Yokai – As Misteriosas Criaturas do Folclore Japonês

Heitor Seió Kimura

Yokai – As Misteriosas Criaturas do Folclore Japonês

Yokai ou literalmente “aparição misteriosa” é o nome dado a qualquer tipo de criatura do folclore japonês: demônios, monstros, espíritos, animais com poderes sobrenaturais, objetos com vida, etc. Há tantas lendas sobre Youkai no Japão que é quase impossível dizer com precisão quantos deles existem no total.

Boa parte desses Youkai, permanecem desconhecidos, até mesmo para os japoneses e, por este motivo essas criaturas estão sendo esquecidas pouco a pouco. Como forma de manter vivo esse importante elemento da cultura japonesa, o ilustrador brasileiro Heitor Seió Kimura criou um projeto com algumas ilustrações:

YATAGARASU

Youkai, seres mitológicos japoneses

Na mitologia japonesa, esta criatura voadora de três pernas trata-se de um corvo selvagem chamado Yatagarasu (八咫乌). O aparecimento deste grande pássaro é interpretada como prova da vontade do Céu ou intervenção divina nos assuntos humanos. Dizem que ele guiou o caminho para o imperador Jimmu.

AO BOUZU

Youkai Ao Bozu

Aobozou (青坊主) é também conhecido como Me-hitotsu-bo, é um monge verde que dizem pegar crianças que passam próximos aos campos verdejantes de arroz.

O fato de ter essa aparência monstruosa e um olho só é a punição por ter cometido muitas atrocidades mesmo sendo um monge.

O kanji de AO, significa azul, mas também pode significar imaturo, tendo relação ao fato deste monge ter se “desviado” do seu caminho sagrado.

KARAKASA

Youkai Karakasa

Karakasa-obake (唐傘) pode ser traduzido como “guarda-chuva chinês”. Também é chamado de Kasa-obake e faz parte da categoria “tsukumogami”, ou seja, espíritos malignos ou travessos que dão vida à objetos quando estes completam 100 anos.

HEIKEGANI

youkai Heikegani

Heikeopsis japonica (平家蟹) é uma espécie de caranguejo japonês, cujo corpo se assemelha a um rosto humano com raiva, onde antigamente se acreditava ser espíritos de samurais Heike mortos em batalhas reencarnados no caranguejo.

BAKU

Youkai Baku

Trata-se de youkai que tem a forma de uma anta com uma tromba que tem o poder de sugar os pesadelos e a má sorte das pessoas. É considerada uma criatura do bem, que repele o mal, as energias negativas e devora os espíritos malignos.

ICHIMOKUREN

Youkai Ichimokuren

Ichimokuren é uma espécie de divindade do vento na forma de um dragão de apenas um olho. Segundo a lenda, este youkai reside o Monte Tado, localizado no sul do Japão. Apesar da sua função protetora, o Ichimokuren possui uma personalidade violenta e furiosa, criando ventanias fortes capazes de virar barcos e destruir casas.

ONAMAZU

Youkai Onamazu

Onamazu, o peixe gato gigante é um bagre lendário que dizem ser guardado pelo deus Kashima, que coloca uma pedra mágica gigante em sua cabeça para mante-lo sob controle. Quando deus kashima se distrai de sua vigília ou cai no sono, onamazu se debate, causando terremotos terríveis com a sua cauda.

ROKUROKUBI

Youkai Rokurokubi

Rokurokubi (ろくろ首) é um youkai que durante o dia tem aparência humana, mas durante a noite, ganha a habilidade de esticar o pescoço, alcançando uma grande altura. São capazes de sugar a energia das pessoas enquanto dormem e de mudar a face para uma face de oni para espantar os mortais mais facilmente.

WANYUDOU

Youkai Wanyudou

Segundo a lenda, Wanyūdō (轮入道) era um senhor feudal tirano que arrastava suas vítimas até a morte amarradas em uma carruagem ou carro de boi. Como punição, ele adquiriu a forma de uma roda em chamas com seu rosto preso no meio.

KATAKIRIUWA

Youkai Katakiriuwa

Katakiriuwa tem a forma de um leitão de apenas um olho, um ouvido e três pernas, além do seu corpo estar constantemente envolto em chamas. Além disso, esse ser sobrenatural parece não ter sombra e dizem que ele corre por entre as pernas de uma pessoa para roubar a sua alma e deixando-a sexualmente impotente. Para evitar que isso aconteça, basta que o veja antes de correr ou então cruzar as pernas.

SOBRE HEITOR KIMURA

As imagens usadas neste artigo são do ilustrador brasileiro Heitor Seió Kimura, residente no Paraná e formado em Artes Visuais Multimídia pela UNOPAR de Londrina. Suas ilustrações recebem bastante  influência do design gráfico por identificar-se com sua metodologia e o próprio pensamento projetual.

O projeto Yōkai (que foi também seu projeto de conclusão de curso) nasceu da união de duas paixões de Heitor: ilustração e cultura japonesa, e aborda o rico universo do folclore japonês, com suas criaturas e lendas. Para ver esse e outros trabalhos de Heitor Kimura, acesse o site Cargo Collective ou o site Behance.

Quer Aprender Japonês?

18 Comentários

  1. Daniela

    Muito interessante! Não conhecia a maioria!

  2. Heitor Kimura

    Poxa! Obrigado!

    Fico feliz que tenham curtido a ponto de publicar aqui (:

    Abraços

  3. Japão em Foco

    Oi Heitor!
    Eu que agradeço por sua mente criativa! Torço para que você contiue realizando bons trabalhos! Abraços!

  4. Rafael Santi

    Parabéns Japão em Foco e ao Heitor.

  5. Pingback: Shinrei Shashin - Fotos de Fantasmas no Japão | Curiosidades do Japão

  6. MARIA

    SITE MUITO BEM ELABORADO. ESTOU APROVEITANDO BASTANTE AS LEITURAS PARA APRENDIZAGEM 😛

  7. Japão em Foco

    Oi Maria!
    Que bom que está gostando! 😉
    Abraços!

  8. Meopauno Teucu

    ➡ 😉 😐 😡 😈 🙂 😯 🙁 🙄 😛 😳 😮 :mrgreen: :mrgreen: 😆 💡 💡 😀 👿 👿 😥 😎 😕 ❓ ❗

  9. Naomi

    Gostei :3
    E eu já conhecia o Wanyūdō por causa do anime Jigoku Shoujo.

  10. ana clara

    eu achei um maximo já que me interesso pelas historias japonesas!:)

  11. Richard

    Excelente explicação, gostei muito, mas poderiam ter colocado o lendário “Bakeneko” o gato monstro que em algumas ocasiões engolia o próprio dono e assumia a sua forma, outras vezes possuía uma função protetora, mas na maioria das vezes era dotado desse personalidade malévola, além de andar sob duas patas. Não sei se ele é um Yokai, mas fica aí a dica, abraços!

  12. Gostaria que tivesse mais detalhes de Ichimokuren(一目連), vejo pouca coisa sobre ele e quando procuro pelo o do folclore sempre cai em imagens ou alguma coisa relacionada ao personagem Ichimoku Ren do anime Hell Girl(Jigoku Shoujo) D:
    Queria saber de mais detalhes sobre ele desde que comecei a ouvir uma musica de mesmo nome do grupo Onmyouza(陰陽座), essa musica é a faixa 4 no novo album deles chamado Fuujin Kaikou(風神界逅) 

  13. Pelo menos 2 eu vi em animes, o ROKUROKUBI e KARAKASA que são do anime “Rosario + Vampire”

    Agora o que aparência mais aterrorizante eu achei o Leitão, não sei porque ”-”

  14. Kizzapizza

    Meu Youkai preferido é o Karakasa

  15. Iken Jander

    FALTOU ELES CITAREM UMA ESPÉCIE DAQUELA CRIATURA QUE O BEOWULF ENFRENTA SÓ QUE EM VERSÃO JAPONESA QUE É TODA FEITA DE CARNE PODRE E DEVORA SERES HUMANOS

  16. Nondemiro

    GeGeGe no Kitarō é o anime onde aparecem ou Youkais como protagonistas. Pena que seja pouco conhecido no Brasil.

  17. Ingrid Mendes

    Baku “Trata-se de youkai que tem a forma de uma anta com uma tromba que tem o
    poder de sugar os pesadelos e a má sorte das pessoas. É considerada uma
    criatura do bem, que repele o mal, as energias negativas e devora os
    espíritos malignos.”

    MEEEEU, É O DROWNZEE!!! Hahahahahahahahah tô chocada. Muito boa a matéria!

  18. Yuri Maximo Ramires Machado

    Muito legal alguém me indica um livro de história do Japão poi não acho um que seja bom.
    Email é yurimaximorm@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *