Setsubun ( 節分 ) – O Festival para espantar demônios

Setsubun ( 節分 ) – O Festival para espantar os maus espíritos
Setusbun (节分) significa literalmente “separar uma estação da outra”, uma forma de se despedir do inverno e comemorar a entrada da primavera ( Risshun ). O Setsubun é comemorado no dia 3 de fevereiro e nesse dia, cada família segue um ritual especial chamado Mamemaki ( jogar gãos de soja ).

O mamemaki, geralmente é conduzido pelo toshiotoko (alguem da família que tenha o signo chinês correspondente ao ano vigente) , ou então pelo chefe ou cabeça da família. Outro membro familiar é escolhido para desempenhar o papel de Oni (ogro ou demônio), que vestindo uma máscara característica, joga grãos de soja torrados, para fora da residência.

Ao mesmo tempo, os outros membros da família cantam repetidamente “Oni wa soto! Fuku wa uchi! (鬼は外!福は内!) Demônio e má sorte para fora! Sorte na casa!. Mas você deve estar se perguntando, mas por que a soja?

Bom, os japoneses acreditam que os grãos de soja são um símbolo para purificar a casa e expulsar todos os maus espíritos e má sorte. Outra superstição feita nesse dia é que a pessoa coma a quantidade de grãos de soja torradas correspondente a idade.

Por exemplo, se a pessoa tem 20 anos, então ela deve comer 20 grãos, após o mamemaki. Isso é uma superstição para trazer sorte à pessoa. As pessoas se divertem muito nesse dia e é muito interessante pois é uma festa bem foclórica japonesa.

Além dos grãos, as pessoas comem um sushi especial chamado Ehoomaki. Esse sushi não pode ser fatiado, pois cortar significa rupturas, separação e com isso pode-se cortar a sorte.

Origem do ritual do Mamemaki e Oni

A origem desse ritual popular está na cerimônia chamada Tsuina ou Oniyarai que, era realizada no final de inverno (dezembro no Japão), na casa do imperador do período Heian (794 a 1185).

É comum vermos duas figuras representativas no ritual, o Oni e uma mulher. Segundo uma antiga lenda, uma velha senhora tenta roubar alguma coisa de um velho. Porém a figura do velho era um disfarce do Oni ( ogro ) que tem o poder de se disfarçar de ser humano.

Quando o velho viu o roubo, acabou revelando sua verdadeira natureza de ogro. Com o susto, a velha apanhou a primeira coisa que viu pela frente : grãos de soja e atirou-os nele. Foi assim que surgiu o mamemaki, ou seja, jogar grãos de soja para expulsar o demônio, o mal e a má sorte.


Texto originalmente escrito em 3 de fevereiro de 2012

Conheça outros festivais no Japão:
Namahage Festival
Kanamara Festival
Hadaka Festival
Usokae Festival
Heso Matsuri Festival
Tsukimi Festival

Quer Aprender Japonês?

9 Comentários

  1. Pingback: Datas Comemorativas no Japão | Curiosidades do Japão

  2. Karina

    Gostei muito desse site!
    Parabéns.

  3. Boa tarde,

    Ótimo encontrar um site que falou sobre o Setsubun! Nosso último vídeo, meu e da Madoka (uma japonesa que veio viver no Brasil), trata sobre o Setsubun e o Mamemaki.
    Caso tiverem interesse em olhar, está nesse link:
    http://youtu.be/4ceFO64jJN0

    Demais vídeos que fizemos podem ser encontrados no canal da Ninja Produtora.

    🙂

  4. Pingback: Superstições Japonesas | Curiosidades do Japão

  5. Bárbara

    Ótimo!!
    Adorei a explicação sobre o “Setsubun” e “Mamemaki”.
    Parabéns!!

  6. Japão em Foco

    Oi Karina!
    Que bom que você curte o blog!
    (^ _-) ≡ ★

    Oi Juliana!
    Obrigada pelo link do vídeo!!!
    Vou assistir!!!
    (^ _-) ≡ ★

    Oi Bárbara!
    Que bom que gostou!
    (^ _-) ≡ ★
    Abraços à todos!

  7. Marcos de Souza

    Eu amo o JAPÃO.

  8. Douglas

    Os mais velhos então vão comer muitos grãos de soja, deve ser engraçado poder presenciar essas coisas. É bom que a cultura continue sobrevivendo até hoje, isso faz com que o japão sempre tenha coisas interessantes a se mostrar!

    Criei um blog sobre anime, mangá, jogos e cultura japonesa quem quiser ver ta ae http://nihon-to-yume.blogspot.com.br/

  9. Japão em Foco

    Oi Marcos!
    (✿ ◠ ‿ ◠)

    Oi Douglas!
    Imagina uma pessoa centenária ter que comer 100 grãos de soja! hehehe
    Também espero que essas tradições sobrevivam para sempre, pois o contraste desses costumes antigos com a modernidade dos dias de hoje é que tornam esse país tão único e incrível né!!!!

    Legal que você fez um blog… Assim que eu tiver um tempinho livre vou ver suas postagens e comentar ok…
    (“⌒ ∇ ⌒”)
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *