Yosegi-zaiku: A tradicional arte japonesa com madeira que remonta o período Edo!

Yosegi - Arte Tradicional Japonesa - Mosaico de Madeira

Conheça o Yosegi-zaiku, a tradicional arte da marchetaria japonesa

Yosegi-zaiku (寄木細工) é um tipo de artesanato tradicional japonês que surgiu durante Período Edo e tornou-se conhecido e respeitado em todo o mundo. Trata-se de um mosaico de madeira feito com o uso de cores e texturas naturais, que é usado como revestimento e decoração.

No Brasil, essa arte é conhecida como Marchetaria (provavelmente, do francês marqueterie), onde diversos materiais como madeira, metais, madrepérola, pedras, entre outros, podem ser usados para ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, etc.

Yosegi-zaiku

No caso do Yosegi-zaiku, as peças de madeira são cortadas em bastões alongados nos formatos geométricos desejados. Após o corte, as peças são reunidas e coladas num padrão semelhante a um mosaico, cuja superfície é então laminada ou folheada. Essas lâminas ou folhas de madeira são então coladas em caixas e outras peças artesanais.

Em vez de usar tinta, esta técnica utiliza texturas naturais de madeira e como acabamento, aplica-se verniz ou laquê. Apesar desta técnica ser bastante antiga e passada de geração para geração, só em 1984, que a Lei de Promoção da Indústria do Artesanato Tradicional (Densan’hô) reconheceu a marchetaria como artesanato tradicional do Japão.

Conheça um pouco dessa bela arte nos vídeos abaixo:


Link do vídeo (YouTube)


Link do vídeo (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Boa tarde senhores, gostaria de obter maiores informações e/ou aonde encontrar Livros que ensine a Técnica do Yoseg-Zaiku (A Arte Japonesa com Madeiras – a Marchetaria).
    Agradeço a atenção e aguardo seu retorno.
    – Att,
    – Douglas –

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *