Noren, a cortina tradicional japonesa


Noren, cortina japonesa

Noren, a cortina tradicional japonesa
Noren (のれん) é a cortina tradicional japonesa usada como divisória para separar os cômodos de uma casa ou de um estabelecimento ou usada em portas, paredes ou janelas. Normalmente, o noren é feito de tecido retangular, com uma ou mais fendas verticais para facilitar a passagem das pessoas.

Noren, a cortina japonesa

O noren pode ser usado com vários objetivos: Muitas lojas e restaurantes usam o noren personalizado com o seu próprio logotipo, como forma de chamar a atenção dos clientes.

O noren também serve como proteção do sol, vento e poeira. Em outros casos, ele é usado para separar ambientes ou simplesmente como decoração.

Noren cortinas

Além de lojas e restaurantes, o noren também está muito presente em pousadas tradicionais japonesas (Ryukan), onsens, casas de banho e saunas, chamadas no Japão de “Sento”.

Normalmente, existe noren específico para cada tipo de estabelecimento.

Por exemplo, o noren das casas de banho tem caracteres inscritos “yu” (汤 / ゆ), o que ajuda rapidamente a ser identificado pelas pessoas.

As cores do noren também podem ter um significado: o noren azul indica que é a entrada dos homens e o vermelho, a entrada das mulheres.

noren em onsen

Seu design costuma ter um padrão simples, sem muitos detalhes, embora exista os mais elaborados. Em estabelecimentos, o design do noren costuma esbanjar simplicidade e elegância, mas por outro lado, existem cortinas noren, com desenhos mais elaborados e artísticos.

Cortinas tradicionais Noren
Eu não sei vocês, mas eu gosto muito dessas cortinas japonesas, mesmo com toda a sua simplicidade. Outra coisa que me surpreende é o fato de que essas cortinas são usadas há séculos, mostrando que o Japão mantém firme diversas tradições antigas, mesmo com toda a modernidade e tecnologia existente nos dias atuais.

Mais algumas fotos de cortinas Noren

noren maneki neko

Noren, cortinas japonesas

Veja outros itens tradicionais:
Chouchin, as liminárias japonesas
Byobus, divisórias de parede artísticas
Kakemono ( Kakejiku ) – Pergaminhos japoneses de parede
Sudare, as persianas de bambu

(◕ ω <) ♪ \ (◕ ω ◕) / ☆ (◕ ω ◕) ☆

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *