Yakudoshi – As idades consideradas de azar no Japão

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

Yakudoshi

Yakudoshi – As idades consideradas de azar no Japão

Yakudoshi (厄年) significa anos críticos ou anos de calamidade. Os japoneses acreditam que certas idades são consideradas se azar e que as pessoas ficam mais suscetíveis à desgraças, infortúnios ou doenças.

As idades de azar para os homens são 25, 42 e 61, e para as mulheres 19, 33 e 37, embora existam variações dependendo da região no Japão. As idades de 42 para homens e 33 para as mulheres são consideradas as mais críticas e significa honyaku (grande calamidade). Talvez seja porque os números 42 e 33 são números que foneticamente transmitem azar.

O número 42 pode ser pronunciado “shi-ni”, que tem o mesmo fonema da palavra “morte”, e e 33, quando pronunciado como “Sanzan” significa “duro”, ” terrível “, ou “desastroso”. No ano de yakudoshi, os japoneses costumam ir à santuários para uma cerimônia para afastar o sofrimento e azar (yakubarai).

Yakudoshi Calendário“O ano anterior e posterior ao Yakudoshi também são considerados críticos e azarados e portanto merecem cuidado redobrado.”

Outra coisa a fazer para espantar o azar é a família e amigos darem uma festa para comemorar o aniversariante azarado. No ano seguinte é a vez do aniversariante dar a festa, nem que seja apenas com a família e poucos amigos. O que importa na verdade não é a festa em si. É o ato de celebrar com familiares e amigos. No Brasil, já faz parte do costume celebrar o aniversário todos os anos, mas no Japão, eles têm idade certa para celebrar.

Pode ser que para nós seja apenas uma superstição, porém os japoneses acreditam de verdade nas idades críticas, devido a muitas coincidências de pessoas que passam por problemas nessas idades, tanto na saúde como na vida financeira e profissional.

Muitas pessoas também acreditam que o ano anterior (maeyaku) e o ano após o yakudoshi (atoyaku) também são críticos e também deve-se tomar cuidado. Para a contagem da idade crítica, deve-se considerar o Kazoedoshi, ou seja, acrescentar 1 ano à idade, devido ao tempo q estava no ventre durante a gestação.

Há quem diga que se a pessoa não cumprir o ritual no ano certo, ganha 7 anos de azar, tendo que nos próximos 7 anos pagar sua festa de aniversário e se possível dar um rolê no santuário para se livrar do azar.

Quer Aprender Japonês?

9 Comentários

  1. Pingback: Hadaka Matsuri - O Festival de homens nus | Dicas Brasil Japão

  2. Pingback: Superstições Japonesas | Curiosidades do Japão

  3. Pingback: Okuizome, cerimônia dos 100 dias de vida | Curiosidades do Japão

  4. Pingback: Shichi go san - Cerimônia para as crianças de 3, 5 e 7 anos | Curiosidades do Japão

  5. Sandra

    Ref.o yakudoshi dos homens.
    Pela idade no Brasil, para comemorar a entrada no yakudohi seria quando o homem está com 39 e irá fazer 40?
    Na comemoração de entrada no yakudoshi são os amigos e familiares que oferecem a festa. E nos anos seguintes seria o próprio aniversariante?

  6. Lucia Nakahoco

    A dúvida da Sandra é pertinente. O artigo remete à confusão: não esclarece se a idade crítica do homem – 42 anos – considera a contagem kazoedoshi, ou um ano a mais. Assim, a principal questão – quando os amigos oferecem a festa? – não é respondida. Acredito que seja quando o homem fizer 41 anos na contagem ocidental. E quando completar 42 anos, ele é quem dará a festa. Estou certa ou errada?

  7. Japão em Foco

    Oi Sandra e Lúcia 🙂
    As idades de azar (Yakudoshi) para os homens são 25, 42 e 61, e para as mulheres 19, 33 e 37. Quando alguém chega nessa idade, a família e amigos devem fazer uma festa para o aniversariante “azarado”. No ano seguinte, ao fazer 26, 43, 62 anos (homens) ou 20, 34, 38 anos (mulheres), o próprio aniversariante prepara a festa, mesmo que uma simples comemoração para retribuir a festa dada no ano anterior. O ano anterior e posterior ao Yakudoshi também são considerados críticos e por isso também merecem cuidado redobrado. Abraços 🙂

  8. Pingback: Datas de Aniversários Especiais no Japão | Curiosidades do Japão

  9. Giovana

    Oiii faço 19 dia 12 agora devo fazer o bolo dia 13 ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *