identificá-los através de duas outras cortinas:

Otoko no yu (男の湯) é a área de banho masculina, enquanto que Onna no yu, é a área feminina (女の湯). Você verá vários chuveiros alinhados nas paredes e também uma banheira grande (ofurô). Depois de passarem pelo chuveiro e se lavarem, as pessoas se sentam na banheira para relaxar.

Etiqueta no Sento

Etiqueta nas Casas de Banho

Etiqueta nas Casas de Banho

Mas assim como em qualquer lugar comunitário, existem algumas regras que devem ser respeitadas por todos. Por exemplo: O banho de chuveiro deve ser tomado sentado nos banquinhos. Também não pode deixar sujeira no local, nem ficar correndo na área do banho e nem fazer barulho excessivo.

Ah, e nada de sungas e maiôs. A ordem é ficar totalmente despido. Para muitos de nós “ocidentais”, pode parecer um pouco vergonhoso ficar “peladão” na frente dos outros para desfrutar de um banho. Mas os japoneses não ligam muito pra isso, pois encaram isso de forma natural e sem malícia.

O custo médio para utilizar um “sento” é de cerca de ¥ 450. A maioria desses estabelecimentos disponibiliza o aluguel de toalhas, além de máquinas automática que vendem sabonetes, xampu e outros itens de higiene pessoal. Mas o ideal mesmo, é levá-los de casa para não gastar muito.

Apesar da maioria dos jovens não serem tão assíduos do “sento” (muitos até acham que isso é coisa de “oditian”), podemos notar que muitos deles são adeptos dos banhos de onsens (banhos em águas termais), que na minha visão não deixa de ser uma espécie de “sento”, pois também é um banho coletivo.

Conheço algumas pessoas estrangeiras que deixaram a timidez de lado e frequentaram um sento somente para saber como funciona. Acredito que tal experiência é válida e enriquecedora por se tratar de um costume tipicamente japonês, que acredito não existir em nenhum outro lugar do mundo.

E você? O que acha dos banhos públicos japoneses? Tem vontade de frequentar um “sento”? Compartilhe conosco o que você acha desse assunto 😉 .

Aqui está uma lista com os 5 melhores “sento” de Tóquio:

Takara-yu
Motomachi 27-1 Senju, Adachi-ku
Funcionamento: 15:00-12:00, fechado às sextas-feiras.

Daikoku-yu
Kotobuki-cho 32-6 Senju, Adachi-ku
Funcionamento: 15:00-12:00, fechado às segundas-feiras.

Rokuryu Kosen
Ikehata 04-03-20, Taito-ku
Funcionamento: 15:30-23:00, fechado às segundas-feiras.

Jakotsu-yu
01-11-11 Asakusa, Taito-ku
Funcionamento: 13:00-12:00, fechado às terças-feiras.
Website: www.jakotsuyu.co.jp

Tsubame-yu
3-14-5 Ueno, Taito-ku
Funcionamento: 06h00 – 20:00, fechado às segundas-feiras.
Website: www.tsubameyu.com

Referências: Wikipedia, Tokyoezine, Sento Guide

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. Jéssica

    Eu acho isso bem legal! Monstra que são higiênicos e gostam de passar um tempo socializando. Eu sou muito tímida e ficaria envergonhada.
    Mas desde que não fosse junto com os homens, eu acho que é tranquilo. Não ligaria de ver outras mulheres nuas, só teria vergonha por mim mesma.

  2. Eu vivi doze anos no nihon, e a primeira vez que osento ni haita, bikuri shimashite taihen data sa,,
    Mas assim que se acostuma, é realmente muito gostoso, agradável pelo fato de termos a disposição uma variedade ímpar de águas, eu literalmente amo tudo que se refere a cultura nipônica, Grata pela excelente materia. yoroshiku,

  3. Gabi_Gomes

    Eu não teria coragem de ir numa casa de banho, eu tenho vergonhaaa 🙂 Kkkkkk Adoro o blog 🙂

  4. Maria Santos

    Infelizmente já vi em alguns filmes americanos esses lugares como sendo locais pra encontros sexuais. Eu pensava “será que todos são pra essa prática mesmo?” Felizmente descobri que não. Particularmente eu não teria coragem de ficar pelada nem na frente de outras mulheres kkkkkkk então não frequentaria.

  5. skyvolt

    Seria mais legal se misturasse tudo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *